Segue no embalo
Após anunciar aumento de 78% nas vendas no Brasil no primeiro trimestre de 2022, o que resultou em uma participação de mercado de 10,8%, a Iveco comemora o recorde de “market share” da marca na América Latina: 12,8%. A Argentina registrou no mesmo período 25,8%, e nos mercados importadores houve crescimento de 344% em volume de vendas. O resultado se deve ao planejamento da marca para ampliar a presença na região, que é estratégica para a operação global do Iveco Group. Recentemente, a Iveco relançou a marca no Chile e no Peru, completando assim 160 pontos de atendimento na América Latina. “Esse é um momento muito importante para a Iveco, e isso não é uma conquista somente do Brasil e da Argentina. Temos um crescimento sustentável em todos os países. Esse é um avanço grandioso”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Tecnologia que aproxima
Para ampliar as aplicações da indústria 4.0 em sua operação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus introduziu em seus processos uma nova ferramenta de realidade virtual para executar análises de manufatura, acelerando processos de desenvolvimento e reduzindo os custos. Por meio de um software que tem interação com óculos 3D e joystick, os empregados podem agora fazer simulações de montagem de forma virtual, antes mesmo de existir um protótipo físico. O conceito também avalia eventuais necessidades de ajustes no projeto de forma mais ágil. A realidade virtual já é aplicada em treinamentos da montadora, que investe em outras tecnologias para acelerar sua resposta ao mercado. No Centro Técnico de Garantia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, óculos de realidade aumentada aumentam a conexão entre a fabricante e seus fornecedores, mantendo-os próximos, mesmo virtualmente, e permitindo agilidade em todos os processos. “As ferramentas de realidade virtual impactam significativamente a produtividade. Com elas, as análises de manufatura podem ser feitas sem a efetiva montagem do veículo, o que resulta na diminuição do tempo de avaliação e, consequentemente, no custo. Com a ajuda desses equipamentos, podemos melhorar nossos processos para o desenvolvimento de produtos mais inovadores”, comenta Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Faz o caminho
A Volare, unidade de negócios voltada a micro-ônibus da encarroçadora gaúcha Marcopolo e líder em vendas no segmento no Brasil, forneceu 70 novos Attack 8 4×4 para a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, onde farão parte do Programa Caminho da Escola. Os 70 micro-ônibus atendem à configuração ORE 1 4×4 e têm dispositivo de acessibilidade do tipo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), capacidade para 31 passageiros sentados em poltronas tipo sofá 3×2, tacógrafo, passa-balsa traseiro, meia parede em tubo, porta-mochila e porta-pacotes. Os modelos fornecidos são adequados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona rural, em vias pavimentadas ou não, em condições de difícil trafegabilidade. “Este é mais um importante fornecimento que conquistamos como parte do programa Caminho da Escola, do qual somos um dos principais fornecedores, sobretudo de modelos com tração 4×4. Essas unidades colaborarão, além da modernização de frota, com a formação de jovens em diferentes municípios do Paraná, que tem extensa área rural”, comemora Sidnei Vargas, gerente-comercial da Volare.
Negócios com vizinhos
A Transporte e Turismo Transcatto, de Maravilha (SC), tem novidade em sua frota. A encarroçadora catarinense Busscar, com sede em Joinville, acaba de entregar um Vissta Buss 360, primeiro ônibus rodoviário da marca adquirido pela empresa. O Vissta Buss 360 oferece apoio de braço, pernas e pés, ar-condicionado, sanitário, tomada para entrada USB, geladeira e poltronas classe leito turismo. “Esta é a primeira compra rodoviária da Transcatto conosco e tenho certeza que não será a última”, torce Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: