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O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total de caminhões no país. É para esse setor que a Iveco está lançando em território nacional o S-Way. Apresentado em 2019 na Europa e eleito como o caminhão mais belo do mundo pelo iF Design Award 2020 – um dos mais renomados prêmios do design automotivo –, o modelo começará em breve a ser produzido na fábrica da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas. Sua missão será brigar em um segmento no qual os atuais pesados da marca, Hi-Way e Hi-Road, nunca conseguiram participações muito expressivas. “A chegada do S-Way será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. É a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, comemora Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

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No design moderno e marcadamente italiano do S-Way, com aerodinâmica otimizada, destaca-se a grade detalhada que ostenta o grande logo “Iveco” cromado, ladeada por faróis afiados, em um conjunto com superfícies e proporções equilibradas. O S-Way chega às estradas brasileiras com dois modelos de cabine: a AS com 2,5 metros de largura e a AT com 2,3 metros de largura. Em um segmento de caminhões no qual a cabine serve muitas vezes de casa e de escritório para o motorista, a do S-Way incorpora uma nova cama com material visco elástico, banco estilo “assento de cinema”, mais de 15 porta-objetos, ar-condicionado digital, banco e volante em couro com comandos integrados, geladeira, iluminação interna personalizável em cor e intensidade, painel de comando na cama, cortinas na cama e no banco e entradas USB.

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Contudo, para encarar os desafios severos de durabilidade e confiabilidade impostos ao segmento de caminhões pesados, o S-Way quer mais do que ser apenas um “rostinho bonito”.  O S-Way é o “pontapé” inicial da Iveco no segmento de pesados para cumprir as exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023. Para que o S-Way possa atender às expectativas da nova legislação, um dos principais destaques é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. Segundo a Iveco, o conjunto proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e economia no consumo de combustível. 

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A alta performance do propulsor, nas versões 450 cavalos (4×2), 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4), é peça-chave para o S-Way. O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio-motor com quatro estágios, capaz de fazer o veículo obter uma parada total. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao reduzir a necessidade do uso do freio de serviço. A potência máxima do freio-motor no quarto estágio é de 610 cavalos, um ganho de 150 cavalos em relação aos veículos Euro 5. “O sistema de HI-eSCR tem 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades formam um conjunto perfeito para alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. E o novo sistema Iveco Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, tem um papel importante no projeto”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco para a América Latina.

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O mais novo modelo da Iveco também aposta na tecnologia. Vem com central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, sistema keyless, basculamento elétrico da cabine, cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos –, cluster de TFT colorido, Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima –, check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e lanternas e faróis full-leds direcionais com luzes de rodagem diurna (DRL). Em termos de segurança, o novo pesado traz DRL incorporado e ativo na função seta, LDWS (leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida), controle de cruzeiro automático adaptativo (ACC) – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego –, sistema de freio emergencial autônomo AEBS – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência –, assistente de partida em rampa Hill Holder e controle de tração e estabilidade.

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Outra novidade é o Way App, um aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia e controle sobre toda a iluminação interna da cabine. A partir do S-Way, está sendo lançada ainda a plataforma Iveco On, serviço integrado para aumentar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo. Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota, permitindo corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo à distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente também se conecta na central de comando da Iveco e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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