A Fiat brasileira apresenta a linha 2023 do Argo, o carro de passeio mais vendido da marca italiana no país no ano passado, com quase 85 mil unidades comercializadas. Enquanto isso, a Fiat argentina faz o mesmo com o Cronos – o sedã compacto derivado do Argo –, o veículo mais emplacado atualmente do país vizinho. A principal novidade na linha 2023 do Argo será o câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas nas versões equipadas com o motor 1.3 flex de quatro cilindros – a Drive e a Trekking – de 98 e 107 cavalos de potência e 13,2 e 13,4 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente. Já o motor Firefly 1.0 de três cilindros de 75 cavalos e 10,7 kgfm equipa a versão de entrada e a Drive, associado à transmissão manual de 5 marchas. Ainda não será desta vez que o Argo e o Cronos receberão o 1.0 turbo de 130 cavalos e 20,4 kgfm do SUV Pulse. A Fiat não divulgou o preço de nenhuma versão do Argo na linha 2023 para o Brasil, muito menos do Cronos, apresentado apenas pela Stellantis argentina.
No mercado brasileiro, 2022 está sendo um ano de idas e vindas em termos de vendas do Argo – produzido em Betim (MG) – e de seu sedã – feito em Córdoba, na Argentina. Com vendas bem mais modesta comparadas às do ano passado, o hatch compacto, lançado em 2017, teve exatamente 22.128 unidades emplacadas até junho de 2022, com média mensal de 3.688 exemplares. Em 2021, essa média foi superior a 7 mil unidades. O Cronos teve 16.140 exemplares emplacados no Brasil no mesmo período, mas teve um salto para 6.047 unidades vendidas somente em junho, que o colocou bem à frente de seu hatch no mês.
O Argo acaba de conquistar mais um feito: alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim desde o seu lançamento. Na linha 2023, o modelo tem um leve retoque no seu visual, principalmente na frente. O para-choque ganhou linhas mais arrojadas, com maior proteção. As grades também tiveram mudanças, ficando unificadas com os faróis, com uma leitura mais fluida e robusta do conjunto dianteiro. Traz ainda um toque degradê no padrão da grade. Essas alterações servem para atualizar o visual do modelo com a nova estética do design da fabricante. A preservação dos faróis de milha na posição mais centralizada foi pensada para conservar a herança italiana do design do modelo. O Argo passa a contar também com uma nova opção de cor: o Cinza Strato, e todas as versões chegam com novas rodas de liga leve e calotas.
Por dentro, o Argo na linha 2023 vem com novo volante, com alterações alinhadas com a reformulação da marca com a inclusão do “Fiat Script”. A variante aventureira, a Trekking, está com um visual atualizado, com para-choque diferenciado e novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô quanto na lateral. A versão mantém o seu tradicional logotipo, composto, de acordo com a marca italiana, por três formas com significados distintos: transcender, explorar e criar. Veículo mais vendido na Argentina – não apenas por ser produzido no país como também pela preferência dos “hermanos” por sedãs –, o Cronos chega à linha 2023 com uma pequena variação no design, a exemplo do Argo, e a incorporação da transmissão automática do tipo CVT. A nova linha do modelo da Fiat é composta por cinco versões de acabamento, todas movidas pelo motor 1.3 Firefly de oito válvulas com 99 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto a gasolina e 13,5 kgfm de torque a partir de 4 mil rpm (nos veículos enviados ao Brasil, a motorização recebe a tecnologia flex), associado a uma transmissão de 5 marchas ou à nova CVT. Conforme a Stellantis argentina, esse câmbio é uma das mais recentes inovações da marca, caracterizado por ser confortável, leve, eficiente e de fácil manutenção, com a possibilidade de mudar para o modo manual com 7 marchas simuladas e a nova função “Sport”, que permite alterar os parâmetros de aceleração e gerenciamento das trocas. O Cronos aposentou de vez o veterano motor 1.8 de até 130 cavalos de potência.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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