A Honda acaba de apresentar no Brasil a nova geração da X-ADV. A scooter aventureira sempre teve a proposta de estar completamente à vontade tanto na cidade quanto em estradas sem pavimentação. Para 2022, a Honda aperfeiçoou o modelo, incrementando a performance, melhorando o estilo e a funcionalidade e reduzindo o peso. A X-ADV 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance, de vinte e quatro horas de ajuda durante o período que durar a garantia. A pré-venda já foi iniciada e a previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil será em abril, com o preço sugerido (base Distrito Federal) de R$ 81.800. As cores disponíveis são vermelho e cinza perolizado.
O estilo da X-ADV, originalmente concebido e desenvolvido pela equipe de R&D da Honda Itália, foi apurado no modelo 2022, que traz formas mais ágeis e afiladas. A silhueta é decididamente vertical, e cada parte da carenagem foi redesenhada visando manter o estilo forte e impactante. Comparado à versão anterior, o modelo 2022 está mais agressivo. O grupo óptico anterior foi remodelado e é composto agora por faróis duplos de leds com luzes de condução diurna (DRL), cuja intensidade se ajusta automaticamente à condição do ambiente, fornecendo sempre uma luz brilhante e bem visível, aumentando a segurança passiva. Todo o sistema de iluminação da X-ADV 2022 é composto por leds. O formato do banco, mais estreito na parte frontal, facilita o alcance dos pés ao solo. Seja em uso urbano ou rodoviário, o novo para-brisa da X-ADV oferece melhor proteção, permitindo um curso de 139 milímetros em seus cinco níveis de elevação reguláveis manualmente, e variar em 11 graus a inclinação.
Em termos de “powertrain”, as principais alterações da X-ADV são a elevação da potência máxima, de 54,8 cavalos a 6.250 rpm para 58,6 cavalos a 6.750 rpm, resultado obtido por intermédio de um novo comando das válvulas e maior eficiência na admissão e escape. No motor bicilíndrico paralelo, arrefecido por líquido e com cabeçote SOHC de oito válvulas, a rotação máxima) foi elevada em 500 rpm. A primeira, a segunda e a terceira marchas foram encurtadas em prol de acelerações mais fortes. Já a quarta, a quinta e a sexta estão mais longas, permitindo maior velocidade com rotação do motor mais baixa, o que ajuda na economia de combustível. Por meio do sistema de acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire), foi possível equipar a X-ADV 2022 com quatro modos de pilotagem para alterar o comportamento do motor. São eles “Rain”, “Standard”, “Gravel” e “Sport”, além do “User”, personalizável. O TBW proporciona ainda uma ação mais precisa do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, agora com três níveis de intervenção, sendo possível desligá-lo. O câmbio DCT de dupla embreagem oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.
O novo chassi tubular em aço tipo Diamond e outros detalhes redesenhados diminuíram um quilo no peso total da moto. No aspecto estético, a X-ADV está mais afilada e agressiva graças aos faróis duplos de leds dotados de DLR (Daytime Running Lights, luzes de posição diurnas), semelhantes às usadas pela CRF 1100L Africa Twin. O espaço do compartimento sob o assento está maior, atingindo 22 litros de capacidade, o que possibilita abrigar um capacete. O compartimento tem também uma porta USB. O comando do freio de estacionamento agora está no lado direito do guidão. Com isso, foi criado um porta-luvas na parte posterior do escudo frontal. O novo painel de TFT de 5 polegadas tem conexão Bluetooth e ativação de comandos vocais pelo Honda RoadSync, integrado ao HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System.
As funções do HSVCS podem ser visualizadas no painel de TFT, permitindo ao condutor controlar o smartphone pelos comandos vocais – para isso, é necessário usar um capacete equipado com sistema de áudio e microfone. A X-ADV está equipada com o sistema Smart Key, cujo sensor pode ser portado pelo condutor no bolso, dispensando o uso de uma chave de ignição convencional, inclusive para o acesso ao bocal de abastecimento e abertura do banco. Para ligar a X-ADV, basta o piloto estar portando o sensor em um bolso e girar o seletor posicionado diante dele, ação que libera a trava de guidão e ativa a ignição.
Nas concessionárias, dá para incrementar a scooter da Honda com os pacotes de acessórios Urban Pack e Travel Pack. O primeiro traz protetor tubular de carenagem, suporte traseiro, Top Box de 38 litros e protetor de mãos estendidos. Para o segundo estão disponíveis protetor tubular de carenagem, faróis de neblina, suporte traseiro, Top Box de 38 litros, malas laterais, protetor de mãos estendidos, manoplas aquecidas e pedaleiras para uso off-road. Os acessórios também podem ser adquiridos individualmente.
PorEdmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: