O novo utilitário esportivo EQS é o terceiro modelo da Mercedes-Benz a utilizar uma arquitetura totalmente elétrica e se junta aos sedãs EQS e EQE, apresentados recentemente na Europa. Segundo a marca alemã da estrela de três pontas, a proposta do novo modelo é oferecer muito espaço, conforto e conectividade para até sete passageiros em um interior luxuoso e vanguardista. Graças aos poderosos motores elétricos, tração nas quatro rodas 4Matic e o modo de condução “Off-Road” inteligente, o EQS SUV é capaz de enfrentar muitos desafios em vários tipos de terrenos. O modelo terá três configurações. O “básico”, o 450+, utiliza apenas um motor acoplado ao eixo traseiro, com 360 cavalos de potência e 57,9 kgfm de torque. Depois, vem o 450 4Matic, com um motor em cada eixo, com os mesmos 360 cavalos mas com 81,9 kgfm de torque. Apesar dos dois motores, a Mercedes preferiu manter a mesma potencia da versão 450+ e priorizar o rendimento do conjunto de baterias. Com isso, a limitação da potência combinada torna a recarga mais rápida e potente. Já na versão topo de linha, a 580 4Matic, são 543 cavalos de potência e 87,5 kgfm, com autonomia de 660 quilômetros de acordo com o ciclo europeu WLTP – o mais completo.
O EQS SUV compartilha a grande distância de entre-eixos (3,21 metros) com o EQS sedã, no entanto, é 20 centímetros mais alto. As medidas internas se beneficiam das dimensões externas criando um design que combina aerodinâmica e funcionalidade na nova plataforma de veículos elétricos da marca. A segunda fila de bancos pode ser ajustada eletricamente, abrindo espaço para a colocação de até quatro bolsas de golfe no porta-malas. Uma terceira fila com dois bancos individuais amplia a capacidade de ocupantes do modelo. O sistema de atualizações remota “over-the-air” (OTA) foi expandido. Com ele, vários equipamentos e sistemas como Trailer Maneuvering Assist (assistente de condução com trailer), MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou o sistema de realidade aumentada podem ser ativados até depois da compra do veículo. O EQS SUV será produzido de forma totalmente neutra em CO2 na fábrica de Tuscaloosa, nos Estados Unidos.
O chassi do EQS SUV tem um eixo “four-link” na dianteira e uma suspensão multi-link independente atrás. A suspensão pneumática AirMatic com amortecimento ADS+ continuamente ajustável é equipamento de série, podendo elevar a altura do veículo em relação ao solo. Em complemento aos modos “Eco”, “Confort”, “Sport” e “Individual”, as versões com dois motores (as 4Matic) contam com o “Off-Road”, especialmente para condução no fora-de-estrada. Além disso, o eixo traseiro direcionável tem um ângulo de esterço de até 4,5 graus, fornecendo muita manobrabilidade na cidade e agilidade na estrada. E, por meio de uma atualização via OTA, uma versão com ângulo de esterço na traseira de dez graus estará disponível opcionalmente.
Como todos os modelos da Mercedes, o EQS SUV tem célula de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e modernos sistemas de retenção. A versão europeia do utilitário esportivo elétrico é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a poder detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se uma pessoa na parte traseira não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico. Ainda no quesito segurança e bem estar a bordo, o EQS tem o Energizing Air Control Plus. O sistema, em sintonia com filtragem, sensores e o próprio ar-condicionado do carro, retém partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias que entram com o ar externo. O sistema de navegação do EQS SUV planeja a rota mais rápida e conveniente, incluindo paradas de carregamento, reagindo dinamicamente a engarrafamentos ou a uma mudança no estilo de condução. Isso inclui uma visualização no sistema de infoentretenimento MBUX se o estado de carga da bateria é suficiente para retornar ao ponto de partida sem recarregar. Estações de carregamento ao longo da rota previamente adicionadas têm preferência no cálculo da navegação. Com um software inteligente, o MBUX se adapta totalmente aos seus usuários e disponibiliza sugestões personalizadas de várias funções de infoentretenimento e conforto. Com o que é conhecido como a “camada zero”, mais aplicações importantes são sempre oferecidas no nível mais alto dentro do campo de visão, de acordo com situação e contexto. O destaque do interior é o MBUX Hyperscreen, uma tela grande e curva que abrange quase todo o painel frontal. Na Europa, o passageiro do banco da frente também pode assistir ao conteúdo dinâmico enquanto o veículo estiver em movimento. Isso ocorre porque o modelo conta com um bloqueio inteligente: se a câmera detectar que o condutor está olhando para a tela do passageiro, o sistema escurece automaticamente o conteúdo ampliando a segurança durante o uso.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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