Estética energética
Depois de revelar a Silverado EV e o Blazer EV, a Chevrolet está apresentando seu terceiro elétrico este ano. Trata-se do Equinox EV, um SUV de médio porte e zero emissão, pensado para famílias que desejam fazer a transição para uma categoria de veículos mais eficientes e sustentáveis. O novo elétrico chama a atenção pela beleza de seu exterior, especialmente da frente, realmente deslumbrante. O SUV estreia no final do próximo ano nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo. O Equinox EV chega depois a outros mercados, incluindo o brasileiro. A produção será na fábrica de Ramos Arizpe, no México. A configuração padrão conta com tração dianteira, 213 cavalos de potência e 33,5 kgfm de torque instantâneo, com autonomia prevista de 500 quilômetros com carga completa da bateria. Há também outra configuração, com tração integral eAWD, 294 cavalos e 47,8 kgfm. Ambas trazem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador. Na redução da pressão sobre o pedal da direita, o veículo inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, aumentando a autonomia.
Alívio nas fábricas
A produção de veículos – carros de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos agrícolas – em agosto bateu novo recorde este ano, com 238 mil unidades, alta de 8,7% sobre julho e de 43,9% sobre o mesmo mês de 2021. Pela primeira vez, o volume acumulado de produção superou o do mesmo intervalo do ano passado, com 1,54 milhão de unidades ante 1,47 milhão de 2021, com crescimento de 4,7%. O segmento de ônibus vem sendo um dos destaques, com 20 mil unidades produzidas no ano, 50% a mais do que nos oito primeiros meses de 2021. Também chamaram a atenção as máquinas agrícolas, que continuam com desempenho relevante de vendas. “Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, comemorou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Pequeno notável
A Citroën foi um dos destaques da edição 2022 do “Mercado Livre Experience”, considerado um dos maiores eventos de “marketplace” da América Latina, realizado no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo. A maior atração da marca francesa no evento foi o minúsculo Ami, que fez sua primeira aparição pública no Brasil. O Ami é a alternativa elétrica da Citroën para deslocamentos urbanos e logística. O impressionante e engraçadíssimo Ami tem motor de 6 kW (pouco mais de oito cavalos) de potência e uma velocidade máxima de 45 km/h. Com apenas 2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura, a “coisinha” tem autonomia de até 75 quilômetros pelo ciclo europeu, e sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V em somente três horas. E o mais prático: seu cabo de recarga fica embutido no próprio carro, bastando conectá-lo à tomada. A Citroën ainda não confirmou a comercialização do Ami no Brasil.
Evolução interior
O BMW Group segue investindo em marketing sustentável não só em suas fábricas, mas também nos carros. A partir do próximo ano, a BMW e a Mini terão interiores “veganos” em seus veículos, ou seja, sem qualquer uso de material proveniente de origem animal em seus revestimentos. A redução das emissões de gases ao longo de todo o ciclo de vida de um veículo é o objetivo central do BMW Group no caminho para a neutralidade climática, uma meta que o conglomerado espera atingir até 2050. Segundo o Grupo, a troca dos materiais não afetará a qualidade e o requinte dos interiores do carros. O uso de materiais “ecologicamente corretos” já faz parte de alguns veículos, como no iX e no i3, e se estenderá para todo o portfólio dos modelos da marca alemã e da britânica.
Virada programada
A Kia revelou detalhes do programa final de testes para o EV9 antes de sua estreia mundial, em 2023. O carro totalmente elétrico se tornará o principal modelo da marca e pretende revolucionar o segmento de SUVs de grande porte. Desenvolvido ao longo de 44 meses para definir novos padrões em design, desempenho, alcance, dinâmica de condução, tecnologia e conforto, cada atributo do EV9 está sendo finalizado e testado no centro global de P&D da Kia em Namyang, na Coreia do Sul. O conceito do EV9 foi apresentado na AutoMobility LA, em Los Angeles, no ano passado, colocando em prática o que a marca sul-coreana chamou de “Opostos Unidos”, sua nova linguagem de design. O SUV elétrico utilizará a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da empresa, dando início a um novo momento de mobilidade sustentável, sofisticada e de alta tecnologia da Kia.
Retomando o bom caminho
Desde que entrou para valer no “Top 10” das marcas com produção nacional com mais vendas, em maio deste ano, a Peugeot está alcançando resultado sempre acima da média do mercado de carros de passeio no Brasil. No mês passado, a marca francesa vendeu 4.334 unidades, um aumento de 76% na comparação com agosto do ano passado. Esse desempenho colocou a Peugeot na nona posição no ranking do mês, em um período no qual o mercado registrou queda de oito por cento nos emplacamentos. A melhor posição da marca do leão em 2021 tinha sido o décimo primeiro lugar. O destaque da Peugeot continua sendo o hatch compacto 208, com 20.710 unidades vendidas de janeiro a agosto deste ano. A fabricante credita grande parte do sucesso do 208 à implantação do “novo” motor 1.0 Firefly, um veterano utilizado pela Fiat. As duas montadoras pertencem à Stellantis.
Demanda “verde”
Com o crescimento das vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil, aumenta também a oferta por seguro para esses tipos de veículos. A Youse Seguros, por exemplo, não faz distinção entre carros eletrificados e a combustão na contratação da cobertura. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país já tem mais de 100 mil veículos eletrificados em circulação. E um estudo recentemente contratado pela General Motors prevê que esse número se elevará para 5,5 milhões até 2035. Com cada vez mais modelos disponíveis, o mercado brasileiro tem apresentado versões mais baratas (ou menos caras) de carros elétricos em relação aos primeiros que chegaram ao Brasil. A Youse Seguros aposta na elevação da demanda de seguros para os modelos elétricos, especialmente para os três “verdes” com preço mais baixo: o Caoa Chery iCar (R$ 144.990), o Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990) e o JAC E-JS1 (R$ 159.990).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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