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A Honda CG faz parte do dia a dia dos brasileiros há 46 anos, em suas mais diferentes versões e tamanho de motor – 125, 150 e 160 cc. A motocicleta é a número 1 de vendas em sua categoria desde sempre e jamais teve sua liderança ameaçada. Manter esse legado é um ponto de honra da Honda brasileira. Ciclística bem ajustada e um motor tido como o mais econômico, durável e de melhor desempenho em sua classe são predicados normalmente citados pelos usuários da CG. Para a linha 2023, a receita da família CG – formada pela Cargo, Start, Fan e Titan – foi mantida, confirmando o acerto das constantes evoluções tecnológicas aplicadas ao modelo. As únicas novidades para as duas versões do veículo motorizado mais vendido do Brasil já apresentadas na linha 2023 – a Fan e a Titan – são as cores.

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A CG 160 Fan 2023 será comercializada nas cores prata metálico e preto e vermelho perolizados. Já a CG 160 Titan traz o inédito prata metálico com as rodas e detalhes da carenagem em vermelho, cinza metálico e vermelho perolizado. O preço público sugerido será de RS 15.060 para a CG 160 Titan e de R$ 13.880 para a CG 160 Fan, com base no Distrito Federal, não incluindo despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. As CG 160 Titan e Fan 2023 já estão disponíveis nas concessionárias de todo o Brasil. Já as versões 2023 da Start e da Cargo serão anunciadas em setembro e também terão nova opção de cor.  

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O motor da CG 160 permanece o mesmo em toda a linha. Trata-se do mais potente do segmento, um econômico e resistente monocilindrico de quatro tempos de 162,7 cm3 com duas válvulas, capaz de gerar 15,1 cavalos (etanol) e 14,9 cavalos (gasolina) de potência a 8 mil rpm e torque de 1,54 kgfm (etanol) e 1,40 kgfm (gasolina) a 6 mil rpm. O câmbio tem 5 velocidades e a embreagem multidisco é em banho de óleo. No chassi tipo Diamond, feito em chapa de aço estampado, o motor cumpre papel estrutural. As modernas suspensões e o sistema de freios CBS – Combined Braking System – buscam garantir a maneabilidade e a segurança. O tanque de combustível tem capacidade para 16,1 litros e tem um rendimento na casa de 35 km/l com etanol, subindo para 41 km/l com gasolina.

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A exuberante performance de vendas da CG no mercado brasileiro fica ainda mais ressaltada em um ano como o de 2022, no qual a comercialização de motocicletas segue embalada. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, os licenciamentos totalizaram 774.064 unidades, crescimento de 18,2% na comparação com o mesmo período de 2021 (629.692). Das motos emplacadas de janeiro a julho de 2022, 209.005 eram da city CG – ou seja, mais de 27% dos emplacamentos nacionais ficaram por conta da motocicleta mais vendida do país. Em um distante segundo lugar, fica a trail Honda NXR 160, que totalizou 75.699 emplacamentos no mesmo período. Das dez motos mais vendidas do país, oito são da Honda, com 567.162 unidades de janeiro a julho no Brasil.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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