Um “bólido” nas ruas
O Porsche 911 GT3 RS é o modelo de produção do superesportivo apresentado recentemente, nascido inteiramente das pistas de competição. O carro de alta performance com 386 kW (525 cavalos) de potência aproveita ao máximo a tecnologia e os conceitos do automobilismo. Além do motor naturalmente aspirado com construção leve, estão presentes no veículo de rua os sistemas de arrefecimento e de aerodinâmica do 911 GT3 R, o modelo mostrado há uma semana. O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil com preço de R$ 1,76 milhão. A base para um impulso significativo na performance do superesportivo é o conceito de radiador central, uma ideia usada pela primeira vez no 911 RSR vencedor de sua classe nas 24 Horas de Le Mans. Em vez de três radiadores dos carros anteriores, o novo 911 GT3 RS conta com apenas um, grande, centralizado no nariz do veículo.
Reverência britânica
Exclusividade e simbolismo marcam a chegada do Mini John Cooper Works Pat Moss Edition. Limitado a 800 unidades em todo o mundo e apenas 15 ao Brasil, o modelo é uma homenagem à ex-pilota britânica Pat Moss, que há 60 anos deu à Mini sua primeira vitória em um rali internacional. A edição especial tem preço sugerido de R$ 318.390, com a pré-venda se iniciando ainda este mês e as primeiras unidades previstas para desembarcarem em setembro. O Mini Pat Moss se caracteriza pelos detalhes e visual exclusivos. Sob o capô, tem um motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia Mini TwinPower Turbo, com 231 cavalos de potência e 32,5 kgfm de torque, associado à transmissão Steptronic Sport de 8 marchas, capaz de levar o “carrinho” de zero a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e à velocidade máxima de 246 km/h. Produzido na lendária fábrica de Oxford, Inglaterra, o John Cooper Works Pat Moss não deixa de lado o verdadeiro Go Kart Feeling, algo como “dirigindo com a sensação de um kart”. O modelo é equipado com o Mini Connected, sistema que fornece uma série de serviços e permite acesso à funcionalidades como concierge, chamada de emergência inteligente, Mini Teleservices, notícias atuais, previsão do tempo, serviços remotos, integração com smartphone e informações de trânsito em tempo real.
No comando do câmbio
A Renault do Brasil passa a oferecer uma nova opção do SUV Duster, a Intense, com transmissão manual de 5 marchas. Com preço de R$ 109.390, a nova variante de entrada utiliza o motor 1.6 SCe com 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque. Ela chega prometendo mais equipamentos de série e as características de robustez, conectividade e versatilidade do maior porta-malas da categoria, presentes em toda a família. Em comparação à versão Zen, descontinuada, a Intense com câmbio manual traz rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, limitador de velocidade e controle de cruzeiro, câmera de ré com guias dinâmicas, sensores de estacionamento traseiro e multimídia Display Link de 8 polegadas com seis alto-falantes e espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Com a nova configuração, a gama do Duster se completa com a Intense 1.6 a R$ 118.590 e a Iconic 1.6 a R$ 126.790, ambas equipadas com câmbio tipo CVT de 8 marchas simuladas, e a topo de linha Iconic 1.3 TCe turbo – também com CVT – a R$ 141.290.
Para limpar o ar
A Stellantis apresenta uma novidade para o Jeep Renegade produzido e vendido no Brasil. O SUV compacto feito em Goiana (PE) ganhou dose extra de proteção, a Jeep Healthy Cabin, tecnologia que remove até 83% das partículas com impurezas do ar na cabine. A tecnologia do filtro de ar N95+Bio foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Stellantis e é construída em N95, o material usado em máscaras de proteção e que ficou mais popular durante a pandemia da Covid-19. A linha 2023 do Renegade segue sendo oferecida em quatro versões, todas movidas pelo motor T270 de até 185 cavalos de potência, destacando o assistente de partida em rampa, o sistema multimídia com integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, os faróis em leds, a frenagem autônoma de emergência, o alerta de manutenção de faixa, o detector de fadiga, o ar-condicionado de duas zonas, as rodas de até 19 polegadas e os seis airbags. As versões Sport e Longitude têm câmbio automático de 6 marchas e transmissão 4×2 com Traction Control+, a S oferece tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas e seletor de terreno com quatro modos de condução e a topo de linha Trailhawk conta com o selo “Trail Rated” (de máxima capacidade off-road), tração 4×4, câmbio de 9 marchas e seletor de terreno com cinco configurações. Os preços do Renegade partem de R$ 128.971 e chegam a R$ 167.771.
Acesso pelo vizinho
A Volkswagen escolheu o Uruguai como porta de entrada do e-Up, o primeiro modelo 100% elétrico da marca a chegar à América do Sul. A fabricante alemã, no entanto, não confirma a vinda do modelo ao Brasil, por enquanto. O e-Up é produzido em Zwickau, na Alemanha. O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 quilômetros, ideal para as necessidades de um veículo urbano. O sistema de propulsão entrega até 61 kW (83 cavalos) de potência, com torque instantâneo de 21,7 kgfm. Conforme a Volkswagen, o subcompacto elétrico atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 11,9 segundos. A bateria pode ser recarregada em 80% em menos de uma hora em uma tomada pública de 40 kW. Em uma tomada doméstica de 2,3 kW, recarregar até 100% leva 16 horas. As células da bateria do e-Up têm uma capacidade de 32,3 kWh de energia utilizável. A bateria está localizada no piso do veículo, entre os eixos. (colaborou o site uruguaio “Airbag”)
Tão rápido quanto
Chegaram e já esgotaram os dois lotes de 25 unidades dos BMW M3 e X6 Competition M 50 Years, com preço de R$ 869.950 e de R$ 1.150.950, respectivamente. Como o nome de cada um indica, os modelos são comemorativos aos 50 anos da BMW Motorsport. Debaixo do capô, o M3 Competition M 50 Years é equipado com um motor biturbo de seis cilindros em linha, que envia toda a força para o eixo traseiro por meio da transmissão M Steptronic com Drivelogic. São 510 cavalos a 6.250 rpm e 65,5 kgfm de torque de 2.750 a 5.500 giros, que levam o sedã de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e à máxima de 290 km/h. Já o X6 Competition M 50 Years tem um V8 biturbo com 625 cavalos de potência a 6 mil giros e 75,5 kgfm de 1.800 a 5.860 rotações, com câmbio automático de 8 marchas M Steptronic e tração integral M XDrive. Com esse conjunto, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e tem máxima de 290 km/h.
Segredo no pé direito
Para auxiliar os motoristas e gestores de frotas a economizarem com o consumo de gasolina, etanol e diesel no Brasil, a LeasePlan, que atua há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de “car as a service”, elencou quatro dicas bem úteis:
1) Escolher carros mais econômicos e mais eficientes – Conforme apresenta o ranking anual do Inmetro (www.inmetro.gov.br), é evidente que os veículos com menor consumo energético garantem uma maior autonomia do combustível. De acordo com o ranking do Inmetro, existem modelos que chegam a fazer 12 km/l na cidade.
2) Manter a revisão em dia – É essencial manter o carro em ordem. Por isso, filtro de ar e de combustível, velas, alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus precisam estar em dia. No caso dos pneus, o ideal é que a calibragem seja feita uma vez por semana, seguindo o manual do veículo. Um carro com os pneus descalibrados faz mais esforço e, logo, consome demais.
3) Direção progressiva e segura – Para dirigir de forma segura e ritmada, é necessário que a condução não tenha aceleradas e freadas bruscas. Respeitar os limites de velocidade também é um fator importante para reduzir o consumo do combustível. Um carro a 100 km/h consome 20% mais do que um a 80 km/h.
4) Não “esticar” as marchas – O uso do câmbio deve ser suave. Manter a rotação do motor entre 1.500 e 2.500 giros é ideal. É importante pisar até chegar a um terço ou a um quarto do curso do pedal do acelerador (que é mais ou menos a faixa sugerida) para então trocar de marcha. Com isso, não há tanta alteração na rotação e o veículo consome menos.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: