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Réquiem para o veterano líder

Conforme números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), agosto teve a venda de 194.142 unidades de carros de passeio e de comerciais leves no Brasil, representando um aumento de 14,8% sobre julho deste ano e de 25,5% ante o mesmo mês de 2021. No acumulado de janeiro a agosto, foram emplacados 1.214.636 de veículos nos dois segmentos, com recuo de 8,5% em comparação ao mesmo período de 2021. A picape compacta Fiat Strada voltou a liderar o mês, com 14.157 unidades vendidas, seguida pelo hatch compacto Volkswagen Gol (11.719), que sairá de linha este ano, mas novamente foi o carro de passeio mais emplacado do país. Na sequência, ficaram os hatches compactos Hyundai HB20 (10.919) e Chevrolet Onix (9.821), o sedã compacto Onix Plus (8.968), o subcompato Fiat Mobi (7.613), o hatch compacto Fiat Argo (7.594), o subcompacto Renault Kwid (6.829) e os SUVs compactos Chevrolet Tracker (6.708) e Volkswagen T-Cross (6.194). Ou seja, no ranking dos dez primeiros colocados, todos são compactos.

Dando as cartas

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Pela Fenabrave, que representa a rede de distribuição de veículos no Brasil, a Fiat, pertencente à Stellantis, permaneceu na liderança em agosto entre carros de passeio e comerciais leves, com 44.239 unidades vendidas e participação de mercado de 22,7%, puxada principalmente pela picape compacta Strada, com 76.099 exemplares comercializados de janeiro a agosto. A marca italiana foi seguida pela alemã Volkswagen, com 32.626 emplacamentos e “market share” de 16,8%, pela norte-americana General Motors (30.558 e 15,7%), pela sul-coreana Hyundai (17.791 e 9,1%), pela japonesa Toyota (15.403 e 7,9%), pela francesa Renault (12.933 e 6,6%), pela norte-americana Jeep – da Stellantis – (12.347 e 6,3%), pela japonesa Nissan (5.155 e 2,6%), pela francesa Peugeot – da Stellantis – (4.335 e 2,2%) e pela japonesa Honda, com 4.081 vendas e “share” de 2,1%.

Portfólio eletrificado

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A Toyota aproveitou a décima sétima edição do “Veículo Elétrico Latino-Americano”, realizado na semana passada no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, para mostrar seu portfólio de tecnologias em eletrificação. O evento marcou a estreia do primeiro sedã equipado com célula de combustível, o Mirai, abastecido a hidrogênio, ao público brasileiro. O plantel da marca japonesa na exposição foi complementado por um dos primeiros híbridos flex do mundo, o Corolla Cross, um híbrido plug-in, com o Prius, e uma unidade do 100% elétrico Lexus UX300e. Atualmente, a Toyota é líder global de vendas em veículos eletrificados, tendo atingido, no começo deste ano, a marca de 20 milhões de unidades comercializadas desde 1997, quando lançou o Prius. Como resultado, estima-se que esses veículos promoveram uma redução aproximada de 160 milhões de toneladas de gases nocivos na atmosfera.

Impressão digital

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A Ford divulgou um novo teaser do Mustang, como aquecimento para a revelação global de sua sétima geração, marcada para o dia 14 de setembro, no Salão do Automóvel de Detroit. A marca norte-americana mostrou desta vez o emblema “GT” do famoso “muscle car”. O Mustang é de um dos maiores ícones da indústria automotiva mundial, desde a década de 60. Há sete anos seguidos, é o cupê esportivo mais vendido do planeta. No Brasil, o Mustang foi lançado oficialmente em 2018 e, atualmente, soma mais de 2,3 mil unidades emplacadas. Ele chegou aqui na versão GT e, em 2020, foi sucedido pelo Mustang Black Shadow, edição comemorativa de 55 anos. No ano passado, veio o Mach 1, reedição de uma das versões especiais mais cultuadas da linha. Produzido em edição limitada, com motor V8 de 483 cavalos de potência e vários itens exclusivos, o Mustang Mach 1 é um carro focado em performance. O seu estilo é uma releitura moderna do clássico, com muitas referências históricas.

Empurrão virtual 

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Se utilizando de ferramentas como supercomputadores e software de inteligência artificial, a General Motors está agilizando o lançamento da nova picape compacta Montana, que está atualmente em fase final de validações no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba, a cerca de cem quilômetros da cidade de São Paulo. A nova geração da Montana, com cabine dupla e quatro portas, chegará às concessionárias em 2023. “O desenvolvimento virtual permite reduzir o tempo de gestação de um veículo quase pela metade, agregando ainda ganhos de qualidade, segurança e eficiência. Outra vantagem é a variedade de simulações e aperfeiçoamentos que é possível se fazer ao longo do projeto. Mesmo antes de produzir os primeiros protótipos físicos do veículo, já simulamos mais de 15 milhões de quilômetros rodados e mais de 15 mil testes multidisciplinares com o auxílio de supercomputadores”, explica Suzimara Ducatti, especialista em Simulações Virtuais na GM América do Sul. A nova Montana será o próximo integrante da família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações dos Onix hatch e sedã e do Tracker. 

Versão platina

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A picape compacta-média Renault Oroch começará a ser vendida na Argentina, com produção própria, em Santa Isabel, Córdoba. O anúncio foi feito por Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, não comentando sobre a situação da picape ora produzida em São José dos Pinhais (PR). Este ano, a Oroch teve 6.336 unidades vendidas aqui até agosto, ante as 13.663 do Duster, SUV do qual a picape se originou. No mercado brasileiro, a Oroch, recentemente reestilizada, recebeu o motor 1.3 turbo de 163 cavalos no lugar do 2.0 aspirado de 143 cavalos. Sibilla afirma que a Oroch argentina será um modelo com características próprias, não seguindo necessariamente a versão feita no Brasil. “Estamos estudando até a possibilidade de ser um modelo híbrido. Pode ser híbrido ou não. A plataforma oferece suporte, mas é tudo uma questão de análise. Cerca de 70% do volume será exportado e terá mais de 35% de componentes nacionais”, fez mistério o presidente da Renault Argentina. (Colaborou o site argentino “Minuto Motor”) 

Feito em casa

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A Volkswagen do Brasil acaba de celebrar a produção de 100 mil unidades do SUV Nivus em São Bernardo do Campo (SP). Lançado no Brasil em 2020, o SUV é considerado pela marca alemã como fundamental na sua reestruturação na América Latina. De janeiro a agosto deste ano, o Nivus teve 23.049 unidades vendidas no Brasil, ficando em décimo oitavo lugar entre os carros de passeio. A unidade Anchieta recebeu novas instalações para a construção do Nivus, e a área total da linha de montagem é de 105 mil metros quadrados. O Nivus é exportado para 15 países das Américas do Sul e Central. Em julho de 2021, o modelo passou a ser produzido também na Europa, com o nome de Taigo.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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