O novo Range Rover Sport foi apresentado ao mundo em grande estilo, com a Land Rover submetendo o SUV às torrentes de água da Barragem de Karahn, na Islândia. A terceira geração de luxo e alta performance é considerada a mais tecnológica da família de carros britânica lançada em 2006. O novo Sport foi concebido sobre uma plataforma modular longitudinal da Land Rover (MLA-Flex). Uma opção de propulsão completamente elétrica estará disponível em 2024. A Land Rover disponibiliza o novo Sport com opções de motores 3.0 biturbo híbridos plug-in com seis cilindros em linha. Na “opção de entrada”, pode gerar 359 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque na versão P360 SE, partindo de US$ 84.350 (cerca de R$ 425 mil). Na configuração colocada imediatamente acima, a P400 SE Dynamic, o mesmo propulsor tem 400 cavalos e 56 kgfm, com preço de US$ 91.350 (R$ 462.231). A “top” de linha com o motor de seis cilindros, a P440e Autobiography, entrega 440 cavalos e 85,5 kgfm de torque, a US$ 105.550 (R$ 534.083). A fabricante britânica garante uma autonomia 100% elétrica de 77 quilômetros graças ao motor alimentado por baterias de 31,8 kWh. O PHEV (híbrido plug-in) pode acelerar de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. Mas o novo Sport tem uma “usina” ainda maior, na configuração P530 First Edition, com um 4.4 V8 sobrealimentado por dois turbos, com 530 cavalos de potência e 76,4 kgfm de torque, ao preço de US$ 122.850 (R$ 622 mil). Segundo a fabricante, a aceleração até os 100 km/h nesse caso é feita em 4,3 segundos com o Dynamic Launch (modo de arrancada). Todos os propulsores utilizam transmissão automática de 8 velocidades e tração integral.
Em um interior luxuoso, o Range Rover Sport 2023 tem uma tela do multimídia curva, flutuante e de alta resolução com 13,1 polegadas acoplada ao software Pivo Pro da Land Rover. Diretamente na linha de visão do motorista, existe um painel de instrumentos com tela de 13,7 polegadas, com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e carregamento de 15W. A nova arquitetura permite atualizar os 63 módulos eletrônicos pela internet. O novo Sport traz de fábrica sistema de som Meridian, com 29 alto-falantes como opcionais. O design minimalista do novo Range Rover Sport também foi levado para seu interior. O conjunto abrangente de ferramentas dinâmicas busca conferir uma experiência ao volante mais atrativa com base na arquitetura robusta da plataforma MLA. E a gama de tecnologias do sistema de controle do chassi integrado visa proporcionar respostas e agilidade intuitivas.
O Vetor Dynamic Response Pro monitora permanentemente as quatro rodas com um diferencial eletrônico ativo por meio de programas configuráveis. O Dynamic Response Pro é um sistema eletrônico de Controle Ativo de Rolamento de 48 V que pode aplicar um torque de até 14,2 kgfm em cada eixo para proporcionar uma experiência de condução e novos níveis de controle da carroceria e agilidade nas curvas. O esterçamento das quatro rodas foi desenvolvido para conferir uma ampla capacidade de manobra à baixa velocidade, assim como maior estabilidade em ritmo mais forte. A suspensão pneumática dinâmica incorpora molas selecionáveis pela primeira vez no Range Rover Sport. O sistema inteligente serve para aumentar as opções de suspensão ao ajustar a pressão para proporcionar conforto ou direção flexível das molas pneumáticas. Para gerenciar tudo isso, o veículo monitora a capacidade de resposta a sua frente usando os dados de navegação eHorizon para se preparar para a forma mais segura de contornar curvas ou obstáculos do caminho.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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