Ampliação da jornada
Logo após o lançamento da Frontier 2023, apresentada na semana passada na Argentina, a Nissan anunciou outro movimento em seu plano de consolidação e crescimento no país vizinho. Um novo turno de produção terá início nos próximos meses na fábrica de Santa Isabel, na cidade de Córdoba. “Nos enche de orgulho ver como um projeto que começou há somente três anos se consolida fortemente agora. A abertura do novo turno na fábrica de Santa Isabel implica em mais unidades da Frontier para os mercados e mais oportunidades de trabalho na região”, afirma Guy Rodriguez, presidente e diretor-geral da Nissan América do Sul. Com o novo turno, a Nissan poderá duplicar sua produção na Argentina de 25 mil para 50 mil unidades por ano com o objetivo de atender não só o crescimento da demanda local como também para a exportação, especialmente para o Brasil. Em 2020, a fabricante oriental anunciou um investimento adicional de US$ 130 milhões (R$ 610 milhões) para renovar sua oferta de produtos.
Ainda patinando
Todos os índices apurados pelo balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) melhoraram em março, em especial os de produção. Mesmo assim, não foram suficientes para que o primeiro trimestre se aproximasse dos bons resultados do mesmo período do ano passado, quando ainda não havia tantos efeitos da crise global dos semicondutores. A produção de 184,8 mil unidades em março foi 11,4% superior à de fevereiro e 7,8% inferior à do mesmo mês de 2021. No acumulado do trimestre, a queda foi de 17%. A Anfavea também apresentou sua visão sobre a Medida Provisória 1.112, de abril, que instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários. “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil. Um caminhão de 30 anos em comparação a um de dez, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. Um benefício adicional é a retirada de circulação de veículos que poluem mais. Esses caminhões terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto”, ressaltou Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade que representa as montadoras com produção local.
De olho nos SUVs
Os utilitários esportivos estão entre os modelos mais populares do mercado e vêm apresentando crescimento de vendas nos últimos anos. Alinhada à demanda, a fabricante de lubrificantes Castrol, líder global em lubrificantes premium, desenvolveu um produto específico para os utilitários esportivos, o Magnatec SUV 5W-30 C3. O SUV é um tipo de veículo versátil, usado tanto em viagens curtas quanto em trajetos longos, enfrentando ainda o anda e para do trânsito nas grandes cidades, além de muitos serem legítimos off-road. “É justamente por ser tão versátil para as várias condições de uso que o SUV acaba exigindo mais do motor e do lubrificante. O Magnatec 5W-30 C3 oferece eficaz proteção contra o desgaste do motor em situações de serviço severo (carga pesada), atuando desde a sua partida, no trânsito e em trajetos curtos – aqueles em que o motor não chega a aquecer totalmente -, tendendo a gerar desgaste e diminuir sua vida útil”, explica Haydeu Queiroz, gerente-técnico da Castrol.
Acordo elétrico
A General Motors e a Honda anunciaram planos para expandir a parceria entre as duas empresas. O novo capítulo consiste no desenvolvimento em conjunto de uma inédita família de veículos elétricos mais acessíveis. Os carros terão como base uma nova arquitetura e serão equipados com baterias Ultium de última geração. As duas empresas estão trabalhando em conjunto para viabilizar a produção, a partir de 2027, de milhões de unidades da inédita família de veículos aproveitando as estratégias de tecnologia, o design e suprimento de ambas. “A GM e a Honda compartilharão o que têm de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, nos nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, afirmou Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. “A Honda está comprometida em alcançar sua neutralidade em carbono globalmente até 2050, o que exige a redução do custo dos veículos elétricos para tornar a posse dos EVs possível para o maior número de consumidores. A Honda e a GM aproveitarão essa colaboração tecnológica para ajudar a alcançar uma expressiva expansão no comércio de veículos elétricos”, complementou Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda.
Dieta vegana
De acordo com o marketing da Volkswagen, a nova Kombi é digitalizada, elétrica e… vegana! A última condição vem do processo de produção do ID. Buzz, utilizando alto grau de reciclagem, enquanto todos os componentes de seu interior resultam de materiais de origem não-animal. O uso de peças e acabamentos “politicamente corretos” estão por toda a parte da nova Kombi, a começar pelo aro do volante, feito de um material sintético que aparenta a mesma qualidade do couro e oferece até uma sensação semelhante, se espalhando pela forração dos bancos e do teto. O Buzz inclui componentes criados a partir de produtos reciclados. Entre eles está um tecido feito com fio chamado Seaqual de fibras com 10% de plástico e 90% de garrafas PETs recicladas. O interior minimalista da Kombi elétrica segue a linha da família ID. e se destaca pela praticidade dos elementos disponíveis para quem está a bordo. Um item especial é um porta-objetos modular, localizado entre os bancos dianteiros. Nele, dá para guardar laptop, cadernos, pranchetas, garrafas e outros objetos, podendo ser removido e recolocado no lugar.
Mão dupla
No futuro, quando os carros elétricos não estiverem sendo usados, poderão também retroalimentar a rede elétrica pública. Eles poderão atuar como usinas e ajudar a fornecer a chamada energia de compensação, para equilibrar as flutuações na rede elétrica. Em um teste prático feito pela Porsche, a operadora de energia elétrica TransnetBW e a empresa de consultoria Intelligent Energy System Services demonstraram que a energia elétrica de compensação pode ser armazenada nas baterias de alta tensão de carros elétricos. Cinco modelos Taycan foram conectados à rede elétrica por meio do Porsche Home Energy Manager, tanto em ambiente doméstico quanto em condições laboratoriais. “Se os veículos elétricos forem capazes de retroalimentar energia elétrica para a rede, contribuirão para a expansão e para uma maior adesão à própria mobilidade elétrica”, explica Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
Olho na revisão
Toda a chegada de um feriadão – como o da Páscoa – é sempre um momento para fazer uma manutenção e uma revisão geral no veículo. A seguradora HDI elenca algumas dicas importantes para os motoristas cuidarem de seu carro. “A maior parte de nossas estradas tem uma estrutura que dificulta o bom desempenho do automóvel, expondo o veículo a buracos e desníveis, por exemplo. Nesses casos, o seguro pode fornecer serviços e assistências básicas como guincho, chaveiro e troca de pneus. Mas o mais importante é a manutenção preventiva”, aconselha Carla Oliveira, diretora de Auto da HDI Seguros. E os itens mais urgentes na revisão são:
– Óleo do motor.
– Sistema de freios.
– Estado dos pneus e do estepe.
– Bom estado do triângulo de advertência, da chave de rodas e do macaco de elevação do carro.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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