Divulgação

Quando foi lançada, em 2015, a picape compacta estendida Renault Duster Oroch criou um conceito que se tornou um sucesso absoluto – só que nas mãos da concorrência! No ano seguinte, a Fiat atacou com a Toro, definindo o que seria um Sport Utility Pick-Up – ou picape originada de um utilitário esportivo, posicionada entre as compactas e as médias. Bem mais arrojada em relação à “primogênita” do novo segmento, a Toro tomou conta da nova categoria, relegando a Oroch a um quase ostracismo – poucos lembram dela quando pensam em comprar uma picape. Nos primeiros três meses de 2022, enquanto a Toro acumulou 10.913 emplacamentos, apenas 2.208 pessoas optaram por uma Oroch. Agora, a Renault tenta recuperar o tempo, contra-atacando com a Oroch 2023. A primeira medida foi a menos importante: a retirada do “Duster” – o SUV de origem – do nome da picape, ficando apenas o “Oroch”. A Renault do Brasil aposta mais forte no novo motor turbo 1.3 TCe Flex (presente somente na versão “top”), no design externo levemente repaginado, reforçando a robustez, no interior e novidades em tecnologias de conectividade, conforto e segurança.

Divulgação

A Oroch está disponível em três versões, todas produzidas em São José dos Pinhais (PR), começando pela configuração de entrada Pro com preço de R$ 105.800, a intermediária Intense a R$ 111.300 – ambas com o velho 1.6 SCe Flex aspirado com câmbio manual de 6 marchas – e a topo de linha Outsider a R$ 137.100, com o 1.3 turbo TCe Flex, acoplado ao CVT X-Tronic de 8 velocidades. “A Oroch 2023 é a picape para chamar trabalho, viagens, aventuras e tudo mais que o cliente precisar. Inovadora desde seu lançamento, a Oroch chega ao mercado com uma gama completa de versões para diferentes perfis de consumidores”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.

Divulgação

O 1.3 turbo é um motor global da marca francesa, que equipa modelos da alta gama em vários países. Produzido na Espanha, o propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil quilômetros de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades fabricadas. Todo o desenvolvimento da versão bicombustível ficou a cargo da equipe de engenheiros do Renault Tecnologia Américas (RTA), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. O motor tem 170 cavalos de potência à 5.500 rotações por minuto e 27,5 kgfm de torque de 1.600 e 3.750 rpm. Desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, esse conjunto motriz, também adotado no Captur e no Duster Iconic, traz como características – segundo a marca francesa – um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Divulgação

O propulsor tem um turbocompressor com pressão máxima de 1.4 bar controlada por uma wastegate comandada eletronicamente, cabeçote em formato delta, duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote, bronzinas de polímero metálicas e injeção direta de combustível. O motor é combinado com o câmbio automático CVT X-Tronic de 8 marchas, que, de acordo com a Renault, garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso. Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio, bastando posicionar a manopla à esquerda para o motorista assumir o controle. Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema start&stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Com essa combinação, a Oroch Outsider tem uma aceleração de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade final de 189 km/h. Conforme o Inmetro, a picape “top” de linha, com gasolina, tem consumo na estrada de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, é de 7,8 km/l e de 7,4 km/l, respectivamente.

Divulgação

Já as duas versões iniciais da Oroch 2023 preservam o conhecido 1.6 SCe aspirado, com 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque. Com um novo escalonamento de marchas, a Oroch 1.6 passou a ter a aceleração até os 100 km/h em 11,8 segundos e uma máxima de 169 km/h. A Renault garante que a primeira marcha do câmbio manual ficou 9% mais curta, privilegiando a arrancada, principalmente com o veículo carregado, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa, reduzindo a rotação em 18% a 120 km/h, aumentando o conforto em condições de estrada.

A Oroch 2023 recebeu um pacote de segurança ativa para diferentes condições de rodagem em todas as versões do modelo. A picape é agora equipada com controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas (HSA), sistema anti-capotamento, freios ABS com BAS (Brake Assist System) – mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo – e pneus “verdes” de uso misto, para aprimorar o consumo.

Divulgação

Por dentro, a Oroch 2023 tem novos painel, laterais de porta, acabamento de bancos e tecnologias para conectividade e Easy Life para ampliar o bem-estar a bordo. O painel concentra as principais mudanças internas na picape, com novo design mais horizontal, saídas de ar retangulares e acabamento em prata fosco e botões de comandos posicionados ao centro. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor Laranja Corail no painel e nas costuras dos bancos. A Intense e a Outsider acrescentam a nova central multimídia de 8 polegadas flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay. Essas duas configurações receberam ainda retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A topo de linha Outsider inaugura outras tecnologias de conforto e comodidade, como o ar-condicionado digital automático, a câmera de ré, os sensores crepuscular e de chuva e a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 a 120 segundos para aumentar a segurança quando o motoristas sai do veículo. A nova Oroch traz de fábrica na Pro ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, alarme e airbag duplo. A versão Intense adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria. A “top” Outsider soma grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, faróis de milha auxiliares, grade no vidro traseiro, bancos com revestimento premium e rodas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA