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A Mercedes-AMG revelou na Europa o novo C63 S Performance, um híbrido plug-in desenvolvido a partir da tecnologia da Fórmula-1, na qual a divisão esportiva da marca da estrela de três pontas é a responsável pela equipe comandada pelo heptacampeão Lewis Hamilton. Aliás, o trem de força utilizado pela principal categoria do automobilismo desde 2014 é um sistema híbrido, por isso, a escuderia alemã leva vantagem no quesito, com sete títulos seguidos. No caso do C63 S Performance, o “powertrain” tem um motor 2.0 turbo na dianteira e um elétrico ligado ao eixo traseiro, com uma potência combinada de 500 kW (680 cavalos). O propulsor térmico de quatro cilindros tem uma potência de 238 cavalos por litro, totalizando 476 cavalos. O resto vem do elétrico. O motor a combustão é associado a um sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+ totalmente variável e à transmissão AMG Speedshift 9G de 9 marchas.

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O motor elétrico produz 201 cavalos e tem uma transmissão própria de duas velocidades, mudando a marcha automaticamente em torno de 140 km/h. Ele também tem um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente. A bateria tem capacidade de apenas 6,1 kWh, que permite uma autonomia exclusivamente elétrica de cerca de 11 quilômetros. A entrega de potência e o aumento do torque vêm sem atrasos, como na Fórmula-1, com o suporte elétrico do turbo dos gases de escapamento eliminando o chamado “turbo lag” do motor a combustão. Segundo a “duplinha” Mercedes-AMG, o conjunto permite ao C63 S Performance acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, podendo atingir 250 km/h – limitada eletronicamente – ou a 280 km/h opcionalmente. O C63 S é equipado com suspensão ativa com três níveis selecionáveis, oito modos de condução, três da direção elétrica, com eixo esterçante e sistema 4Matic+. Tem ainda quatro modos de controle dinâmico, que alteram os controles de estabilidade e diferencial eletrônico de deslizamento, e mais quatro de regeneração de energia pelos freios. “O C 63 S Performance é um verdadeiro divisor de águas. Com seu conceito revolucionário, traz uma abordagem completamente nova ao segmento, que até agora era caracterizado principalmente pela promessa puramente de desempenho. Com uma potência máxima de 680 cavalos, mantemos a promessa, mas o conceito híbrido inteligente oferece muito mais. Tenho certeza de que com essa tecnologia, que incorpora muito ‘know-how’ da Fórmula-1, também atrairemos um novo grupo de clientes”, comemora Philipp Schiemer, presidente do Conselho de Administração da Mercedes-AMG.

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O design do novo C 63 S difere-se do Mercedes-Benz Classe C devido as suas proporções mais “musculosas”. O novo modelo tem base em uma carroceria AMG bastante modificada, com a dianteira cinco centímetros mais longa e as asas mais largas. As dimensões externas se diferem consideravelmente em comparação às do Classe C. Uma nova característica exclusiva do C 63 S é a saída de ar estreita no centro do capô. Pela primeira vez em um modelo de produção da Mercedes-AMG, um emblema “AMG” preto, cercado por uma coroa de louros, substitui a estrela da Mercedes colocada habitualmente sobre uma haste na frente do capô. O logo da fabricante alemã foi deslocado para o centro da grade Panamericana típica da AMG. Dois painéis de ar ​​controlados eletronicamente (atrás da grade do radiador e no para-choque dianteiro) permitem que o fluxo seja regulado conforme a necessidade. As saias laterais e traseira, um difusor grande, duas ponteiras de escape duplas trapezoidais com nervuras externas completam o design. Detalhes exclusivos na parte traseira incluem a borda de separação de fluxo de ar especial na tampa do porta-malas. O emblema “E Performance” nas asas indica a propulsão híbrida. O C 63 S tem rodas de liga leve AMG de 19 polegadas e pneus mistos de série. Como opcional, pode ter rodas de 20 polegadas, também com pneus mistos, e uma nova roda forjada. Vários acabamentos de pintura e itens de equipamento estão disponíveis para fornecer maior individualização. A pintura mate AMG Cinza Grafite Magno está disponível exclusivamente para o C 63 S. O design de fora pode ser ainda mais acentuado com os pacotes AMG Exterior Carbon Fiber I e II, AMG Night I e II e Aerodinâmico AMG.

Dinâmica estilística

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Os bancos esportivos AMG com uma disposição especial dos estofamentos e um padrão de costura distinto contribuem para uma impressão refinada e “arisca” ao C63 S Performance. Há também opções individuais disponíveis para o interior. Cores exclusivas e vários destaques em pele napa com o emblema “AMG” gravado nos apoios de cabeça dianteiros reforçam o lado esportivo ou luxuoso do modelo. O sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) inclui vários visores e funções próprios da AMG e de híbridos, incluindo displays especiais no painel de instrumentos e na central multimídia com orientação para o motorista. O C63 S tem os mesmos itens de segurança do classe C e, por dentro, tem painel de instrumentos de 12,3 polegadas e central multimídia de 11,9 polegadas com o MBUX atualizado e Head-up Display opcional. A aparência do painel de instrumentos pode ser personalizada com estilos de exibição e imagens principais selecionáveis. O estilo “Supersport” específico da AMG oferece a opção de exibir vários conteúdos por meio de uma estrutura de menu vertical, com registro de temperaturas específicas para híbridos ou de configuração da suspensão e da transmissão. O motorista pode ainda ter um mapa de navegação e dados de consumo exibidos no estilo “Supersport”.

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O head-up display oferece também estilos próprios da AMG, como “Race” e “Supersport”, acessados por meio do menu principal no painel de instrumentos. Gráficos de alta qualidade no display multimídia exibem detalhes como o fluxo de potência de todo o sistema de acionamento, rotação do propulsor principal, potência, torque e temperatura do motor elétrico e da bateria. Além disso, tem o botão de atalho para os programas de acionamento AMG Dynamic Select, enquanto o AMG Track Pace – o registrador de dados para uso em competição –, também está integrado. O software registra mais de 80 dados específicos do veículo, como velocidade, aceleração, ângulo de direção e acionamento do pedal do freio dez vezes por segundo durante a condução em uma pista, acrescentando os tempos de volta e de cada setor do traçado, as populares “parciais de volta”.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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