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Esportivo “raiz

O novo BMW M2 chega com credenciais de gente muito grande: motor de seis cilindros com tecnologia BMW M TwinPower Turbo com 460 cavalos de potência, 55,5 kgfm de torque, transmissão automática de 8 marchas ou manual de 6 velocidades, como opcional, tração traseira e todo o conhecimento da BMW M (Motorsport) no seu desenvolvimento. A nova geração do esportivo considerado o mais “raiz” da atualidade acaba de ser apresentada. Completamente aprimorada, a nova geração do M2, segundo a fabricante alemã, foi feita para proporcionar ao motorista explorar os seus limites e se divertir ao volante. Mais compacto e ágil que seus “irmãos” maiores – o M3 e o M4 –, o novo M2 aposta na carroceria com apenas duas portas para melhorar a sua dinâmica. Produzido em San Luis Potosí, no México, o novo M2 começa a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos em abril do próximo ano. A marca da Bavária promete mais informações e datas mais precisas sobre a estreia do esportivo no mercado para o início de 2023. 

Tomada de luxo

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A Lexus promove a estreia global do novo UX 300e, uma evolução do primeiro modelo 100% elétrico de produção da marca japonesa. O modelo atualizado se junta ao novo UX 200/250h anunciado no início deste ano, com entregas programadas para 2023 na Europa e na Ásia. O novo UX 300e tem 150 kW (203 cavalos) de potência, 30,5 kgfm de torque e uma autonomia de 450 quilômetros. Desde o lançamento em 2005 do RX 400h, o primeiro SUV híbrido do mundo, a Lexus tem sido pioneira em eletrificação no mercado de luxo. Com base na visão “Lexus Electrified”, revelada em 2019, a divisão de carros de luxo da Toyota visa atender às necessidades dos clientes por meio de uma gama de veículos eletrificados – de HEVs a PHEVs (híbridos) e BEVs (elétricos). Em 2020, a Lexus lançou o UX 300e, que teve a companhia este ano do RZ, também inteiramente elétrico. No final de agosto de 2022, as vendas acumuladas de veículos eletrificados da Lexus estavam na casa de 2,3 milhões de unidades no mundo. 

Para aprender desde pequeno

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No mês dedicado também às crianças, o Instituto Renault inaugurou o projeto “O Trânsito e Eu”, no Motor Park Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. A minicidade faz parte do projeto que tem como objetivo preparar, educar e conscientizar os futuros motoristas para serem multiplicadores das boas práticas no trânsito. A ação conta com seis mini-elétricos dos modelos Zoe e Kwid E-Tech. A atração estará disponível em todos os finais de semana e feriados este ano. “A minicidade é uma experiência prática para as crianças sobre cidadania, segurança no trânsito, mobilidade urbana, sustentabilidade e respeito às diferenças”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil. No país desde 2012, o “O Trânsito e Eu” já educou mais de 260 mil alunos em oito cidades e nas ações itinerantes promovidas em shoppings, parques e eventos. Atualmente, o programa, voltado a crianças do Ensino Fundamental, está presente de forma fixa em seis cidades – Arapongas, Curitiba e Maringá (PR), Pelotas (RS) e São Bernardo do Campo e São Paulo (SP) – e tem reconhecimento da Secretaria Nacional de Trânsito.

Último reverencia o primeiro

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O derradeiro Aventador LP 780-4 Ultimae saiu das portas da sede da Automobili Lamborghini, em Sant’Agata, na Itália. O roadster – termo “inventado” nos Estados Unidos para designar um carro de dois lugares sem teto fixo, sem janelas retráteis e com para-brisa aparafusado em vez de integrado à carroceria – com volante à esquerda presta homenagem ao seu antecessor V12 conversível por meio de um projeto especial que evoca de forma delicada e eloquente o Miura. O Aventador LP 780-4 Ultimae é pintado na cor Azzuro Flake especificamente criada para acompanhar o tom original do Miura, apresentado no Salão de Bruxelas, na Bélgica, em 1968. No interior, o Aventador Ultimae é tão exclusivo quanto o Miura, trazendo inclusive um emblema do carro original nas soleiras das portas. Vale lembrar que o Brasil já teve o seu Miura, produzido de 1977 a 1992 pela empresa gaúcha Aldo Auto Capas. O modelo brasileiro tinha a carroceria feita em fibra de vidro montada sobre um chassi de Fusca. A mecânica também era toda do lendário modelo da Volkswagen.

Acelerada na virada

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A Porsche ganhou vendas globais a partir do final do primeiro semestre deste ano. No total, a fabricante alemã de carros esportivos entregou 221.512 veículos nos primeiros nove meses de 2022 – um aumento de dois por cento em relação ao mesmo intervalo do ano passado. O modelo mais popular continua sendo o Cayenne, com 66.769 entregas, seguido por outro utilitário esportivo, o Macan, com 59.604 vendas, pelo icônico esportivo 911 (30.611), pelo Panamera (25.452 clientes) e pelo Taycan (25.073). A Porsche não divulgou os resultados de vendas deste ano no Brasil, mas em 2021, o modelo mais emplacado no país foi justamente o “eterno” 911, com 852 unidades, à frente do Macan (821) e do Cayenne (578). 

Força da esportividade

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A Mercedes-AMG confirma que as duas versões do elétrico EQE oferecem um conceito de acionamento orientado para o desempenho com dois motores. O trem de força eATS com motor nos dos eixos garante tração integral totalmente variável, de acordo com a marca, transmitindo de forma ideal a potência de tração para a estrada em todas as condições de condução. A potência dos SUVs elétricos é de 350 kW (482 cavalos) no EQE 43 4Matic e de 505 kW (695 cavalos) no EQE 53 4Matic+ com pacote opcional AMG Dynamic Plus e função “Boost”. O torque máximo varia de estonteantes 85,8 a 105 kgfm. Os motores elétricos específicos da AMG nos dois eixos são síncronos de performance permanente (PSM). Além disso, eles são caracterizados por um grande equilíbrio entre aumento de potência, eficiência e conforto sonoro. A marca da estrela de três pontas e sua divisão esportiva ainda não anunciaram a estreia dos dois modelos no mercado. 

Comemorações e expectativas

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A Audi comemora 20 anos no mercado brasileiro, trazida inicialmente pelas mãos do tricampeão Ayrton Senna. Nesse tempo, a marca alemã das quatro argolas produziu, a partir de 1999, o A3 de primeira geração nacional na unidade de São José dos Pinhais (PR). Neste ano, a fábrica retomou a produção no Brasil – no mesmo complexo industrial que divide com a Volkswagen – com os novos Q3 e Q3 Sportback, com as peças dos SUVs importadas de Györ, na Hungria, e montadas no regime de CKD (Completely Knock-Down). O e-Tron, o primeiro carro 100% elétrico da fabricante alemã, disponível no Brasil desde 2020, ficou na terceira posição no ranking nacional de vendas de automóveis elétricos em setembro deste ano, com 112 emplacamentos, atrás do Caoa Chery iCar (571 unidades) e do Renault Kwid E-Tech (145 unidades). A Audi confirmou também sua volta à Fórmula-1 a partir da temporada de 2026.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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