A General Motors do Brasil lançará em julho a linha 2019 da Chevrolet Spin. Antes do lançamento, antecipou imagens e informações da versão Activ. A Spin aventureira virá completamente reformulada por dentro e por fora, além de trazer algumas atualizações mecânicas. Lançada em 2012 para substituir a um só momento dois monovolumes, Meriva e Zafira, a Spin logo caiu no gosto popular. Tanto que a minivan com estilo inusitado virou uma espécie de “queridinha dos taxistas” das grandes metrópoles do país, uma vocação embalada pelo bom espaço interno e pelo generoso porta-malas. Nos últimos anos, o modelo tem mantido uma média de vendas de 2 mil unidades mensais.
Duas novidades chamam imediatamente a atenção na revelada versão aventureira da Spin. Primeiro, o estepe não vem mais pendurado na tampa do porta-malas – uma solução para ressaltar a estética “off-road” que está caindo em desuso e foi abandonada por diversos modelos. A segunda novidade é que a versão Activ agora vem com sete lugares – na primeira geração, era oferecida apenas em configuração de cinco passageiros. Menos evidente que as anteriores, outra novidade da linha 2019 da Spin foi antecipada com a revelação dos detalhes da configuração Activ. O terceiro banco de passageiros agora é montado sobre um trilho e pode ser movimentado para frente e para trás, alterando substancialmente a capacidade do compartimento de carga.
Para ter uma performance digna da proposta aventureira, a Spin Activ precisava de uma recalibragem no “powertrain”. E teve. Equipada com o motor bicombustível 1.8 Eco de 111 cavalos abastecido com etanol e 17,7 kgfm de torque, associado à transmissão automática de seis velocidades, a versão teve um ajuste que deixou as trocas de marchas mais lineares, usando ao máximo o torque alto. De acordo com a General Motors, o modelo faz de zero a 100 km/h em 11,3 segundos. Segundo dados do Inmetro, a configuração consome na cidade 10,3 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol e na estrada 12 km/l e 8,3 km/l, com o combustível fóssil e o reciclável, respectivamente. Para a economia do bolso, colaboram a sexta marcha e a grade ativa do radiador, um sistema que abre e fecha as aletas horizontais da grade conforme a velocidade do veículo.
A Spin Activ não tem um desenho tão diferente em comparação as suas irmãs de linha, mas teve atenção da fabricante norte-americana nos detalhes. Os ângulos da carroceria seguem aos da nova família de utilitários esportivos da Chevrolet, como Equinox e Tracker. Na frente, o capô está mais inclinado, colaborando com o coeficiente aerodinâmico. Os faróis são mais afilados e têm máscara negra e luz de condução diurna em leds, formando um conjunto mais harmônico com o para-choque. Para realçar a aparência “off-road”, que é a razão de existir das versões aventureiras, a Activ tem uma moldura Dark Chrome na grade do radiador. Nas laterais, chamam a atenção elementos estéticos e funcionais nas portas, nas soleiras, nos para-lamas e nas rodas com acabamento exclusivo de 16 polegadas.
A traseira foi reestilizada de cima para baixo, com um aerofólio saindo da parte superior da tampa do porta-malas. A área envidraçada tem contornos envolventes e as lanternas são alongadas e bipartidas. O estepe foi tirado da parte externa da porta de carga para o assoalho traseiro, o que torna mais fácil o acesso ao porta-malas e a visibilidade do motorista. Na capota, a Spin recebeu um rack em forma de U, que pode ganhar barras transversais para o transporte de pranchas de surfe ou bicicletas, por exemplo. “A Activ mescla características de vários segmentos para atender aos consumidores com necessidades diversas, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
O interior da Spin Activ mereceu aplicação de materiais mais nobres que os da versão anterior. O desenho dos painéis e consoles têm mais refinamento e combinam diferentes texturas e cores, assim como nos bancos com costura pespontada em tom vibrante para entrar em sintonia com a proposta da versão. Somam-se mostradores com mais qualidade, novo computador de bordo, quadro de instrumentos semelhante ao do Tracker, novas saídas do ar-condicionado, porta-luvas e moldura da central multimídia. Já os comandos dos vidros, das travas e dos retrovisores elétricos foram atualizados para privilegiar a ergonomia.
Como versão topo de linha da nova Spin, a configuração aventureira incorpora os mais avançados recursos de conectividade da fabricante, como a multimídia MyLink conectada ao Android Auto ou ao Apple CarPlay e o OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro – um sistema já conhecido no Equinox. A nova Activ tem as opções de cores Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Azul Old Blue Eyes e a inédita Amarelo Stone. O preço da versão ainda não foi anunciado pela Chevrolet.