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A Ram chegou ao Brasil em 2005. Agora, com o desembarque da 3500, a fabricante norte-americana pertencente à Stellantis marca um novo estágio no segmento de picapes no mercado nacional. Sob o capô da Ram 3500 está o motor 6.7 Cummins turbodiesel de seis cilindros em linha com 377 cavalos de potência a 2.800 rotações por minuto (12 cavalos a mais do que na 2500) e o impressionante torque de 115,5 kgfm a 1.700 rpm, número recorde no segmento brasileiro de picapes e superior em 6,5 kgfm em relação à 2500. A novidade já está nas 55 concessionárias e estreia no Brasil com duas versões, a Laramie – com a opção Night Edition -, com preço de R$ 484.990, e a Limited Longhorn, a R$ 529.990.

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O poderoso motor 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes. O propulsor tem bloco feito de ferro fundido vermicular – material com maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza e que ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável, enquanto a transmissão é automática de 6 marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável do conversor de torque, com a função de suavizar as trocas na passagem de “R” (ré) ou “D” (drive) para a posição “P” (park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o motorista escolhe entre três modos de tração – 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida -, com o diferencial traseiro antideslizante.

A nova Ram 3500 tem números pouco imaginados até então em carga e reboque – e o responsável por isso não é somente o motor Cummins. Há outros fatores determinantes, como o chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria “Heavy Duty da qual a 3500 faz parte, porém, sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium. Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 quilos e rebocar até 9.021 quilos, bem à frente de qualquer outra picape vendida no país, inclusive da 2500, que pode carregar 1.088 quilos e rebocar 7.861 quilos (respectivamente, 664 e 1.160 quilos a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, o controle eletrônico do freio do reboque e o “Diesel Exhaust Brake” com função “Tow/Haul”.

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Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba – para trailers do tipo quinta roda ou “gooseneck” –, a 3500 tem o compartimento de carga com capacidade de 1.628 litros. Nessa configuração, a caçamba conta ainda com tomada interna de 115V e duas para trailer, de sete e 12 pinos. Sem essa preparação, a caçamba tem duas gavetas laterais RamBox com 122 litros cada uma, totalmente vedadas, que podem ser trancadas. Independentemente da versão, a caçamba da 3500 tem revestimento especial e iluminação de leds. Os retrovisores externos são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia e podem ser colocados na posição vertical, para aumentar o campo de visão quando a picape está puxando um trailer.

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A 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da Ram. Segundo a marca, o interior está cercado de materiais nobres, como couro Natura Plus e madeira legítima. Em uma combinação de marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes, revestindo os bancos e várias superfícies, como parte do volante, alavanca de câmbio (colocada na coluna de direção), cobertura e porção interior do painel, alças de acesso ao interior, apoio dos braços e painel superior das portas e apoio dos braços central, que também serve como tampa do porta-objetos.

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A madeira – em diferentes texturas – está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. O material dá mais exclusividade à grande picape. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser. Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração “western se encontra ainda nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros. Todas as configurações da 3500 contam com câmera 360 graus para facilitar as manobras da picape com mais de seis metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera exclusiva na caçamba. Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

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Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn tem grade e rodas próprias e a pintura bicolor, com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e a inferior da cabine, dos arcos de roda, dos para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação existente apenas na versão topo de linha é o Vermelho Delmonico com os acabamentos cromados. A “top” tem faróis Full LED Matrix direcionais, que aumentam a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15 graus o farol do lado da curva e em até 5 graus o do lado oposto. A picape da Ram conta com destaques desde a configuração de entrada como espelho digital, pacote de assistências à condução com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e um subwoofer.

Completam a lista de equipamentos nove portas USB, sendo quatro do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de 15 polegadas, e duas tomadas de 115V de padrão norte-americano. Em termos de porta-objetos, a nova Ram 3500 tem dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos e outro abaixo do assento dessa fileira. Uma plataforma pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo para dar lugar a um colchão.

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Entre os 28 acessórios originais Mopar para a 3500 há uma inédita câmera de trailer. Instalada na traseira do reboque, ela transmite imagens para a central multimídia do painel. Outros exemplos de acessórios são a capota marítima “trifold”, uma lança com esfera para reboque, sobretapetes de borda elevada e ponteira de escapamento cromada. O plano de manutenção programada da nova picape contempla revisões a cada 24 mil quilômetros ou um ano. A soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil quilômetros, é de R$ 8.304. A garantia da Ram 3500 é de três anos, com assistência Privilege Service vinte e quatro horas e sete dias por semana.

Por  Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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