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A Lotus comemora seus 70 anos com o primeiro hiper-SUV do planeta. A empresa, que se transformaria nas mãos do lendário Colin Chapman em uma das maiores equipes da Fórmula-1 nos anos 70, acaba de apresentar em Londres o Eletre. Totalmente novo, o modelo carrega os princípios fundamentais da Lotus em suas sete décadas de excelência em design e de engenharia de carros esportivos, evoluindo-os para um modelo de estilo de vida para a próxima geração de clientes da empresa britânica. Chamado até então de Type 132, o Eletre tem 5,10 metros de comprimento e 3,01 metros de distância de entre-eixos – um tamanho próximo ao do Porsche Cayenne – e será produzido inicialmente na China, onde a Lotus Cars tem um centro de desenvolvimento, devendo chegar ao mercado internacional em 2023. O preço deve ficar próximo das 100 mil libras esterlinas (cerca de R$ 610 mil) na Inglaterra. E o Eletre não será filho único da fabricante, pois ela pretende lançar mais dois modelos 100% elétricos até 2025. “Londres é o berço da Lotus, e assumir o icônico BBC Studios, por dentro e por fora, para lançar o Eletre para o mundo é fantástico. O Eletre é um momento extremamente significativo em nossa transformação contínua. Estamos cumprindo nosso compromisso de mover o negócio e a marca para segmentos completamente novos para ampliar nosso apelo e acessibilidade globais”, comemorou Matt Windle, diretor Administrativo da Lotus Cars.

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OEletre é equipado com dois motores com potência total de 600 cavalos, um conjunto de baterias com capacidade de 100 kWh e uma autonomia de 600 quilômetros com uma carga completa, pelo ciclo WLTP. O SUV pode recuperar mais 400 quilômetros de alcance em 20 minutos em carregador ultrarrápido com potência de 350 kW. Segundo a Lotus, o Eletre acelera de zero a 100 km/h em menos de três segundos e pode chegar à máxima de 260 km/h, evidentemente, limitada eletronicamente. Ainda de acordo com a Lotus, a nova plataforma EPA(Electric Premium Architecture) permite uma capacidade de carregamento de 800V. Com isso, é possível se obter uma carga completa em 18 minutos. O hiper-SUV tem cinco modos de condução, “Range”, “Tour”, “Sport”, “Off-Road” e “Individual”.

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Bem musculoso, o Lotus Eletre tem um visual muito moderno. As luzes de circulação diurna de leds são bem finas e o capô conta com vincos proeminentes. O conjunto óptico principal se conecta às tomadas de ar no grande para-choque com desenho tridimensional. O SUV tem pintura em dois tons. No entanto, o que mais chama a atenção em termos técnicos e visuais são as três câmeras ERMD (Electric Reverse Mirror Display) que substituem os espelhos externos, oferecendo um monitoramento de 360 graus e os recursos de assistência à direção, como permanência em faixa e ponto cego. Atrás, o Eletre tem uma faixa contínua de leds unindo as extremidades do carro e exibindo o nome “Lotus” no centro, abaixo dela. As rodas de liga leve de fibra de carbono são de 23 polegadas, enquanto os freios têm discos de cerâmica. Embora a marca britânica não tenha entrado em pormenores, o Eletre utiliza na sua construção uma composição de fibra de carbono e alumínio, ajudando a reduzir o peso do veículo.

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O novo modelo da Lotus não é apenas um supercarro por fora e na tecnologia elétrica. Além de recursos inéditos na marca e das ajudas semiautônomas, o Eletre destaca o sistema Light Detection and Ranging, um conjunto de sensores a lazer capaz de gerar um mapa em 3D do ambiente em que ele se encontra. Dentro da cabine, o 100% elétrico tem conectividade 5G, central multimídia de 15,1 polegadas, sistema de som KEF com 1.380 watts e 15 alto-falantes, assistente de baliza automático, teto solar panorâmico e um estilo elegante e luxuoso, com acabamento em lã especial, com configurações para quatro ou cinco pessoas. Uma nova dimensão ousada para o portfólio de carros de desempenho da Lotus, o Eletre oferece um número significativo de novidades da marca, como seu primeiro modelo de produção de quatro portas, primeiro fora dos segmentos de esportivos, primeiro EV de estilo de vida e o Lotus mais conectado da história da fabricante. Por outro lado, porém, o Eletre continua a ser um verdadeiro Lotus, um “belo carro esculpido pelo ar”, como definiu a equipe de design, repleto de tecnologia pioneira, desempenho esportivo genuíno e simplicidade de propósito, projetado e desenvolvido por uma equipe apaixonada.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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