Divulgação

Sempre haverá Paris

Depois de quatro anos, o Salão do Automóvel de Paris voltou ao cenário mundial. O nome é o mesmo, o local, também – Porte de Versailles -, além da época no ano. No entanto, a mostra aberta ao público de 18 a 23 de outubro foi dominada por uma maciça debandada de marcas tradicionais, como as alemãs Mercedes-Benz, Volkswagen, Porsche e BMW, as italianas Fiat e Ferrari e as japonesas Toyota e Honda. Até a francesa Citroën não compareceu. A Stellantis se fez presente com alguns conceitos da Jeep. Com um tom quase melancólico, coube à Renault fazer as “honras da casa”, com a ajuda dos chineses e dos elétricos. Nessa balada, a marca francesa “ressuscitou” o Renault 4 com o nome de 4Ever Trophy, antecipando como será o futuro SUV compacto elétrico com produção em série prevista para 2025. “Para inserir o 4Ever Trophy na modernidade, conferimos as suas formas tecnologia e sofisticação, sem supérfluos. Todos esses ingredientes foram cuidadosamente elaborados para que o design fosse pertinente, tanto para aqueles que conhecem o Renault 4 e sua gloriosa história quanto para as novas gerações”, afirmou Gilles Vidal, diretor global de Design da Renault.

Fidelidade oriental

Divulgação

Entre os chineses – que não abandonam o tradicional Salão de Paris, apesar do crescimento da mostra de Xangai (a maior em tamanho atualmente) -, a BYD montou estande muito moderno no Porte de Versailles. Líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias, a marca asiática destacou sua linha de automóveis aos clientes europeus. O foco principal esteve no SUV compacto Yuan Plus EV, no SUV de sete lugares e tração integral TAN EV e no sedã esportivo HAN EV. “A BYD chega à Europa com uma gama completa de elétricos, que atendem às mais exigentes expectativas de nossos clientes. Apresentamos veículos confiáveis, práticos e confortáveis, e temos muito respeito pela indústria automotiva europeia e seu ecossistema”, salientou Michael Shu, diretor-geral da BYD Europa e da Divisão de Cooperação Internacional. A BYD foi fundada em 1995 como pioneira na tecnologia de baterias. A missão da fabricante chinesa é influenciar a mudança por meio da inovação sustentável, criando um sistema completo de energia limpa para reduzir a dependência mundial dos combustíveis fósseis.

Só dez

Divulgação

Em 1948, a Land Rover apresentou no Salão de Amsterdã, na Holanda, o Série I, veículo que se tornaria o lendário Defender. Para celebrar os 75 anos da fabricante, a Land Rover apresenta o Defender 75th Limited Edition, que terá apenas dez unidades disponíveis para o Brasil, com previsão de chegada em janeiro e preço de R$ 819.950, cada uma, claro! O Defender 75th Limited Edition foi criado na cor Verde Grasmere, exclusiva para a série. A edição limitada tem como base a topo de linha HSE. A motorização escolhida para equipar a edição de 75 anos do Defender foi a Diesel MHEV, combinando um propulsor a combustão de 300 cavalos de potência com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de 48 volts. Ao operar como um elétrico, ele utiliza a energia da bateria para dar partida pelo start/stop. 

Híbrido por assinatura

Divulgação

A Caoa traz para o Brasil o Hyundai Ioniq Hybrid exclusivamente pelo serviço de assinatura Caoa Locadora. Em um primeiro momento, serão trazidas para o país 238 unidades, divididas entre as cores prata, preto, branco e cinza, com previsão de ampliar esse número até o fim do próximo ano. Há pouco mais de um mês, a locadora passou a disponibilizar o iCar, primeiro carro elétrico subcompacto da Caoa Chery, ao lado dos modelos Tiggo 5x Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Max Drive. O Ioniq Hybrid foi incorporado no sistema de assinatura “Caoa Sempre” para clientes pessoa física com planos de 12, 24 e 36 meses, no “Caoa Fleet” para pessoas jurídicas e no “Caoa Rent a Car” exclusivo para clientes da marca. O Ioniq pode ser alugado por a partir de R$ 3.999 por mês na assinatura por 36 meses, por exemplo. O modelo tem motor 1.6 GDi com 105 cavalos de potência e 15 kgfm de torque com apoio de um elétrico com 43,5 cavalos e 17,3 kgfm. 

Novas versões “top

Divulgação

A Honda deu início às vendas das versões Advance e Touring do novo HR-V, ambas equipadas com o motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex. Com 177 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque, acoplado à transmissão tipo CVT, o propulsor conta com sistema de gerenciamento de combustível, permitindo o abastecimento com etanol ou gasolina, em qualquer proporção. As duas configurações têm o myHonda Connect, que faz sua estreia no novo HR-V. De acordo com a marca oriental, o sistema tem um menu de serviços, informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, ligando o motorista ao carro via aplicativo no smartphone. As versões têm ainda controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de inibição de evasão de pista e ajuste automático de farol. Os preços são de R$ 176.800 na Advance e de R$ 184.500 na Touring. A família se completa com a EX Sensing, a R$ 142.550, e a EXL Sensing, a R$ 149.900. A garantia do novo HR-V é de três anos, sem limite de quilometragem. 

Espectro milionário

Divulgação

Em 1900, o fundador da Rolls-Royce, Charles Rolls, profetizou um futuro elétrico para os automóveis, reconhecendo a alternativa limpa e silenciosa ao motor a combustão interna, “se houver infraestrutura suficiente para apoiá-lo”, afirmou. Agora, a Rolls-Royce Motor Cars cumpre a profecia com o primeiro totalmente elétrico da marca britânica, o Spectre. Os números definitivos de potência, aceleração e alcance ainda estão sendo refinados, pois o Spectre está em fase final de desenvolvimento. Porém, dados preliminares mostram que o carro terá um alcance estimado de até 416 quilômetros. O motor poderá ter 577 cavalos e 90,5 kgfm de torque. O Spectre teria aceleração de zero a 100 km/h em torno de quatro segundos. Ainda com muitos meses de testes pela frente, esses números estão sujeitos a alterações antes do lançamento no mercado, previsto para o final do próximo ano. Posicionado entre o Cullinam e o Phantom, o Spectre poderá custar a partir de US$ 413.500 (R$ 2,14 milhões). 

Nova entrada

Divulgação


A Renault do Brasil lança o Stepway 1.0. De acordo com a marca francesa, a nova versão tem visual aventureiro combinado ao conforto e à economia. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor flex 1.0 SCe de três cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, com 90% do torque máximo (10,5 kgfm) a duas mil rotações por minuto. A potência é de 82 cavalos com etanol. De série, o Stepway 1.0 conta com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função “one touch”, travas de portas e abertura do compartimento de carga com acionamento elétrico, sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina. A versão tem ainda quatro airbags (frontais e laterais) e sistema Media Evolution com tela “touchscreen” de 7 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. Com câmbio manual de 5 marchas, o Stepway 1.0 custa R$ 77.990. Ele substitui a série especial Sandero S Edition e está disponível em Branco Glacier, Prata Étoile, Preto Nacré, Vermelho Vivo e Cinza Cassiopée.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA