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Em uma prévia das novidades que serão apresentadas na Fenatran 2022 – feira de transporte e logística a ser realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, de 7 a 11 de novembro –, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fez em sua fábrica, na cidade fluminense de Resende, uma “avant-première” das linhas 2023 dos caminhões Delivery, Constellation e Meteor. No total, mais de 30 modelos do portfólio da marca receberam evoluções, que incluíram novos motores Euro 6/Proconve 8 – adequados à legislação antipoluição que passam a vigorar no Brasil a partir de janeiro – e aprimoramentos tecnológicos. As novas linhas para o transporte de cargas são o resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão. Segundo a Volkswagen, o novo portfólio entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. “Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando várias novas tendências no mercado, com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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Com novas configurações de trem de força, a Volkswagen afirma que seus caminhões estão ainda mais eficientes, seja em performance ou em capacidade de carga útil. Foram desenvolvidos para entregar em média economia de combustível de até 5% quando comparados com seus antecessores, ao mesmo tempo em que estão com novas potências e torques superiores e estão habilitados a transportar em média 10% a mais em comparação aos veículos do portfólio anterior da Volkswagen. No quesito ambiental, as emissões de poluentes foram reduzidas para atender à nova regulamentação, ampliando os benefícios dos novos veículos da marca. São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi avaliada para entregar o melhor resultado operacional. 

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Com foco na distribuição urbana, a nova geração da família Delivery conta com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 com aplicação mista – urbano e fora-de-estrada – e o 13.180 6×2, disponíveis em quatro opções de entre-eixos. Todos atendem às normas de restrição de circulação e podem rodar sem restrições nas grandes capitais brasileiras. Em seus caminhões menores, o Delivery Express e o 6.170, o motor FPT recebeu uma calibração exclusiva pelos engenheiros da Volkswagen. Já os veículos de 9 a 12 toneladas são equipados com motor Cummins de 4,0 litros. 

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A família Constellation apresenta uma nova identidade visual, com luzes de posição em leds e de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integradas aos faróis e lanternas em leds. A linha contempla o motor MAN D08 de 5,0 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas. Já o motor MAN D08 de 7,0 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas, enquanto o Cummins de 9,0 litros está nas aplicações de até 53 toneladas. Os Constellation ganharam mais capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim, nascem os caminhões de 18 (antes, de 17) e 26 toneladas (previamente, de 24). Já os fora-de-estrada de 26 viraram de 27 toneladas. Para médias e longas distâncias, os Constellation Prime são oferecidos em três modelos: 18.320 4×2, 26.320 6×2 e 30.320 8×2. Os Constellation Robust atendem aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais com suas cinco variantes: 14.210 4×2, 17.210 4×2, 18.210 4×2, 18.260 4×2 e 26.260 6×2. São três opções de cabine oferecidas pela montadora para os modelos acima de 18 toneladas – estendida, leito teto baixo e leito teto alto – com diferentes entre-eixos. Nos Constellation Off-Road, os modelos 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor estreiam uma nova identidade visual da cabine com adesivos laterais e frontais e as novas luzes de posição em leds, de condução diurna integrada ao farol e lanternas em leds. Para médias e longas distâncias, os novos cavalos-mecânicos Constellation 19.380 4×2, 25.380 6×2 e 25.480 6×2 desembarcam no mercado com luzes de posições em leds, de condução diurna acopladas aos faróis e banco do motorista com cinto integrado. 

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As versões 2023 dos extrapesados Meteor 28.480 e 29.530 saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon de 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Os modelos contam ainda com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente. Os maiores Volkswagen do mundo estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13,0 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. Com novas potências de 480 e 530 cavalos, o motor MAN D26 conta com o novo sistema de emissões SCR e EGR para atender às legislações do mercado brasileiro. A cabine agrega um novo painel digital de 10 polegadas, personalizável, nova multimídia, volante multifuncional com conexão ao celular e geladeira. 

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As linhas 2023 dos caminhões Delivery, Constellation e Meteor ganharam bancos mais ergonômicos graças aos apoios de cabeça e lombar (pneumático) e regulagem da carga do amortecedor. Os bancos também contam com ajuste de altura, solução que garante maior precisão e auxilia no acesso à cabine. Os novos integrantes do portfólio da Volkswagen ganharão um novo painel de instrumentos com uma versão digital de 10 polegadas, que será disponibilizada a partir do segundo semestre do próximo ano. As famílias Delivery e Constellation também terão a opção, no mesmo prazo, de uma nova central multimídia. A partir de uma tela de 7 polegadas, será possível conectar dispositivos móveis via Bluetooth ou USB, espelhá-los com Android Auto ou Apple CarPlay ou utilizar assistentes de voz como Google e Siri. Também a partir de 2023, todos os caminhões da Volkswagen poderão estar conectados à plataforma de serviços digitais da montadora, o Rio, que possibilita receber informações como localização em tempo real, consumo de combustível, indicadores de ociosidade do veículo, avaliações sobre o desempenho do caminhão e do motorista e a manutenção preventiva por meio do monitoramento remoto de alertas. Para veículos elétricos, o cliente poderá contar com o monitoramento, em mapa, do raio de alcance do veículo pela localização em função do nível de carregamento das baterias. 

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Lançados há pouco mais de um ano, os caminhões elétricos e-Delivery terão um ganho de capacidade de carga útil de até 10%, tornando-os os maiores de seus segmentos. Agregam ainda pacote mais tecnológico e estrearão uma nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna em leds, sistema de alerta de frenagem e suporte para celular. A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com três ou seis módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total agora passa a 11.400 quilos, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 quilos. Isso representa um ganho de 10% e alça o caminhão elétrico ao posto de maior de seu segmento. O e-Delivery de 14 toneladas tem PBT de 14.500 quilos e potencial de transportar 9.300 quilos, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil. Já foram produzidas mais de 350 unidades do e-Delivery, que atuarão na distribuição de bebidas a transporte de combustível. O veículo também está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico. A Volkswagen Caminhões e Ônibus já deu início ao plano de exportação do e-Delivery. 

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Outra novidade anunciada é que já está em teste o primeiro veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor. O Constellation 31.280 8×4 atuará juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 centímetros, aliado aos eixos de bitola larga de três metros, asseguram menores danos às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram. A tecnologia permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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