Cores & nomes
As motocicletas clássicas da família Bonneville da Triumph ganharão, ainda este ano, novas nomenclaturas e opções de cores. As mudanças de nomes ocorrem nos modelos Street Twin, que passa a se chamar Speed Twin 900, e Street Scrambler, para Scrambler 900. O portfólio da maior produtora de motos do Reino Unido – fundada em 1902 – se completa com a Speed Twin 1200, a Scrambler 1200 XE, a Bonneville T100, a Bonneville Bobber e a Bonneville T120 Black. A Triumph Motorcycles Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus (AM). A Triumph tem um glorioso histórico em corridas, competindo em quase todas as modalidades do motociclismo, se iniciando com a vitória no “TT da Ilha de Man” de 1908. A marca britânica mantém atualmente o fornecimento de motores para a Moto2, da Motovelocidade, passando para todas as equipes da categoria o seu motor triplo de 765 cc ajustado para a competição, tendo como base o propulsor da Street Triple RS.
Na real
Única fábrica fora da Alemanha dedicada, exclusivamente, à produção de motos BMW, a unidade do BMW Group na cidade de Manaus (AM) adotou o uso de óculos de Realidade Aumentada (RA) para otimização de treinamentos e apoio remoto. O treinamento para produção de novos modelos e processos locais por meio de RA deve se integrar à programação da fábrica a partir de novembro deste ano, trazendo maior praticidade e interatividade. Sem a RA, a resolução convencional de um problema ou dúvida exige um registro em fotografia ou vídeo, seguido do compartilhamento com os detalhes descritos. Com o uso dos óculos, (sem este ‘no entanto,’) a situação muda de figura, pois o usuário do equipamento tem liberdade para apresentar a situação sob seu ponto de vista, em tempo real e com as mãos livres para descrevê-la da forma mais clara possível. Os óculos permitem que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala, de maneira que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados de forma mais flexível e econômica. A tecnologia permite que os treinamentos sejam feitos sem um modelo real, antecipando futuros projetos. Na prática, os oito modelos de motos do portfólio da Planta Manaus – R 1250 GS Adventure, R 1250 GS, S 1000 RR, G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS Adventure e F 850 GS – e os que ainda estão por vir – terão sua produção beneficiada pela tecnologia.
Impulso elétrico
A Triumph Motorcycles, que comemora 120 anos em 2022, confirmou a aquisição da OSET Bikes, fabricante inglesa de motos elétricas e off-road para crianças. Os produtos da OSET estão disponíveis em mais de 60 revendedores em todo o Reino Unido e são exportados para mais de 25 países. Iniciada em 2004 pelo inglês Ian Smith, que queria construir uma motocicleta elétrica off-road para seu filho Oliver, a OSET já vendeu em todo o mundo mais de 40 mil motocicletas com sua tecnologia elétrica desenvolvida internamente. A aquisição faz parte do plano global da Triumph de oferecer uma gama completa de motocicletas off-road e atender a uma nova geração de motociclistas que busca a eletromobilidade. “Embora as duas marcas continuem trabalhando de forma independente, a Triumph e a OSET colaborarão em novos produtos de última geração para inspirar os jovens pilotos no off-road, em todos os segmentos nos quais a Triumph e a OSET estarão presentes, aproveitando seus respectivos pontos fortes para construir as melhores motocicletas do mundo”, explica Nick Bloor, CEO da Triumph.
Rodando no Senado
O Senado Federal promulgou a Resolução Nº 15, de 2022, que garante a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 170 cilindradas. O texto publicado no Diário Oficial da União foi assinado pelo presidente da casa e entrou em vigor, produzindo efeitos para o próximo ano. Inicialmente, o projeto era voltado para motos até 150 cm³, mas passou por uma atualização para englobar motos até 170 cm³ e passou a incluir as mais vendidas no Brasil, como as Honda CG, Biz, NXR e Pop, as quatro primeiras do ranking nacional de vendas do primeiro semestre. Segundo o senador Chico Rodrigues (União-RR), autor do projeto, 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, que utilizam esse tipo de veículo para deslocamento diário ou como ferramenta de trabalho. Em 2023, os Estados estarão autorizados a praticarem a isenção do IPVA para as motocicletas até 170 cm³ – como o imposto é estadual, a decisão de conceder ou não a redução será dos governadores.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: