Cara nova
Em 18 de julho de 2019, a Nissan lançou no Brasil o 100% elétrico Leaf, marcando a data como o “E-Day”, ou “Dia da Mobilidade Inteligente”. Agora, a fabricante japonesa utiliza o mesmo dia para anunciar a chegada ao país da linha 2023 do modelo elétrico mais vendido no mundo. O novo ano/modelo do carro começa a ser distribuído esta semana para as 44 concessionárias homologadas para comercializar e fazer serviços de pós-vendas em veículos elétricos. O Leaf 2023 mantém o preço de R$ 293.790 e se diferencia pela aparência frontal, incluindo novos formatos de grade e para-choque. O estilo dos faróis também foi revisto e agora conta com acabamento interno preto (anteriormente, era cromado). As rodas de liga leve aro 17 de cinco raios trazem novo design. O modelo estreia ainda o novo logotipo da Nissan, posicionado na grade, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante. O conjunto de baterias de íons de lítio de 40 kWh proporciona 110 kW (150 cavalos) de potência e 32,6 kgfm de torque, com emissão zero. A autonomia é de 389 quilômetros pelo Inmetro e de 272 quilômetros pelo ciclo norte-americano.
De olho na praça
A BYD Brasil dá mais um passo para ampliar sua linha de veículos elétricos apresentando um modelo moderno e versátil e de alta tecnologia. Trata-se do D1 EV, um automóvel pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, que deverá se tornar um novo referencial de mobilidade e transporte, principalmente ao segmento corporativo, aplicativos de transporte, taxis, locadoras e órgãos públicos. O BYD D1 EV será comercializado preferencialmente por meio de venda direta, com preço público sugerido de R$ 269.990. Chega ao mercado disponível em duas versões de acabamento (GL e GS), com opções de cores em branco e branco/verde. A garantia é de dois anos ou 100 mil quilômetros para o veículo e de cinco anos ou 500 mil quilômetros para as baterias. Além de uma porta traseira direita deslizante motorizada para facilitar o acesso dos passageiros, o D1 EV dispõe de um motor de 136 cavalos de potência alimentado por uma bateria de lítio-ferro-fosfato, que garante uma autonomia de até 371 quilômetros pelo ciclo NEDC.
Alta performance “verde”
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado nacional o novo Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+, primeiro modelo de produção da divisão esportiva da marca da estrela de três pontas totalmente elétrico. O sedã de luxo foi refinado em Affalterbach, na Alemanha, em todas as áreas relacionadas à alta performance e chega ao Brasil com preço de R$ 1.350.900 e autonomia de 580 quilômetros. Outro destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações, elevando o padrão de interatividade. “O primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento em que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado”, comemora Carlos Garcia, CEO e presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. No coração do novo EQS 53 4Matic+ estão dois motores – acoplados em cada eixo, garantindo tração integral permanente – com 658 cavalos de potência e 96,9 kgfm de torque. Segundo as marcas alemãs, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 220 km/h.
Antes de vir
Para comemorar os 75 anos de lançamento da Série F, a Ford apresentou nos Estados Unidos uma edição especial da picape F-150 – o veículo mais vendido no mercado norte-americano em todos os segmentos. A Heritage Edition é uma releitura de modelos clássicos da linha dos anos 60, 80 e 90 com pintura em dois tons. Lançada em 1948, a Série F tornou-se um dos veículos mais emblemáticos dos Estados Unidos, onde é líder de vendas há quatro décadas e já soma 40 milhões de unidades produzidas. A F-150 Heritage Edition traz uma nova interpretação do padrão clássico com a cor principal da carroceria combinando com teto, colunas, para-choques, área inferior das portas e dos para-lamas em tom contrastante. Disponível na versão XLT da F-150, a edição especial começará a ser vendida a partir de agosto. A Ford anunciou este ano que lançará a F-150 no Brasil em 2023, complementando a sua linha de picapes ao lado da Ranger e da Maverick.
Nova marca no horizonte
Dona de algumas marcas automotivas famosas, como a sueca Volvo, a chinesa Geely confirma o lançamento de sua divisão de veículos elétricos, a Radar Auto, com a apresentação da primeira picape totalmente “verde” RD6. O portfólio da Radar Auto terá também SUVs e caminhões. A Geely ainda não divulgou as dimensões da RD6, mas seu porte faz lembrar o das picapes compactas-médias Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Oroch. De acordo com a Radar Auto, a RD6 será fabricada com estrutura monobloco derivada da plataforma SEA, compartilhada com modelos elétricos da Lotus, da Smart e da Volvo. A picape terá configurações com um ou dois motores movidos a bateria, com potências entre 200 e 400 cavalos e autonomia de até 600 quilômetros pelo ciclo chinês de medições. No país asiático, as picapes são tratadas como sub-veículos, que não podem circular na maioria das grandes cidades.
Um híbrido às avessas
A Nissan anuncia o alcance de sua tecnologia e-Power para a América Latina, confirmando que colocará o Thai Kicks inicialmente no mercado mexicano, modelo com visual quase idêntico ao comercializado atualmente no Brasil. A grande diferença está nas características do “powertrain”. O sistema eletrificado é composto por dois motores, um a gasolina e o principal elétrico. Com 100 kW (136 cavalos) de potência, o motor elétrico tem a função de dar tração às rodas, dando ao veículo a condição de ser um modelo com zero emissão de poluentes. Já o propulsor a gasolina é utilizado para gerar energia elétrica que alimenta a bateria do motor elétrico. Em comparação ao Kicks “comum”, o e-Power ganha reforço no sistema de suspensão devido ao aumento de peso geral do SUV. O novo modelo é equipado ainda com o e-Steo, sistema que permite utilizar apenas o pedal da direita para acelerar e desacelerar, aumentando a autonomia pelo uso da frenagem regenerativa. O Thai Kicks tem os modos de condução “Drive-D”, “D-Eco”, “D-Sport”, “Braking-B”, “Braking-Eco”, “Braking-Sport” e “EV”.
O verde é o canal
A General Motors parece mesmo tentar ser protagonista da chamada corrida pelos veículos elétricos. A gigante norte-americana revela um interessante estudo sobre as várias formas de se medir o impacto do uso de um automóvel em relação ao aquecimento global. Uma maneira de se calcular a emissão de um automóvel é somando os gases que o veículo emite pelo escapamento mais o impacto da produção do seu combustível no ambiente, equação conhecida como “Do poço à roda”. No Brasil, a gasolina conta com até 27% de etanol em sua composição. Outro fator é que 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica. Nesse cenário, o carro elétrico vira uma opção invejável. Considerando o percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão em comparação com carros movidos “puramente” a gasolina, a General Motors chegou à tabela: gasolina representa 100% das emissões, os modelos bicombustíveis, 79%, os híbridos-flex, 57%, e os elétricos, 10%. A equação leva em conta a média de eficiência energética dos automóveis comercializados no país e participantes do programa de etiquetagem veicular do Inmetro. Os cálculos vieram de uma metodologia feita pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), aplicando a intensidade de carbono da matriz energética local.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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