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A Volkswagen apresentou em Hannover, na Alemanha, em “live” mundial, o seu maior lançamento para este ano, o ID. Buzz. De fato, trata-se de um legítimo herdeiro da velha Kombi, reinterpretado como um veículo inteiramente elétrico, com versões de passeio e de carga, como era a “velha senhora”. Na prática, o próprio marketing da Volkswagen admite que o ID. Buzz deverá abrir espaço para ser chamado popularmente de Kombi. A Volkswagen Commercial Vehicles e a Volkswagen Passenger Cars apresentam os novos ID. Buzz e Buzz Cargo oferecendo mais uma solução para a mobilidade sustentável e livre de emissões, com software de última geração e novos padrões em seu segmento com novíssimos sistemas e funções para segurança, conforto e carregamento. “O ID. Buzz é um ícone genuíno da era elétrica. Na década de 50, a Kombi representou uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção. O ID. Buzz carrega tudo isso e transfere para o novo tempo: livre de destino, sustentável e agora pronto para o próximo capítulo”, comemorou Ralf Brandstätter, presidente e CEO da Volkswagen.

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As novas versões da Kombi chegarão ao mercado em alguns países europeus em setembro, devendo se espalhar pelo planeta, incluindo o Brasil, em 2023. A Kombi foi o primeiro modelo da Volkswagen feito no Brasil, em 1953, e foi também o último país que a produziu, até 2013. As vendas antecipadas do ID. Buzz devem se iniciar no Velho Continente em maio. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh, fornecendo corrente para um motor elétrico de 204 cavalos. A potência de carga, usando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. A autonomia da nova Kombi chega a 400 quilômetros. Como ocorre com todos os modelos da família ID. (denominação comum aos elétricos da Volkswagen), os novos Buzz são feitos sobre a plataforma modular elétrica MEB.

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A nova Kombi tem 4,71 metros de comprimento e distância de entre-eixos de 2,98 metros, similares às dimensões da T1 – a primeira geração do utilitário. O motorista e os passageiros do ID. Buzz terão a sensação interior de estarem em um “salão aberto”, como sempre foi na Kombi. As duas versões do novo modelo têm um espaço interno grande com a “pegada” de um veículo compacto, também como era antes, pois a Kombi aproveitava o chassi e o motor refrigerado a ar do Volkswagen sedã, o Fusca. Os ocupantes do ID. Buzz de passageiros têm um ambiente digno de uma sala de estar, com capacidade para cinco pessoas e suas bagagens em um compartimento de 1.121 litros. Na configuração furgão, a capacidade de carga sobe para até 2.205 litros. Versões com seis e sete lugares e distância de entre-eixos maior virão em médio prazo, segundo a marca alemã. Três bancos na dianteira e uma divisória fixa separando o espaço de carga são itens de série da configuração do ID. Buzz Cargo.

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Os dispositivos de assistência da nova família têm sistema de alerta local “Car2X”, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura para detectar perigos em tempo real, Front Assist e Lane Assist. A Volkswagen promete incorporar outras funções de assistência à condução em seguida, como o “Travel Assist com Swap Data”, para facilitar a direção na estrada em todas as faixas de velocidade, e, pela primeira vez, o alerta de mudança de faixa de rodagem. Outra novidade será a função de memória para o motorista ter seu estilo de condução salvo previamente.

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Conforme a Volkswagen, as principais tendências automotivas dos novos tempos se fundiram no ID. Buzz. A versão Cargo cria uma linha inteligente de multiusos e vans com vários dispositivos, com mobilidade elétrica, interligação de sistemas de informação e assistência ao condutor, atualizações de software sem fio e compatibilidade com conceitos de mobilidade completamente novos. A moldura em torno de todos esses parâmetros é projetada pelo famoso design externo. O novo modelo só ganhou um bico para poder acoplar o sistema de acionamento dos airbags frontais, o “maior inimigo” da velha Kombi, que tinha a “cara chata” e não podia, por isso, abrigar as bolsas de segurança. “O ID. Buzz tem uma grande dose de charme e traz uma afinidade com as pessoas, e a equipe de design criou uma conexão direta com o veículo clássico original”, revela Jozef Kaba, chefe de Design da Volkswagen.

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Para a marca alemã, tanto a versão de passeio quanto a de carga foram concebidos com um grande amor aos detalhes. Um pequeno exemplo disso é a silhueta estilizada do ID. Buzz estampada nas laterais e nos painéis dos bancos da versão com cinco lugares. É um elemento que lembra o T1 e o veículo-conceito apresentado no Salão de Detroit de 2000. As linhas do ID. Buzz resgatam a das vans dos tempos do chamado “Milagre Econômico” alemão até o presente, passando pelo festival norte-americano de Woodstock, no qual a Kombi era um símbolo das caravanas de pessoas de todas as idades que invadiram o evento musical realizado a céu aberto em 1969. Curiosamente, o ID. Buzz não é a primeira versão da Kombi com sistema de propulsão elétrica. Há 50 anos, a Volkswagen mostrou, também em Hannover, uma Kombi T2 (segunda geração) impulsionada por um motor elétrico montado na parte traseira. No entanto, o alcance máximo de apenas 85 quilômetros mostrou que a tecnologia de baterias ainda estava muito longe de ser adequada para o uso prático.

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Com o ID. Buzz, o Grupo Volkswagen está acelerando sua transformação. Uma tecnologia importante para isso é a MEB (Modular Electric Drive Kit), primeira plataforma escalável de grande produção para carros totalmente elétricos de todos os tipos do Grupo. Atualmente, 30% de todos os veículos elétricos da marca já utilizam a MEB. Até 2025, o planejado é ser mais de 80%. Os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são produzidos pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover. Na fábrica, o nível de automação é de até 90%. Por outro lado, paralelamente à transformação da fábrica, a força de trabalho está dando um grande passo para o futuro, com muitos perfis de funções mudando. Por meio de medidas de treinamento, os trabalhadores estão obtendo o “know-how” necessário para os novos hardware e software dos ID. Buzz. A maioria dos módulos do sistema de propulsão elétrica do ID. Buzz está sendo feito em Hannover, incluindo o motor elétrico, o sistema de bateria e os eixos.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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