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Novidades em campo

A Volvo acaba de expandir e modernizar o seu campo de provas de caminhões e ônibus na América Latina. Localizada no mesmo terreno da fábrica de Curitiba (PR), é a mais moderna instalação do gênero da Volvo fora da Europa. A área total tem cerca de 87 mil metros quadrados. O campo conta com sete diferentes pistas para testes de durabilidade, estabilidade, freios, conforto e certificação de ruído. Como está posicionado a poucos metros dos escritórios de engenharia da Volvo no Brasil, facilita o trabalho dos engenheiros brasileiros e do Exterior. Todos os protocolos de teste de veículos no Brasil estão correlacionados com as demais pistas da Volvo no mundo. A marca tem estruturas semelhantes na Suécia (país sede da marca), nos Estados Unidos, na França e Índia. “Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes. Os testes realizados no novo campo de provas reproduzem todas as condições encontradas nas estradas do Brasil e de toda a América Latina”, explica Rafael Barreto, diretor de Engenharia de Testes da Volvo na América Latina.

Para poupar diesel

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Desenvolvidos para o melhor custo operacional, os caminhões Meteor da Volkswagen Caminhões e Ônibus contam agora com mais um aliado. Os veículos passam a sair da linha de montagem, em Resende (RJ), com uma nova funcionalidade para economia de combustível. Estão equipados de série com um controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação. Tudo acontece de forma automática, sem necessidade de qualquer interferência do motorista. A inteligência artificial embarcada cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até dois quilômetros à frente na estrada. “Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Vem da China

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A BYD apresentou o eT7 12.220, seu novo caminhão 100% elétrico multivocacional dentro das operações urbanas. Com peso bruto total (PBT) de 12 toneladas, o veículo médio pretender atende às mais variadas aplicações nas cidades, como e-commerce e transporte de bebidas. Com autonomia de até 230 quilômetros, o caminhão também pode atuar nas operações interurbanas. Segundo o marketing da BYD, o transporte de bebidas e o e-commerce são segmentos que demandam por uma frota mais sustentável. Logo, estão mais propensos a comprar os caminhões elétricos para suas operações. O novo BYD eT7 12.220 tem motor elétrico que desenvolve 217 cavalos e robustos 45 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias de fosfato de ferro-lítio. O tempo de recarga do pacote de bateria é de duas a três horas com carregador DC (de alta potência). Ou de quatro a cinco horas em carregadores de corrente alternada AC (de baixa potência). O novo elétrico chega ao Brasil com preço de R$ 998 mil. Ainda este ano, a marca pretende trazer ao Brasil o semipesado T18, para operações com PBT de 21 toneladas. 

Nas rotas catarinenses

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A Massaneiro Transporte Rodoviário, com sede na cidade catarinense de Brusque e tradicional cliente da Marcopolo, acaba de incorporar a sua frota dois novos veículos Paradiso G8 1800 Double Decker, que serão utilizados para viagens de turismo pelo Estado. “Por mais que esperássemos uma excelente receptividade para os modelos da Geração 8, a demanda do mercado tem superado a nossa expectativa, ainda mais no tocante ao Double Decker. O desempenho que temos alcançado reforça a nossa decisão de lançar a nova geração como forma de colaborar com a retomada do turismo e das viagens”, destaca Paulo Fabricio Tramontin, consultor de Operações Comerciais MI da Marcopolo. Os dois novos ônibus Paradiso G8 1800 DD da Massaneiro têm chassi Scania K400B 6×2, com 14 metros de comprimento total e capacidade para 43 passageiros. Equipados com poltronas leito com porta-copos e tomadas USB, têm sistema completo de áudio e vídeo para entretenimento, com instalação de DVD e monitores nos dois pisos, sistema de ar-condicionado, parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, porta-pacotes e bagageiro.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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