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Após três anos de desenvolvimento, a Porsche lançou mundialmente o novo 911 GT3 R, tendo como base a atual geração do 992. A proposta da Porsche Motorsport é oferecer aos seus clientes o novo “bólido” pronto também para a competição, com preço de 511 mil euros (quase R$ 2,7 milhões). “O novo 911 GT3 R tem grandes caminhos para percorrer. Seu antecessor ganhou quase tudo o que há para vencer na GT3 em quatro temporadas desde 2019, com conquistas nas 24 Horas de Nürburgring, de Spa-Francorchamps e de Daytona e nas 12 Horas de Sebring”, comemorou Michael Dreiser, diretor de Vendas da Porsche Motorsport.

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Com 4,61 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e peso de apenas 1.250 quilos, o novo 911 GT3 é equipado com um motor 4.2 boxer (de seis cilindros opostos) refrigerado a água, sem turboalimentação, com 565 cavalos de potência e 45,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio sequencial de 6 marchas com “paddles shifts” no volante com acionador eletrônico, diferencial de deslizamento limitado mecânico com unidade de sistema de pré-carga ajustável e embreagem de carbono de competição com três placas. De acordo com a Porsche Motorsport, o novo 911 GT3 R acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e ultrapassa os 300 km/h de velocidade final. O seis cilindros de alta rotação fica posicionado – seguindo a tradição – na traseira, aumentando assim a capacidade de tração e de frenagem. O boxer foi inclinado mais para a frente em 5,5 graus, criando mais espaço para o difusor da parte inferior da carroceria. Unidades auxiliares como o alternador e o compressor do ar-condicionado foram movidos quase um metro adiante e para baixo em um espaço na frente do motor e da caixa de câmbio.

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A suspensão do novo 911 GT3 R, com muitos detalhes modificados, dá mais suporte à dirigibilidade, permitindo uma direção mais precisa, com menos desgaste dos pneus traseiros e com intervalo mais curto nas trocas de marcha. Segundo a Porsche Motorsport, o novo 911 GT3 é mais indicado a quem pilota com mais suavidade. Para a afinação do sistema suspensivo, vários componentes e soluções técnicas foram retirados do 911 RSR. No eixo dianteiro, um layout de triângulos duplos de última geração controla as rodas. O eixo traseiro ostenta um design multi-link, enquanto os amortecedores KW foram melhorados e oferecem cinco configurações de ajuste. As modificações de configuração são feitas com os chamados calços. Essas placas facilitam os ajustes de precisão sem a necessidade do realinhamento da suspensão.

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O posicionamento otimizado dos pontos de articulação central no eixo dianteiro libera espaço para o conceito aerodinâmico de “downforce” (pressão de cima para baixo). Como no 911 RSR, essa parte inferior elevada permite um fluxo de ar limpo para o difusor traseiro, reduzindo a sensibilidade de inclinação do carro. As rodas traseiras foram recuadas, aumentando a distância de entre-eixos de 2,45 para 2,50 metros. Isso colaborou para a redução da carga nos pneus traseiros, melhorando a consistência do desempenho dos compostos em trechos mais longos. As pinças e os discos de freio no novo 911 GT3 R também são de competição. Os discos dianteiros de aço ventilados medem 390 milímetros de diâmetro e são acionados por seis pistões. Na traseira, estão pinças de quatro pistões e discos de 370 milímetros. Um aplicativo de software sofisticado para o ABS de corrida de quinta geração reduz o desgaste dos pneus e freios, e o sistema de controle de tração da Porsche recebeu um desenvolvimento adicional.

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O novo 911 GT3 R é apenas o segundo carro pronto para a competição da Porsche Motorsport a ter como base o atual 911 da geração 992. A carroceria, muito leve, do novo “bólido” utiliza compósitos de alumínio e aço herdados do modelo de produção, ganhando aletas e componentes aerodinâmicos para a pista, além da estrutura tubular de segurança interna, a popular “gaiola”. Quase todos os componentes aerodinâmicos são feitos de carbono, incluindo as tampas dianteiras e traseiras, portas, os painéis laterais, o aerofólio traseiro e teto. As caixas das rodas são feitas de fibras de aramida, composto muito leve e absurdamente resistente, capaz de proteger até cinco vezes mais do que o aço.

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Em um veículo como o novo 911 GT3 R, a funcionalidade está na vanguarda. No entanto, Grant Larson, da Style Porsche, conseguiu, mais uma vez, criar formas particularmente impressionantes e harmoniosas. Larson projeta carros para a Porsche desde 1989, sendo responsável por designs arrojados e inovadores como o Boxster e o Panamera originais. Projetou ainda o Carrera GT, o 911 (tipo 997) Carrera e Turbo, o 911 Speedster, o Boxster Spyder e o 911 Sport Classic. No novo GT3 R, o designer acentuou a herança do 911 combinada com eficiência. Isso se reflete mais notavelmente na aerodinâmica, destacando uma parte inferior elevada na frente do eixo dianteiro pela primeira vez em conjunto com uma base lisa e um difusor traseiro. O aerofólio tem uma montagem em “pescoço de cisne”, garantindo um fluxo de ar limpo sob a asa e salientando a eficiência aerodinâmica do componente.Em termos de segurança, o novo 911 GT3 R segue uma abordagem intransigente. O banco do motorista-piloto foi deslocado mais para o centro do carro. Com isso, a posição do assento ficou mais ergonômica em relação à “gaiola” aprimorada e à proteção contra impactos laterais recentemente desenvolvida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Como no modelo antecessor, o volante e os pedais podem ser ajustados longitudinalmente de acordo com a vontade do motorista. Os especialistas da Porsche se debruçaram sobre a ação do cinto de segurança de seis pontos, com as linguetas deslizando ainda mais rápido no fecho, tudo para permitir a saída rápida do carro em caso de acidente. O design do volante também recebeu mais atualizações em relação ao modelo anterior. Ele incorpora elementos do tipo utilizados na Fórmula-1, mas com uma tela digital de 10,3 polegadas ao melhor estilo das multimídias de modelos de produção colocada no painel. Os faróis de leds de alto desempenho do 911 GT3 R contam com a chamada tecnologia de colimador – dispositivo construído a partir de um material que absorve radiação, como uma fibra óptica, usado para direcionar e suavizar os feixes de luz -, desenvolvida pela Porsche para o novo protótipo 963. O dispositivo funciona como uma lupa, só que ao contrário, iluminando uma grande área mais distante do carro.

Por  Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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