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Vai longe

            Após o lançamento no mercado europeu do eActros para transporte de distribuição pesada, em 2021, a Mercedes-Benz está avançando sistematicamente com a introdução de modelos elétricos a bateria adicionais para este e os próximos anos. Variantes dos modelos eActros 300 e eActros 400 estão em desenvolvimento, e os primeiros protótipos do caminhão eActros LongHaul entrará em fase de testes. Com autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria, o eActros LongHaul está programado para estar pronto para produção em série em 2024. Os primeiros protótipos do caminhão de 40 toneladas já estão em testes internos, e a Mercedes-Benz planeja iniciar os testes do e-truck em vias públicas este ano. O eActros LongHaul permitirá o carregamento de alto desempenho – o chamado “carregamento de megawatts”. Outra novidade da marca da estrela de três pontas é o caminhão leve urbano eEconic, que está programado para sair da linha de produção na fábrica de Wörth como o segundo veículo de série totalmente elétrico. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos neutros em CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.

Negócios do Caribe

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       A República Dominicana é o novo destino da família de caminhões Delivery. O modelo mais vendido no Exterior pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em 2021 chega ao país caribenho. O Delivery 9.170 marca a estreia da família de caminhões neste mercado para complementar o portfólio, que já conta com a linha Constellation, e faz parte da estratégia de internacionalização da marca. Ela vem fortalecendo sua posição na América Central nos últimos cinco anos em um cenário bastante competitivo e desafiador. “O volume de negócios na República Dominicana é crescente e estamos confiantes de que o Delivery chega para fazer a diferença na nossa atuação no país”, destaca Giulianno Gregorio Nasi, supervisor de Vendas e Exportação da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Capacitação para o futuro

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       A multinacional gaúcha de encarroçamento de ônibus Marcopolo amplia a sua capacidade para desenvolver e fornecer ônibus movidos a combustíveis renováveis e de emissão zero. A Volgren, empresa pertencente à Marcopolo S.A. e maior produtor de ônibus da Austrália, assinou acordo com a Wrightbus, fabricante irlandesa de ônibus e líder de mercado com tecnologia em hidrogênio na Europa e no Reino Unido, para desenvolver e lançar no mercado australiano ônibus movidos a célula de combustível de hidrogênio. Os primeiros ônibus Volgren-Wrightbus deverão estar prontos no início de 2023. Os veículos serão os primeiros ônibus a hidrogênio na Austrália a serem construídos por uma fabricante local em parceria com tecnologia europeia de célula de combustível.

Atratividade tecnológica

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       A Expresso Princesa dos Campos, empresa paranaense de transporte de passageiros e de encomendas, adquiriu 14 Volvo B450R+ e 16 B340R+ para operação nas suas rotas intermunicipais no Paraná. Na Princesa dos Campos, mais de 80% dos ônibus são Volvo. Com as novas unidades, a empresa consolida uma frota de 267 veículos com idade média de seis anos. Da nova geração de chassis rodoviários Volvo, lançada no final do ano passado, um dos novos modelos da Princesa dos Campos vem equipado com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca, que a marca sueca apresentou em 2019 agregando novidades e avanços desde o lançamento. O SSA oferece recursos como o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, com radar e câmera que monitoram veículos e obstáculos à frente por meio de aviso sonoro e visual. Tem também o Aviso de Mudança de Faixa, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas. Outros recursos são o Sinal de Alerta no Para-brisa (uma barra vermelha de luzes de leds projetada no vidro frontal avisando o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo), o Piloto Automático Adaptativo (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura) e o Assento Vibratório (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca). “A Volvo está na vanguarda de segurança veicular. Os recursos do SSA ajudam as empresas a reduzir riscos e perdas com acidentes”, avalia Thiago Vieira, gerente Regional de Vendas da Volvo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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