Novo olhar
A Kawasaki Versys 650 2023 chega ao mercado nacional trazendo novas carenagens e iluminação em leds, assim como um painel de instrumentos atualizado e uma nova chave de ignição. O modelo manteve o motor bicilíndrico de 649 cm³, que recebeu um ajuste fino na configuração para que a moto alcançasse uma resposta mais equilibrada entre potência e aceleração. Ela chega às concessionárias autorizadas Kawasaki pelo preço sugerido de R$ 50.640. Já a versão Tourer, que apresenta itens de série como top case e malas laterais, tem preço de R$ 57.140. Segundo a Kawasaki, a Versys 650 2023 ganhou melhorias voltadas especialmente ao conforto na pilotagem. Para reduzir o impacto do vento, a moto recebeu um novo para-brisa, com quatro posições de ajuste, configurável sem a necessidade de ferramentas. O novo conjunto de carenagens também contribui para aumentar o conforto e a proteção nas condições de pilotagem mais adversas. A bigtrail recebeu ainda atualizações no spoiler, no coletor de escape, na tampa do tanque de combustível, no punho de comando esquerdo e no painel de instrumentos. No sistema de iluminação, os faróis em leds tornam simétrico o “novo rosto” da Versys 650 e os piscas em leds contribuem para uma condução segura. O novo modelo recebeu um painel em TFT colorido de 4,3 polegadas, que disponibiliza conectividade com smartphone e com o aplicativo Rideology the App, que permite registrar a telemetria da moto.
Na rota das scooters
Proprietários e entusiastas do segmento de scooters e ciclomotores têm um encontro marcado para o primeiro final de semana de agosto na cidade de Socorro (SP). O município do Circuito das Águas Paulista receberá o “Scooter Fest – Primeiro Encontro Nacional de Scooters”, evento que acontece nos dias 6 e 7 de agosto em frente ao Centro Cultural Movimento (CCM), pretendendo reunir usuários e fãs para oferecer um espaço amplo para interação e troca de experiências. O Scooter Fest terá uma programação repleta de atividades. Ao longo dos dois dias de evento, os visitantes poderão assistir a apresentações de bandas da região, acompanhar palestras com profissionais em segurança e manutenção e participar de sorteios. O local terá estacionamento, telão para transmissão de vídeos e músicas, praça de alimentação com food-trucks, circuito para test-ride e estandes com as principais marcas do setor.
Muito barulho por nada
Muitos motociclistas gostam de ouvir o ronco de sua moto, seja por prazer ou para “avisar” pedestres e motoristas que estão na área. Mas para quem exagera, as consequências podem ser sérias. Além de resultar em multas, tirar o sossego das ruas e assustar os motoristas dos carros com suas acelerações repentinas pode trazer riscos à saúde auditiva. Pesquisa do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), dos Estados Unidos, comprovou que o ruído de motocicletas pode comprometer a audição dos próprios pilotos. Especialistas são unânimes em afirmar que, dependendo do tempo de exposição, ruídos acima de 85 decibéis podem causar alterações na estrutura interna ouvido. Para efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 decibéis. “A exposição frequente a níveis sonoros elevados pode causar danos à audição. A perda é gradual e progressiva. Não é perceptível em um primeiro momento. Vai-se perdendo a audição de acordo com a maior intensidade de ruído e com tempo de exposição, ao longo dos anos. Isso depende também de outros fatores, como predisposição genética”, esclarece a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, da Telex Soluções Auditivas.
Lá vem ela
A Shineray lançou no mercado brasileiro a trail SHI 175, que chega às concessionárias nos próximos dias ao preço sugerido de R$ 12.990 (sem taxas e impostos). Voltada para o segmento das “dual purpose” de entrada, a SHI 175 tem um estilo mais elevado para favorecer sua utilização em trajetos com pisos mais irregulares. Seu motor é um monocilíndrico refrigerado a ar de 175 cm³, quatro tempos, com potência declarada de 14 cavalos a 7.500 giros e 1,4 kgfm de torque a 6 mil rpm, com velocidade máxima de 105 km/h. A moto da Shineray tem 2,08 metros de comprimento e 1,36 metro de entre-eixos, vão livre em relação ao solo de 26 centímetros e assento posicionado a 84,5 centímetros do chão. O tanque armazena até 15 litros de combustível e o peso da moto é de 145 quilos. O modelo dispõe de partida elétrica e a pedal, transmissão mecânica e final por corrente. Os freios são a disco, sem sistema ABS. As rodas são raiadas e têm 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, calçadas com pneus de uso misto nas medidas 100/90 e 110/90, respectivamente. A trail será oferecida com duas opções de cores: vermelha e preta e preta e cinza chumbo.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: