Divulgação

A BMW promete promover mudanças significativas no Série 3. A nova edição do sedã esportivo, sucesso mundial há mais de 45 anos, e a Touring, apresentada pela primeira vez há 35 anos – será lançada em julho de 2022. Segundo a marca bávara, a nova geração será mais tecnológica, moderna e atraente, tanto na versão clássica sedã quanto na Touring – lamentavelmente, a station wagon continua fora dos planos da fabricante para o mercado brasileiro. Nas versões fabricadas na Alemanhã da nova geração, a marca alemã revela que a dianteira terá conjuntos ópticos totalmente redesenhados, assim como a famosa grade de “rim duplo”. As rodas e as lanternas ganharam novo tamanho e configurações.

Divulgação

De acordo com a engenharia da BMW, a grande revolução será promovida no interior. O novo Série 3 passará a ser equipado com o BMW Live Cockpit Professional, com uma grande tela curvada, composta por duas conjugadas de 12,3 e 14,9 polegadas, que rodarão o Sistema Operacional 8 com uma farta quantidade de informações exibidas de maneira atraente e intuitiva. Similar ao sistema do BMW iX, a novidade promete revolucionar o cockpit do Série 3. Equipado com todos os assistentes de direção disponíveis na BMW, o novo Série 3 será compatível com conexão 5G nos mercados onde exista a infraestrutura. A nova geração do Série 3 chegará em breve aos mercados mundiais, incluindo o Brasil.

Divulgação

Entre outras características do BMW Série 3 está a ampla gama de sistemas de acionamento disponíveis. Motores de combustão interna altamente eficientes com tecnologia BMW TwinPower Turbo e eletrificação na forma de híbrido plug-in e tecnologia híbrida leve de 48V alcançarão um equilíbrio fino entre prazer de dirigir e economia de combustível. O novo Série 3 sedã poderá ser encomendado em três variantes híbridas plug-in. Além disso, quatro motores a gasolina e quatro a diesel com quatro ou seis cilindros serão oferecidos nos dois tipos de carroceria. A nova linha incluirá uma unidade a gasolina de quatro cilindros com um coletor de escape integrado à cabeça do cilindro e um sistema de turbocompressor atualizado para aumentar a entrega de potência.

Divulgação

Liderando a gama de motores estarão dois modelos BMW Performance da BMW M GmbH com características esportivas. Isso significa que o BMW Série 3 cobrirá uma faixa de potência de 110 kW (170 cavalos) a 275 kW (425 cavalos). A tecnologia híbrida leve trará uma resposta particularmente rápida e maior eficiência ao motor a gasolina de seis cilindros em linha e às quatro unidades a diesel. Todos os motores do novo Série 3 estão ligados a uma transmissão Steptronic de 8 velocidades como padrão. Seu caráter esportivo é reforçado pelos “paddles shifts” de série no volante. Disponível como opção estará uma transmissão Steptronic Sport de 8 marchas, que, de acorco com a BMW, se destacará por sua dinâmica de mudança particularmente acentuada, fornecendo uma função de controle de tração suplementar. O BMW xDrive será padrão nas versões topo de linha. O sistema inteligente de tração integral também poderá ser encomendado como opção para duas das variantes a gasolina, duas a diesel e os modelos híbridos plug-in.

Divulgação

A nova edição do sedã e a Touring será produzida na fábrica do BMW Group em Munique, enquanto o novo Série 3 sedã será montado ainda em San Luis Potosí, no México. Uma variante do sedã desenvolvida especificamente para o mercado chinês será construída na fábrica de Tiexi em Shenyang, operada pela joint venture BMW Brilliance Automotive (BBA). As configurações produzidas em Araquari (SC) – especialmente a 320i, a mais vendida no país – também ganharão a nova “roupagem” do Série 3. A gama de cores externas será expandida para incluir o Skyscraper Grey e a M Brooklyn Grey, ambas metalizadas, como parte do pacote M Sport. Os acabamentos de pintura especial metalizadas Individual Frozen Pure Grey e Frozen Tanzanite Blue também foram adicionados à gama. E os clientes poderão escolher entre uma seleção de cerca de 150 acabamentos de pintura especial BMW Individual adicionais.

Diversos sistemas de direção e estacionamento automatizados estarão disponíveis para elevar o conforto e a segurança do novo Série 3. O equipamento de série inclui o alerta de colisão frontal com intervenção de frenagem de emergência e detecção da presença de ciclistas, outros veículos e pedestres, o Cruise Control com função de frenagem, a exibição de limite de velocidade com indicador de não ultrapassagem e o alerta de saída de faixa. Como opcionais estarão o aviso de mudança de faixa, o BMW Head-Up Display e Driving Assistant Professional, com o Active Cruise Control com função stop&go, o monitoramento de rota e a detecção de semáforos. Entre as funções oferecidas pelo assistente de estacionamento opcional estará a câmera de ré. O Parking Assistant Plus – com o Park View, o Panorama View e o Remote 3D View – e o BMW Drive Recorder também estarão disponíveis como opcionais.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA