Com design apurado e tecnologias inovadoras, a Audi garante a presença cada vez maior e a elegância esportiva do A8. Por esse motivo, a empresa dos quatro anéis trabalhou ainda mais intensamente o caráter progressivo do grande sedã. Como sucessor do V8, o A8 tem sido a vanguarda da marca no segmento de sedãs de luxo do portfólio da Audi desde 1994. A quarta geração, apresentada em 2017, elevou-o a um novo nível em relação à potência, ao visual e equipamentos. Recentemente aprimorado, o A8 linha 2022 tem cinco motorizações, desde os 3.0 V6 TFSI e TDI até os sistemas de acionamento híbrido plug-in tendo como base o V6 TFSI ao lado de elétricos e o 4.0 TFSI. O A8 tem 5,19 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 1,47 metro de altura e quase insuperáveis três metros de entre-eixos. Na Alemanha, o preço base do A8 é de 97.800 euros (cerca de R$ 570 mil), mas os valores chegam a 144.800 euros (mais de R$ 845 mil).
O Audi A8 é um sedã que exala autoridade. Agora reformulado, seu exterior é ainda mais representativo, confiante e atlético. A base da grade Singleframe está mais larga e os ângulos cromados que aumentam de tamanho de baixo para cima adornam a peça. As entradas de ar laterais são mais verticais casando com os faróis, cuja borda inferior do lado de fora cria um contorno distinto. Os elementos de design recém-projetados na área frontal aumentam a presença do A8 e aprimoram o perfil do modelo topo de linha da marca alemã. A vista lateral dá um caráter progressivo ao sedã de luxo. Linhas alongadas na carroceria parecem “esticar” ainda mais seu comprimento. Os arcos das roda largos sugerem acionar o sistema de tração “Quattro”. A traseira é dominada por fechos cromados largos, uma assinatura de lanterna personalizável com OLEDs digitais e uma faixa de luz contínua e segmentada. A inserção do difusor no para-choque é delicadamente acentuada e redesenhada com barras horizontais.
O interior é comparável a um “lounge” bem espaçoso. Sua arquitetura é estritamente orientada horizontalmente para enfatizar sua largura. No escuro, o pacote de luz ambiente plus “decora” o salão de festas, acrescentando luzes de leitura na parte traseira com tecnologia Matrix Led. O A8 tem várias opções de ajustes de banco e um apoio para os pés na parte de trás do encosto do passageiro. Com isso, o pessoal da traseira pode usá-lo para aquecer e massagear a planta dos pés. O pacote de assentos de relaxamento inclui uma massagem nas costas com 18 almofadas pneumáticas, apoios de cabeça ajustáveis eletricamente, um console central contínuo opcional, ar-condicionado automático de quatro zonas e novas telas na parte traseira. Um refrigerador com compartimento de bar do pacote Audi Exclusive enfatiza o conforto do ambiente.
O conceito operacional de resposta ao toque MMI no A8 conta com duas telas – de 10,1 e 8,6 polegadas – e operação de voz. A caixa de diálogo começa chamando “Ei, Audi!”. O cockpit virtual digital, com o head-up display opcional, completa o conceito de exibição e operação e se orienta em direção ao motorista, com informações exibidas na sua linha de visão. O MMI Navigation plus é padrão, suportado pelo kit de ferramentas de infoentretenimento modular de terceira geração. Os serviços online e Car-2-X, também de série, da Audi Connect complementam o sistema de navegação. As tais novas telas na parte traseira são adaptadas às expectativas das “pessoas conectadas com seu tempo”, com dois monitores de 10,1 polegadas com resolução full-HD anexados às costas dos bancos dianteiros. Elas exibem conteúdo dos smartphones dos passageiros e podem receber vários fluxos de áudio e vídeo por meio de transmissão, inclusive de plataformas de streaming ou de bibliotecas de mídia de TV. O Sistema de Som Avançado Bang & Olufsen foi concebido para os mais exigentes amantes de Hi-Fi, com um amplificador de 1.920 Watts que aciona 23 alto-falantes.
O 3.0 TFSI equipa o A8 55 e o A8 L 55, com 340 cavalos de potência – uma variante com 286 cavalos está disponível para a China. De 1.370 a 4.500 rpm, bombeia 50,5 kgfm de torque, levando o carro de zero a 100 km/h em 5,6 segundos. Para o A8, o 4.0 TFSI gera 460 cavalos de potência e 66,5 kgfm de torque, disponíveis de 1.850 a 4.500 giros, conferindo um desempenho extremamente esportivo para o A8 60 e o A8 L 60, com aceleração até os 100 km/h em 4,4 segundos. Essas duas versões são os modelos híbridos plug-in (PHEV) da família, adicionando motores elétricos alimentados por bateria de íons de lítio na parte traseira com 14,4 kWh líquidos (17,9 kWh brutos) de energia.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: