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As concessionárias brasileiras da Lexus, a divisão de luxo da Toyota, deram início às vendas do novo sedã ES 300h, ao preço de R$ 349.990. Disponível nas cores Branco Sônico, Cinza Cromo, Cinza Titanium, Prata Iridium, Preto Grafite, Vermelho Coral e Azul Royal, o sedã grande traz como principais novidades a grade frontal com padrão em “L” e acabamento cromado, o infoentretenimento com tela de LCD e o sistema de saída de faixa “Lexus Safety System”. O ES é oferecido no mercado brasileiro desde 2012. Em 2018, a configuração híbrida desembarcou no país, fazendo da Lexus pioneira ao anunciar um portfólio 100% eletrificado.

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A linha 2022 do ES 300h é equipada com motor a gasolina 2.5 aspirado de ciclo Atkinson, quatro cilindros, 176 cavalos de potência e 22,1 kgfm de torque combinado a um elétrico compacto, gerando um total de 211 cavalos de potência. É o mesmo “powertrain” do Toyota RAV4 com um pouco menos de força. O carro tem tração integral gerenciada eletronicamente e fornece força para cada eixo conforme a necessidade. A transmissão Hybrid Transaxle é do tipo CVT sem marchas simuladas, ou apenas uma. Segundo a marca japonesa, o novo ES 300th acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e pode chegar a 180 km/h. O sedã tem 4,97 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,44 metro de altura e longos 2,87 metros de distância de entre-eixos.

No ES 300h, a Lexus aplica em cada detalhe a qualidade artesanal que só os Takumis, os mestres artesãos da marca, conseguem imprimir. Com acabamento em couro no volante e na manopla de transmissão, partes em couro ecológico nas portas, no painel e console central, o interior do ES 300h é, de acordo com a fabricante, um convite ao requinte. O banco do motorista dispõe de regularem elétrica com dez posições, enquanto o do passageiro da frente tem oito. No quesito tecnologia, a tela de TFT colorida de 7 polegadas tem computador de bordo com as informações de condução, pressão dos pneus, áudio, navegação GPS, assistente de direção, indicação de mensagens de alerta e configurações. O motorista tem à disposição ainda o Head Up Display, que projeta as mesmas informações diretamente no para-brisa.

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Conforme a Lexus, a conectividade do novo ES 300th é um espetáculo à parte. Dotado com uma tela de LCD de 12,3 polegadas “touschscreen”, o multimídia conta com sistema de navegação, TV Digital, Wi-Fi (P2P Mode), rádio AM/FM e conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Com interface mais simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão o Google Maps, o Waze, o Spotify, o Apple Music e o WhatsApp, com funções de chamada e mensagens de texto originais de cada sistema.

Na segurança, o ES 300h 2022 tem dez airbags – dois frontais, quatro laterais (motorista e passageiros dianteiro e traseiros), dois do tipo cortina e dois de joelho para o condutor e o carona –, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,  monitor de visão panorâmica – mostra o veículo simulando uma imagem vista de cima –, auxiliar de ponto cego, sistema Isofix para fixação de assento infantil e dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo.

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O sedã de luxo japonês é dotado de tecnologias de segurança ativa para auxiliar o motorista. São elas o Sistema de Saída de Faixa (LTA) – pode ser acionado pelo condutor e entrar automaticamente em ação emitindo sinal sonoro e vibração no volante e corrigindo o curso sempre que forem ultrapassadas as marcações da pista se as setas não forem ativadas –, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância segura em relação ao carro da frente – o Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) – ativa o sistema de frenagem quando observa uma situação de perigo – e o Farol Alto Automático (AHB) – apaga a luz alta automaticamente para evitar o ofuscamento do motorista do sentido contrário.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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