A Caoa é a importadora exclusiva dos modelos da fabricante japonesa Subaru e os utilitários esportivos Forester e XV lideram as vendas da marca no Brasil. Agora, ambos os modelos chegam ao país com evoluções. O novo Forester 2.0 já está sendo comercializado com preço de R$ 223.900, enquanto o novo XV 2.0 chega com preços a partir de R$ 193.900. Segundo a Subaru, além de oferecerem elevados níveis de conforto, dirigibilidade, desempenho e segurança, os dois modelos passam a contar com o sistema e-Boxer, que combina as ações do motor boxer – com cilindros paralelos contrapostos dispostos horizontalmente –, a tração integral Symmetrical AWD e a assistência de um motor elétrico introduzido em sua transmissão. O Forester e o XV têm ainda o sistema de condução inteligente SI-Drive, customizado para o e-Boxer para melhor aproveitar os benefícios do motor elétrico. No modo “S”, o elétrico é ativado mais cedo durante a aceleração e mantém as rotações mais altas do boxer para uma melhor resposta, tornando a direção em estradas sinuosas mais conveniente e agradável. Nesse modo, os níveis da relação do motor elétrico são exibidos no visor multifuncional para que o motorista possa acompanhar seu funcionamento. A importação de modelos híbridos para o Brasil alinha a estratégia global da Subaru com o plano de eletrificação da Caoa. Como ganhos diretos, o consumidor contará com menores consumo de combustível e de emissões de poluentes e isenção total ou parcial do IPVA em vários Estados.
O Forester e o XV e-Boxer são designados como Mild Hybrid Vehicle (MHEV), no qual o motor a combustão é a principal fonte de energia, com a bateria e o elétrico auxiliando em algumas situações de direção, como no momento em que o veículo está estático e inicia sua movimentação. Utilizado nos dois modelos, o motor elétrico melhora os índices de eficiência energética. Ele é relativamente pequeno e leve, tornando-se mais econômico em termos de consumo de combustível, gerando uma potência de 12,3 kW (16,7 cavalos) e torque de 6,6 kgfm. Já o motor 2.0 aspirado tem 150 cavalos de potência e 20,5 kgfm de torque com injeção direta de combustível. Os dois SUVs têm o centro de gravidade baixo e o AWD simétrico especificamente balanceado. Para manter essa característica, o motor elétrico é colocado próximo ao centro de gravidade do veículo e a bateria e outros componentes são dispostos acima do eixo traseiro. Tudo para valorizar a dirigibilidade esportiva extremamente bem ajustada, uma característica normalmente associada aos veívulos da marca.
O boxer de quatro cilindros – uma configuração que tornou-se uma identidade da fabricante desde o Subaru 1000, de 1966 – e o motor elétrico geram potência combinada para a condução. A relação de divisão da potência depende da abertura do acelerador e do nível de carga da bateria de alta tensão. Em velocidades mais altas, o motor elétrico é desligado. O boxer é desativado durante a marcha lenta para economizar combustível. Quando o pedal do freio é liberado, o motor elétrico permite que o veículo se movimente em baixas velocidades. O propulsor boxer é ativado conforme a demanda, em resposta a fatores como necessidade de maior velocidade, uso do ar-condicionado e nível de carga da bateria. A regeneração da bateria de íons de lítio ocorre quando o veículo desacelera ou quando o pedal do freio é pressionado. Ela também pode ser recarregada pelo motor elétrico quando esse não estiver auxiliando o deslocamento do veículo. A utilização do sistema e-Boxer garantiu ganhos expressivos. Conforme dados do Inmetro, o XV e-Boxer teve uma melhora de 19% no consumo urbano, passando sua classificação de “D” para “A” em sua categoria.
O Forester mantém o design moderno e robusto, enquanto o XV tem um estilo mais voltado para um SUV-cupê. O interior dos dois modelos da Subaru é sofisticado, com bons materiais de acabamento. O painel é revestido com acolchoados e os bancos e as laterais das portas utilizam couro. O sistema de infoentretenimento tem duas telas, com a central multimídia fazendo espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay. O áudio é da Harmann Kardon, e os passageiros do banco traseiro têm à disposição saídas do ar-condicionado e entradas USB próprias.
Como ajuda ao motorista, tanto o Forester quanto o XV têm frenagem de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, centralização na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa e direção autônoma de emergência. Nas versões e-Boxer, os SUVs contam com o Sistema de Monitoramento do Motorista, que verifica o comportamento do condutor para alertar fadiga e falta de atenção. Também permitem o reconhecimento facial de até cinco condutores, ajustando automaticamente as configurações individuais das posições do banco, dos espelhos externos, do ar-condicionado e do computador de bordo.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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