Melhor de 3
A BMW apresentou no Salão de Paris a nova geração do Série 3. A silhueta básica permanece, mas trata-se de um carro completamente novo. O visual ficou mais agressivo e tecnológico, com muitos elementos estilísticos que remetem ao Série 5. O sedã ficou maior em todas as dimensões, incluindo a distância entre-eixos, que cresceu 41 milímetros, ampliando ainda mais o espaço interno. Adotando a nova plataforma modular da marca, o novo Série 3 está 55 quilos mais leve, e a estrutura está 50% mais rígida, mantendo a ótima distribuição de peso 50/50 em cada eixo. São duas opções de motores a gasolina, ambas de quatro cilindros, sendo a primeira com 184 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque para o 320i e a segunda com 258 cavalos e 40,8 kgfm para a 330i. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,2 segundos pela 320i e em 5,8 segundos pela 330i. O consumo médio de cada versão, segundo a fabricante, é de, respectivamente, 17,5 km/l e 17,3 km/l.
O interior foi todo redesenhado, ficando mais moderno e refinado. Há opção de painel de instrumentos completamente digital e central multimídia com tela de 10,3 polegadas, com operação por toque, gesto ou voz, além do seletor clássico do iDrive. O sistema tem um assistente virtual como a Siri da Apple, mas que, no caso da BMW, pode ser configurado pare receber o nome que o proprietário quiser. O pacote tecnológico é extenso e inclui uma série de assistentes à condução, em um claro ensaio rumo à futura condução autônoma. A lista de itens agrega alertas de colisão e pedestre, detector de aproximação de ciclistas, assistente de estacionamento e sensores de estacionamento de câmera de ré. Entre os opcionais há o controle ativo de velocidade, alerta de mudança involuntária de faixa de rolagem, alerta de ponto cego e tráfego cruzado. Por fim, existe o assistente de controle de direção e faixa, que mantém o carro na pista de rolagem correta. O novo BMW Série 3 tem previsão para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2019.
Mais que visual
Fora do mercado brasileiro, a nova geração do Hyundai i30 ganhou mais uma variante, a Fastback N. O estilo dinâmico, com traseira de inclinação suave, deixou o carro ainda mais bonito e alinhado com o apelo esportivo que caracterizam a linha “N” de veículos de alta performance da marca sul-coreana. Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina tem duas configurações, com potência de 250 e 275 cavalos, ambas com torque de 35,9 kgfm, que pode subir temporariamente para 38,5 kgfm com a ativação da função “overboost”. A pegada esportiva do carro é reforçada pela opção única de câmbio manual de 6 marchas. O comportamento do Fastback N muda de acordo com o modo de condução selecionado, totalizando cinco: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. A aceleração de zero a 100 km/h fica pouco acima dos 6 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. O Hyundai i30 Fastback N está sendo apresentado no Salão de Paris, no início deste mês.
Reforço na produção
A Toyota investirá R$ 1 bilhão na modernização da fábrica de Indaiatuba (SP) para a produção da nova geração do Corolla. O objetivo, além de preparar a linha para a montagem do novo sedã, é aumentar a capacidade produtiva da unidade, atualmente em 74 mil veículos por ano. O novo Corolla adotará uma nova plataforma modular global e também oferecerá versão hatchback, inédita no Brasil. Rumores indicam que uma versão híbrida poderá fazer parte da gama em futuro próximo. Outro rumor sobre a ampliação e modernização da fábrica de Indaiatuba envolve a possibilidade do Prius também ser produzido na planta, como resultado dos benefícios trazidos pelo novo regime automotivo brasileiro, o Rota 2030, que entrou em vigor em julho.
Luxo coreano
O Kia Stinger GT foi oficialmente lançado no Brasil, importado em versão única com preço de R$ 399.990. Para marcar a chegada do modelo ao país, a fabricante sul-coreana preparou uma série especial de 20 unidades numeradas, chamada “Launch Edition by Fittipaldi”, com preço de R$ 349.990. Vencedor de vários prêmios de “design”, o sedã é equipado com um motor 3.3 V6 biturbo de 370 cavalos de potência e 52 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é de 4,9 segundos e a velocidade máxima é 270 km/h. Um dos atrativos do Stinger é a oferta de tração traseira ou integral, reforçando ainda mais sua esportividade. A lista de equipamentos é digna de bons carros de luxo, incluindo sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, “head-up” display, assistente de estacionamento, recarga wireless para smartphone, faróis em leds, central multimídia com tela de 8 polegadas e bancos dianteiros aquecidos, dentre outros.
