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Voltando à boa fase

As fabricantes de motocicletas produziram 569.598 unidades nos cinco primeiros meses deste ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o volume é 22,9% maior que o registrado no mesmo período de 2021 (463.413). Esse é o melhor resultado para o intervalo desde 2015, quando 580.607 motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus (PIM). Na comparação mensal, o resultado também é positivo: em maio, foram produzidas 129.781 motocicletas, alta de 15,2% na comparação com abril (112.678) e de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado (103.792).  “Estamos conseguindo atingir os patamares planejados de produção para alcançar nossa meta de crescer 7,9% neste ano em relação a 2021. Apesar de registrarmos crescimento de quase 23% na comparação com janeiro a maio do ano passado, temos de lembrar que naquele período fomos fortemente impactados pela pandemia do coronavírus”, explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. No acumulado do ano, as vendas no varejo totalizaram 515.724 unidades, alta de 25,6% em relação ao mesmo período de 2021 (410.474). Em maio, os emplacamentos de motocicletas registraram o melhor resultado do ano. Foram licenciadas 133.344 unidades, volume 23,8% superior ao de abril (107.707) e 20,8% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (110.376). Esse também foi o maior volume de licenciamentos registrados desde janeiro de 2014 (133.632 unidades) e o melhor desempenho para o mês desde 2012 (149.871).

Elétricas de aluguel

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  A startup E-moving e a Watts Mobilidade, do grupo Multilaser, anunciaram uma parceria para oferecer a locação de motos elétricas para o mercado B2B (business-to-business) – ou seja, diretamente para empresas e não para pessoas físicas. O modelo utilizado é a W125, moto rival da Voltz EVS. As assinaturas custam a partir de R$ 699 em um contrato mínimo de 12 meses. A princípio, o serviço está disponível na cidade de São Paulo e está aberto para reserva. Em breve, a E-moving planeja expandir a disponibilidade para outras capitais. A W125, com motor de 3 mil watts, pode rodar até 150 quilômetros com duas baterias. “Nosso objetivo é incentivar as empresas a trocarem suas frotas de motos convencionais. E já estamos colhendo bons frutos. Acabamos de selar um grande negócio com a empresa de logística Last Mile, com foco em entregas sustentáveis. A primeira locação foi de 1.300 unidades”, comemora Gabriel Arcon, CEO da E-Moving.

Confirmada

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A Triumph confirmou a chegada da Bonneville Speedmaster ao Brasil para o segundo semestre. A moto mescla elementos da T120 e da Bobber e é movida pelo motor bicilíndrico de 1.200 cm³ que equipa outros modelos da família Bonneville, como o T120, o Speed Twin e o própria Bobber Black. A Speedmaster entrega potência máxima de 78 cavalos e 10,8 kgfm de torque e está acoplada a um câmbio de 6 velocidades. Uma das características da Speedmaster é o escape duplo cromado em posição baixa. Suas rodas são de 16 polegadas e o pneu dianteiro é mais largo do que o utilizado em outros modelos da gama Bonneville. O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros e os freios são a disco tanto na frente quanto atrás. Apesar do estilo clássico, a Triumph Bonneville Speedmaster investe na tecnologia embarcada, com dois modos de pilotagem (“Road” e “Rain”), controle de tração desligável, controle de cruzeiro, freios ABS, e iluminação full-led.

Primeiro na matriz

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A Yamaha revelou imagens e informações sobre a nova X-Force 155, que será comercializada somente no mercado japonês – pelo menos por enquanto. A nova scooter está equipada com um novo quadro, controle de tração, ABS e Bluetooth para conexão com smartphone via aplicativo Y-Connect. O motor é um monocilíndrico refrigerado a água, com 155 cm³ e tecnologia Blue Core. Ele tem mecanismo de válvula variável VVA, sistema de controle de tração e um sistema de arranque que aciona silenciosamente o motor. O espaço de armazenamento sob o banco tem capacidade de 23,2 litros – comportando um capacete aberto –, além de uma porta USB para carregar dispositivos eletrônicos. A scooter X-Force 155 será oferecida no Japão em quatro cores: azul fosco, branco perolizado, preto metálico e verde fosco.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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