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Evoluções implementadas

A fabricante de implementos rodoviários catarinense Librelato chegou à Fenatran 2022, realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, com planos de uma transformação organizacional da empresa, voltados tanto ao mercado interno quanto ao externo. No estande da empresa, no evento, destaque para a série Evolut, com novidades nos implementos Rodotrem Basculante, Semirreboques Carga Seca, Tanque e Furgão Lonado. O novo Furgão Lonado Multiuso da série Evolut tem a proposta de oferecer praticidade e agilidade nas operações e a possibilidade do transportador ou frotista levar em um só implemento vários tipos de encomendas, de bebidas a cargas paletizadas. Será oferecido, entre outras versões, na configuração com quatro eixos, que permite transportar até 38.5 mil quilos de carga líquida, representando 4,5 mil quilos a mais em relação à versão de três eixos distanciados. “A partir da nova cultura organizacional, a Librelato deve voltar-se integralmente à inovação corporativa, por meio de fusões, aquisições, parcerias, pesquisa e desenvolvimento, criando novos modelos de negócios em produtos e serviços”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Um exemplo disso é a aposta da Librelato na startup Sigaway, localizada em Florianópolis (SC), especializada no desenvolvimento de placas eletrônicas com tecnologia de software 100% nacional.  Ela desenvolve a tecnologia Fleetsense, que incorpora a linha Evolut da Librelato com várias opções de sensoriamento e telemetria. Com isso, o gestor de frota pode ter controle absoluto sobre sua operação.

Investida autônoma

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início a sua jornada na era dos veículos com direção autônoma e anunciou na Fenatran que já conta com uma grande encomenda para a Vamos. A empresa do Grupo Simpar atua no mercado de locação de caminhões, máquinas e equipamentos. São 20 unidades do Constellation 31.280 8×4, que estarão disponíveis para locações do agronegócio. Desenvolvido e testado no Brasil, o Constellation 31.280 8×4 conta com direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Está equipado ainda com um sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 centímetros e com variações mínimas, impossíveis de se atingir com a condução humana. O objetivo do sistema autônomo é evitar que, ao circular junto ao canavial, o caminhão esmague os brotos de cana-de-açúcar à beira do caminho, prejudicando as safras futuras. Um sistema de câmeras substitui os retrovisores tradicionais e oferece uma visão de 360 graus ao redor do veículo, dando mais visibilidade durante a operação noturna.

Com o pé direito

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A Ford apresentou na Fenatran a Transit automática. O modelo disputa com o Iveco Daily Hi-Matic, também apresentado no evento, o privilégio de ser a primeira van a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil – o vencedor dependerá da data de estreia de cada produto, que ainda não estão definidas. Segundo a Ford, entre outras vantagens, a Transit automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com capacidade de 12,4 m3. “O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, contabiliza Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. 

Para reduzir atritos

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A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e companhia multienergia do Brasil, aproveitou a Fenatran 2022 para fazer o lançamento de novos produtos no evento: o Vibra Diesel Renovável e o acréscimo de novos integrantes à linha Top Turbo da Lubrax. Ao contrário do biodiesel, o Vibra Diesel Renovável tem composição química semelhante à do diesel derivado do petróleo. Por esse motivo, não são necessárias adaptações em estruturas de abastecimento e motores, podendo ser utilizado livremente em todos os segmentos interessados com desempenho semelhante ao do diesel fóssil. Produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais com óleo diesel mineral, o combustível comercializado pela Petrobras sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel renovável. A Vibra fará a adição obrigatória de 10% de biodiesel éster para entrega do Vibra Diesel Renovável ao cliente. Estudos apontam que, em comparação ao diesel regular, o Vibra Diesel Renovável reduz as emissões de gases de efeito estufa. Já a linha Top Turbo chega renovada, com dois novos produtos: Lubrax Top Turbo Essencial, que proporciona maior vida útil ao motor com o atendimento à norma API CI-4, e Lubrax Top Turbo Pro S, recomendado para uso em motores a diesel equipados com sistema de tratamento de gases de escape como EGR (sistema de recirculação de gases). Todos os produtos da linha Top Turbo Lubrax contam com aprovação das principais montadoras do mercado, que fazem testes de amostras em laboratórios próprios e independentes. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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