Para o trânsito fluir
A Fluo ABS é a novidade da Yamaha. Segundo a marca japonesa, a nova scooter foi desenvolvida para quem busca se locomover com agilidade e praticidade, mas que espera algo a mais em acabamento, espaço, economia, segurança e tecnologia. A proposta é oferecer o mais completo e tecnológico modelo 125 cc dentre as opções de scooters e cubs existentes na cilindrada no mercado brasileiro. Na scooter com linhas fluidas, um destaque fica para o farol em leds, que oferece maior amplitude e potência de iluminação, com mais durabilidade e menor consumo energético. O câmbio é 100% automático associado ao baixo peso seco de 98 quilos, com motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade de 125cc, sistema de injeção eletrônica, potência máxima de 9,5 cavalos a 8 mil rpm e torque de 1,0 kgfm a 5.500 rpm. O sistema stop&start identifica quando a scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente. A Fluo ABS estará disponível no início de abril ao preço público sugerido de R$ 13.390 mais frete (exceto Estado de São Paulo, onde a tributação é mais elevada), e terá três opções de cores: Racing Blue (Azul Metálico), Midinight Black (Preto sólido) e Branco Cristal (Branco sólido). Pode ser adquirida nas redes de concessionárias ou por meio do e-commerce da Yamaha, a Blu Store (www.blustore.com.br).
50 milhares
Com um exemplar da G 310 GS Triple Black, no dia 17 de março, a fábrica do BMW Group em Manaus chega a 50 mil motocicletas produzidas desde 2016, ano em que entrou em funcionamento. A marca é mais uma conquista da unidade industrial, que segue a celebrar o marco de cinco anos de produção própria no Brasil. Antes, a produção era feita com um parceiro nacional. “Chegamos a 50 mil unidades produzidas na nossa unidade própria. O marco representa bem a consolidação da unidade de Manaus como uma legítima representante do BMW Group. E queremos seguir superando marcas, sempre com apoio de nossos trabalhadores e do nosso público consumidor”, comemora Jefferson Dias, diretor-geral da fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus. Além da G 310 GS, a fábrica é responsável pela produção dos modelos G 310 R, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure, S 1000 RR, F 750 GS, F 850 GS e F 850 GS Adventure.
Ficou para depois
Inicialmente agendado para o período de 12 a 15 de maio, o Salão do Scooter/Urban Mobility foi adiado para o segundo semestre, de 13 a 16 de outubro, no Pavilhão de Exposições do “novo” Anhembi, na capital paulista. A ideia é permitir a realização com mais segurança para o público, com menos restrições sanitárias e com mais tempo para a organização e o planejamento. A comissão organizadora se reuniu com expositores e patrocinadores e decidiu por remarcar a data. “Entendemos que outubro é uma data mais apropriada neste momento, com o retorno gradual das atividades, flexibilização em algumas regiões e por ser uma data mais tradicional para o público brasileiro e também para as empresas expositoras”, explica Zoraida Lobato, diretora de Eventos da Market Press. São esperados 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias de exposição. O público terá várias atividades à disposição, como apresentação de lançamentos e novas tecnologias, exposição de scooters e estandes para venda de produtos e serviços. Além disso, contará com local dedicado exclusivamente para test-ride, com aulas e treinamento de condução com segurança para iniciantes e com dicas mesmo para pilotos experientes. Mais informações em www.salaodoscooter.com.br
Cinco cuidados com scooters
Em alta no mercado brasileiro, o segmento de scooters cresceu mais de 40% em 2021 em relação ao registrado em 2020, com 107 mil unidades licenciadas no período, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em fevereiro, a scooter mais vendida do Brasil foi a Honda PCX, com 2.722 emplacamentos. Por ter particularidades em relação às motos convencionais, as scooters requerem alguns cuidados redobrados.
1) Verificar regularmente o fluido de freios – “Devido ao tipo de transmissão, as scooters não contam com uma atuação significativa do freio-motor na maioria das frenagens, o que sobrecarrega o sistema de freios, solicitando mais do fluido que outras motocicletas urbanas”, explica Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicações da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia.
2) Ficar atento ao nível do fluido de arrefecimento – Outra especificidade do segmento é a posição do motor, que fica enclausurado na parte traseira da motocicleta, embaixo do banco do piloto. “Dessa forma, os motores das scooters dispõem de baixa refrigeração por ar, o que provoca um elevado estresse no sistema de arrefecimento, também exigindo mais do respectivo fluido”, pondera Rocha. Como apenas o radiador de óleo não é suficiente, essas motos têm, ainda, refrigeração a água para garantir o controle da temperatura mesmo em deslocamentos a baixas velocidades.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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