Depois que a antiga Partner, com projeto de mais de duas décadas, saiu de linha no final de 2021 por não ser adequada às normas brasileiras de emissões prescritas pelo Proconve L7, a Peugeot ficou sem produto no segmento de furgonetas. Em lugar de desenvolver uma nova geração do modelo, um processo demorado e dispendioso, a marca francesa optou por “pegar emprestada” a arquitetura da campeã de vendas entre as furgonetas há quase três décadas: a Fiorino, da Fiat. A Peugeot e a Fiat fazem parte da Stellantis, grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional com base nos Países Baixos e que controla 14 marcas de automóveis. Assim, a Partner Rapid chega às concessionárias brasileiras ainda em maio para se tornar o primeiro Peugeot alinhado à plataforma Stellantis. O novo modelo complementa a linha de VUL (Veículos Utilitários Leves) da Peugeot, que já oferece os furgões Boxer e Expert e sua versão elétrica e-Expert. Os preços da Partner Rapid partem de R$ 101.390 na versão de entrada Business e chegam aos R$ 106.090 da topo de linha Business Pack – mesma faixa de preços praticada pela Fiorino.

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            Produzida na fábrica da Stellantis na cidade mineira de Betim, além da plataforma e da carroceria, a Partner Rapid adota o mesmo “powertrain” da Fiorino, na qual o motor 1.4 Fire Evo flex trabalha em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas, que foi preparado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). O propulsor desenvolve 86 cavalos com etanol e 84 cavalos com gasolina e 12,2 kgfm e 11,8 kgfm, respectivamente – os mesmos números obtidos pela Fiorino.

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            Em termos estéticos, as diferenças da Partner Rapid em relação à Fiorino são pontuais. Os faróis afilados recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e capô, formando uma assinatura complementada por luzes de rodagem diurnas integradas aos auxiliares de neblina e o logotipo do leão posicionado no centro da grade frontal – diferenciada em relação à da Fiorino. Na lateral, a moldura de porta, que protege a carroceria de pequenas batida, recebe a inscrição “Rapid”. A denominação Rapid já é adotada na versão de exportação da Fiorino para alguns mercados da América Latina, onde o modelo é comercializado como ProMaster Rapid, com a assinatura da Ram. O borrachão lateral com a inscrição “Rapid” é exatamente o mesmo da versão exportada com a marca Ram. Os repetidores de piscas integrados aos retrovisores são item de série da Partner Rapid. As rodas são de 14 polegadas, com calotas integrais e identificação Peugeot. Na traseira, que dá acesso ao compartimento de carga, é possível encontrar, novamente, o logotipo da marca do leão e o monograma “Partner”. No interior, o motorista encontra um cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante ostenta o logotipo do leão e conta com regulagem de altura de série. A Partner traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com sistema One Touch, pré-disposição para rádio, protetor de cárter e chaves canivete com acionamento​ do alarme. Os compartimentos internos somam 18,5 litros de volume – há inclusive um espaço pensado para comportar maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas, com iluminação própria. 

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            O compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 quilos, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes e abertura de até 180 graus ​das portas​. Em termos de equipamentos de segurança, o novo utilitário oferece de série controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca e as luzes de freio, avisando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras), Hill Assist para ajudar nas saídas em rampas e vias íngremes e faróis de neblina com DRL integrado. A marca do leão ampliou os benefícios da iniciativa ao cliente profissional criando o Peugeot Total Care Pro, que promete assegurar uma cobertura de serviços de pós-venda mais completa. Para a nova fase, a Peugeot garante que o cliente não pague pelo valor da mão de obra caso não fique satisfeito com o serviço feito em seu veículo.

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            No acumulado de 2022, de janeiro a abril, a Peugeot registrou alta de 17% em volume de vendas do mercado de Veículos Utilitários Leves, comparado ao mesmo período de 2021. Atualmente, a marca tem 7,4% de participação no segmento. Na avaliação da Peugeot, esse é um nicho que tende a continuar com crescimento este ano, estimulado pelo aumento do trabalho autônomo e pela movimentação de pequenas cargas nos centros urbanos.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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