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Caminho elétrico

            Nem só de caminhões vive o IAA, o maior evento de veículos comerciais do mundo, que acontece a cada dois anos na cidade alemã de Hannover. A italiana Iveco aproveitou o evento para lançar o E-Way, um ônibus urbano totalmente elétrico. A nova geração de baterias Forsee Power ZEN, para carregamento noturno na garagem, aumenta a capacidade de uma única bateria para 42 kWh. As novas baterias NMC (níquel, manganês e cobalto) de alta energia, não refrigeradas e não aquecidas, fornecem aos operadores 20% mais energia, o que resulta em até 400 quilômetros de autonomia para um máximo de 462 kWh a bordo do modelo de 12 metros de comprimento. O E-Way é disponível em quatro comprimentos (9,5 metros, 10,7 metros, 12 metros e 18 metros), duas tecnologias de bateria para cada aplicação: células NMC para carga noturna na garagem e células LTO (óxido de titânio de lítio) de alta potência para carga rápida de oportunidade. São três modos de carregamento: durante a noite na garagem (conexão CCS Combo 2) e oportunidade de carga via pantógrafo (ascendente ou descendente). Os modelos de 12 ou 18 metros de comprimento do E-Way também estão disponíveis como sistema Bus Rapid Transit (versão BRT), denominado Linium. O modelo conta com sistema que substitui os retrovisores externos por câmeras. Em julho passado, a Iveco Bus anunciou que fará uma parceria com a HTWO (marca do Hyundai Motor Group) para equipar seus futuros ônibus europeus movidos a hidrogênio com sistemas de células de combustível.

Rumo à hora H

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       A Marcopolo, em parceria com a Sinosenergy, a Feichi Bus e a Allenbus, participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio. O projeto em fase de homologação está na IAA 2022, evento realizado em Hannover, de 19 a 25 de setembro. A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus fornece o chassi de célula de combustível do ônibus. As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China, onde vem sendo submetido a testes para homologação. O Audace movido a hidrogênio tem PBT de 19 mil quilos, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. O modelo apresentado tem 12 metros de comprimento, mas o será oferecido nas opções de 11,90 metros a 12,60 metros, largura de 2,48 metros e distância de entre-eixos de 6,10 a 6,65 metros. Tem motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kW (pico de 235 kW) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kW, quatro tanques de hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (lítio-ferro). 

Revelada

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       A segunda geração da picape Amarok foi apresentada como exclusividade mundial no IAA, evento de veículos comerciais na Alemanha. Com vinte novos sistemas de assistência ao motorista, a nova picape estará disponível em versões cabine simples e dupla. As variantes mais equipadas incorporam equipamentos como tração nas quatro rodas, estofamento em couro, lanternas em leds, sistema de infoentretenimento com navegação GPS, sistema de áudio premium da marca Harman Kardon e vários sistemas de assistência ao motorista, como o controle de cruzeiro adaptativo ACC+. O novo modelo é oferecido com quatro motores turbodiesel (TDI) e um turbo a gasolina (TSI). Os TDI apresentam potência de 150 a 250 cavalos, enquanto o TSI desenvolve 302 cavalos. Dependendo do motor escolhido, a Amarok pode ser equipada com uma caixa manual ou uma nova automática de 10 velocidades. Não há previsão de quando (ou se) as novidades da Amarok chegarão à fábrica da Argentina, que abastece o mercado brasileiro.

No rastro do gás

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       A Iveco apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos. Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender às peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e utiliza gás natural e biometano. O “pontapé inicial” da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades, em operações que serão monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023, do Hi-Way NG 6×2 600S46T, movido a gás natural pelo motor Cursor 13 de 460 cavalos de potência da FPT Industrial. A operação é feita em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil, a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões, e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, com base nas missões reais monitoradas. “A Iveco não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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