Adeus
A Ford encerrará a produção do Focus na Argentina em maio de 2019. Tanto a versão hatch quanto a sedã serão descontinuadas devido à baixa demanda. O segmento dos hatches médios foi um dos mais afetados pela ascensão dos SUVs e, para se ter uma ideia da penúria desse mercado, os cinco modelos disponíveis atualmente no Brasil somaram juntos apenas 1.015 emplacamentos no mês de agosto. A Ford vem se reestruturando mundialmente e, no início deste ano, havia anunciado que deixaria de produzir sedãs nos EUA, indicando também que tomaria medidas severas em relação à América do Sul.
Passagem livre
A cena é comum nas grandes cidades: os motoristas ouvem uma sirene e começam a se espremer para os lados a fim de liberar a passagem para a ambulância, que muitas vezes fica parada até que o caminho seja completamente desbloqueado. A Ford pretende ajudar no deslocamento de veículos de resgate com o desenvolvimento de uma tecnologia que permite criar um “corredor de emergência” em caso de acidentes. O dispositivo inclui um botão que, acionado pelo usuário, comunica a ocorrência de um acidente aos serviços de emergência e, ao mesmo tempo, avisa a ocorrência aos veículos que vem atrás, a fim de que o corredor seja formado. Uma tela no GPS dos motoristas avisados ajuda nas manobras necessárias para abrir a passagem. O sistema está sendo desenvolvido pela Ford alemã e poderá chegar ao mercado em alguns anos.
Parada segura
Um motivo de apreensão para usuários de GPS é a possibilidade do navegador direcionar o veículo para locais perigosos. E essa preocupação não vale apenas para nós, aqui no Brasil, pois a Mercedes-Benz está desenvolvendo nos EUA um sistema que mapeia locais perigosos a serem evitados. Por meio de um esquema de cores, o motorista é avisado sobre a segurança de se estacionar em certos locais, sendo verde para seguro, laranja para relativamente perigoso e vermelho para locais onde não se deve parar. Segundo Markus Ehmann, desenvolvedor de software da Mercedes, o sistema utiliza dados obtidos diretamente da polícia para evitar locais perigosos para estacionar. Apesar da iniciativa ser muito positiva, o recurso estará disponível em poucos locais, pois nem todos os países divulgam publicamente suas estatísticas policiais. A estreia da função no GPS dos veículos da marca está previsto para 2020.
Casamento por interesses
A Ford e a Volkswagen já anunciaram o interesse em formar uma parceria para desenvolvimento de novos veículos comerciais, incluindo vans e picapes. Segundo declarações de Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina, à Reuters, as conversas estão caminhando positivamente, e o anúncio oficial de uma atividade conjunta deve acontecer em 2019. Os rumores em torno dessa parceria crescem a cada dia, indicando que a Volkswagen teria uma variante da van Transit e que a nova geração da Amarok seria construída sobre a plataforma da Ranger. Em contrapartida, a Ford reduziria os custos de sua operação na América Latina, um dos grandes nós que a marca norte-americana precisa desatar para voltar a lucrar.
Apelo global
Os fabricantes chineses estão se esforçando para superar os pontos negativos atribuídos aos carros que produzem, entre os quais, a falta de originalidade do desenho. O mais recente movimento nesse sentido foi dado pela Chery, que inaugurará em janeiro um centro de design em Raunheim, nas proximidades de Frankfurt, Alemanha. O objetivo da empresa é se alinhar ao exigente padrão europeu de design e qualidade, na tentativa de conquistar o mercado automotivo global. Também como parte desse esforço, os veículos da Chery serão vendidos no Velho Continente sob a marca Exeed, reforçando o apelo de maior sofisticação dos produtos. A notícia pode ser importante para o Brasil, vez que a Chery, ao lado de seu novo parceiro comercial no país, o grupo Caoa, têm planos ambiciosos para o mercado nacional. Uma linha de produtos bem recebida na Europa teria grande chances de fortalecer o fabricante chinês também entre os brasileiros.
Lançamento simultâneo
A Volkswagen lançará o aguardado T-Cross em evento simultâneo para Alemanha, Brasil e Chile. A informação foi dada pelo chefe de design da empresa para a América do Sul, José Carlos Pavone, em entrevista à imprensa argentina. Derivado do Polo, o SUV será produzido em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2019, com início das vendas previsto para abril. O T-Cross nacional será maior que o modelo global, com distância entre-eixos igual à do Virtus, de 2,65 metros. A gama de motores é composta pelo 1.6 MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI, com opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. O interior também acompanha o restante da linha Polo, incluindo o painel digital, a central multimídia e a lista de equipamentos de série e opcionais.