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Descarbonizando

A Scania e a Raízen, empresa integrada de energia, firmaram uma parceria que viabilizará o fornecimento de biometano para utilização na operação industrial da fabricante de veículos pesados em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2024. O contrato estabelece o fornecimento médio de 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, volume que representa 100% do consumo da fábrica da Scania. A medida é uma das ações que a empresa sueca tem adotado para cumprir suas metas de descarbonização. Ainda pouco disseminado no Brasil, o biometano é um combustível renovável derivado do refinamento e processamento do biogás – composto pelos gases metano (de 50% a 70%) e dióxido de carbono (30% a 50%), produzido a partir de resíduos orgânicos decompostos por bactérias em biodigestores. Obtido a partir de um processo de purificação, com a retirada de gás sulfídrico, dióxido de carbono e umidade (vapor de água) do biogás, o biometano tem a mesma especificação do gás natural e poder de combustão maior que o biogás. Biocombustível com comportamento semelhante ao GNV (gás natural), o biometano pode ser utilizado em substituição aos combustíveis fósseis. 

Óleo para os brutos

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A Texaco Lubrificantes lança, este mês, o novo produto Delo Gold Ultra S SAE 10W40, óleo sintético de elevado desempenho para motores de veículos para serviço pesado. O lubrificante foi concebido para oferecer performance confiável à baixa temperatura, ao controle robusto da formação de depósito e desempenho em intervalos de troca prolongados. Cumpre os requisitos mais recentes da ACEA e as especificações das montadoras mais exigentes, incluindo MAN 3277 e Scania LDF-3 (para a Scania LDF-3 inclui-se aplicação em motores a diesel com a nova tecnologia para controle de emissões padrão Euro 6). O novo membro da linha Delo conta com a tecnologia Isosyn, que combina aditivos e óleos básicos para proteção do motor a diesel. É adequado para aplicações MAN, Volvo, Mercedes-Benz e Scania (para motores Euro 6 e retrocompatível para Euro 6 a Euro 2). Segundo a Texaco, oferece desempenho e proteção mesmo com variações da qualidade do combustível, incluindo biodiesel. “O produto tem o principal foco em equipamentos de transporte de cargas e passageiros, além de alguns segmentos como a construção civil e mineração”, explica Fernanda Ribeiro, gerente de produto da Iconic, gestora da marca Texaco Lubrificantes.

Elétricos na linha

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Líder na fabricação nacional de ônibus e posicionada entre as maiores do mundo, a Marcopolo investe em soluções para o futuro da mobilidade, como os ônibus eletrificados. A fabricante tem duas frentes de ação na sua estratégia para a descarbonização e eletrificação do transporte coletivo urbano no Brasil: o ônibus 100% elétrico Attivi e o fornecimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassi disponibilizados pelas montadoras. Na frente estratégica da solução integral, a companhia anunciou para o segundo semestre deste ano a fabricação de 30 unidades do Attivi Marcopolo e está pronta para atender às demandas de cidades como a capital paulista, que, recentemente, comunicou a proibição da compra de novos ônibus movidos a diesel. Para 2023, já está previsto produção em série do modelo em quantidades crescentes, conforme demanda. O Attivi desenvolvido conta com chassi e carroceria da Marcopolo e tem mais de 60% dos componentes de origem nacional. Dessa forma, a companhia se torna uma das principais fabricantes de soluções eletrificadas do país e está pronta para absorver a demanda por novas unidades de veículos movidos a energia elétrica. O Attivi utiliza o conceito chassi e carroceria (não monobloco), foi testado em Santo André, na Grande São Paulo – em condições reais de operação – e recentemente colocado em operação em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. “Além da nossa versão integral, temos mais de 500 ônibus elétricos em operação no Brasil e Exterior, com diferentes parceiros de chassis, como o Attivi articulado, em operação em São José dos Campos (SP), e o Torino, fornecido para cidade de Salvador (BA), ambos em parceria com a BYD”, detalha Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo. 

Do Planalto Central

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Após adquirir seu primeiro Vissta Buss DD, em abril deste ano, a Jarlentur decidiu continuar a parceria com a Busscar para renovar a sua frota. A empresa de Goiânia (GO) acaba de receber mais dois Vissta Buss DD, com chassi 6×2 da Mercedes-Benz. O modelo escolhido é vocacionado para viagens de longas distâncias como transporte rodoviário, segmento que a Jarlentur já está há mais de 15 anos, abrangendo estados como Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão. Os Vissta Buss DD adquiridos pela empresa têm configurações distintas. Um deles conta com 64 poltronas Class Leito Turismo, e o outro, 12 Class Leito Turismo no salão superior e 48 Class Leito no inferior, todas com entrada para cabo USB. Ambos vêm com sanitário, ar-condicionado, itinerário, display de mensagem no salão, elevador, bebedouro e geladeira.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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