Briga pela liderança
Em setembro, surgiu um novo líder no mercado de caminhões. É o Volvo FH 460, que com as 316 unidades emplacadas no mês passado, tomou o posto de caminhão mais vendido do Brasil. Por apenas uma unidade, superou outro Volvo, o FH 540, que emplacou 315 unidades. Os dois modelos da marca sueca foram seguidos de perto pelo também pesado Mercedes-Benz Actros 2651, que atingiu 307 unidades vendidas. O quarto colocado, que também é do segmento de pesados, é o Scania R440, com 263 unidades comercializadas em setembro. Mas o caminhão da Scania ainda é o líder de vendas do ano, com 3.263 unidades acumulados nos nove primeiros meses de 2018. Na sequência dos mais vendidos do ano estão o Volvo FH 540, com 2.887 unidades, o Volvo FH 460, com 2.300 unidades, e o Mercedes-Benz Actros 2651, com 3.070 unidades.
Safra elétrica
A Ford iniciou a produção da van elétrica StreetScooter Work XL na fábrica de Colonia, na Alemanha. Baseado no chassi da Transit, o modelo é equipado com motor elétrico e carroceria projetados e construídos de acordo com as especificações da marca StreetScooter, fabricante alemã de veículos elétricos. A Ford e a empresa de entregas Deutsche Post DHL, em cooperação com a StreetScooter, atuam na eletrificação de veículos para entregas, com capacidade de produção anual de 3.500 unidades. A Work XL é a maior van de entregas do portfólio da StreetScooter, com volume de carga de 20 m³, espaço para mais de 200 pacotes, e uma carga útil de até 1.275 quilos. A Ford fabricará a van com uma variedade de motores elétricos e baterias de íons de lítio, fornecendo até 90 kW (122 cavalos) e torque máximo de 28,2 kgfm. Com capacidade de bateria de até 76 kWh, a Work XL tem autonomia de até 200 quilômetros.
Na rota da sustentabilidade
A Scania marcou presença no I Encontro Nacional de Sustentabilidade em Mobilidade e Logística, que acontece no dia 16 de outubro, no Centro de Convenções da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), na região central da capital carioca. O evento reúne grandes nomes do mercado de mobilidade e logística para discutir a sustentabilidade em diversos processos. A fabricante sueca participou do painel “Perspectivas do Setor quanto a Infraestrutura para Fontes Alternativas de Energia”, com o executivo Daniel Ribeiro, responsável pela Regulamentação de Veículos da Scania Latin America, falando sobre fontes alternativas de energia para veículos pesados e do pioneirismo e da experiência da companhia com combustíveis alternativos. “A participação de grandes marcas é fundamental para a solução do problema em relação à sustentabilidade no setor e para encontrarmos formas mais eficientes de oferecer soluções. A Scania tem um grande trabalho em relação a novas fontes de energia, tanto para caminhões quanto para ônibus”, explica o executivo.
Queda relativa
Em setembro, foram licenciados 6,7 mil caminhões, cerca de 10% a menos que os 7,5 mil emplacados em agosto. Confrontado com as 4,5 mil unidades vendidas em setembro do ano passado, esse número representa um crescimento de 47,7%. Já no acumulado de 2018, o balanço apresenta elevação de 49,2%. Foram 35,4 mil unidades nos nove primeiros meses do ano passado e 52,8 mil unidades em 2018. Em termos de produção, as 77,3 mil unidades fabricadas de janeiro a setembro deste ano estão 30,5% maiores que as 59,2 mil produzidas no mesmo período de 2017.