Tempo de T
A Porsche acaba de adicionar o Macan T ao seu portfólio no Brasil, com preço público sugerido de R$ 479 mil. O modelo já está disponível para pré-vendas e as primeiras entregas deverão ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Esse é o primeiro carro esportivo de quatro portas com a denominação especial, que anteriormente era reservada aos modelos 911 e 718. A letra “T” representa uma forma exclusiva de dinâmica de direção na Porsche desde a década de 60, significando “Touring”. O Macan T ficará posicionado entre o Macan e o Macan S. A nova versão tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 265 cavalos (195 kW) de potência e 40,5 kgfm de torque, acoplado a um sistema de embreagem dupla de 7 marchas (PDK) de trocas extremamente rápidas e ao sistema de tração integral ativa Porsche Traction Management. Uma ampla distribuição de torque fornece aceleração responsiva em todas as situações de direção. Combinado ao Pacote Sport Chrono, incluindo o seletor de modos e o botão Sport Response no volante (todos itens de série), o Macan T acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 232 km/h.
Rumo ao Norte
A Toyota do Brasil anuncia que, a partir deste ano, a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) passará a produzir propulsores destinados ao mercado norte-americano. Inicialmente, a unidade será responsável pelo fornecimento de 45.600 motores 2.0L por ano para a Toyota da América do Norte. Após serem submetidos a longas baterias de testes, os propulsores produzidos no Brasil foram certificados por sua durabilidade, eficiência e pelo controle de emissões. “Com a exportação de motores para o mercado norte-americano, estamos contribuindo para que o Brasil seja uma base sólida de exportações. Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, desafiou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. Os motores “made in Brazil” para o território norte-americano farão com que a fábrica de Porto Feliz aumente sua produção mensal das atuais 13 mil unidades para cerca de 17 mil. Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a fábrica segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na unidade de Sorocaba (SP). Em 2018, Porto Feliz recebeu um novo aporte, de R$ 510 milhões, para a expansão e modernização das instalações para a produção do motor 2.0L Dynamic Force.
Cabelos ao vento
Já está disponível no Brasil o mais novo lançamento da BMW, o 420i Cabrio M Sport, com capota retrátil “soft top” que pode ser aberta ou fechada em 10 segundos a uma velocidade de até 50 km/h. O conversível esportivo chega às concessionárias com preço de R$ 428.950. Produzido em Regensburg, na Alemanha, o 420i Cabrio M Sport tem motor 2.0 TwinPower Turbo com 184 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rpm e torque de 30,5 kgfm de 1.350 a 4 mil giros, associado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração traseira, e pode acelerar de zero a 100 km/h em 8,2 segundos. O conversível tem diferenciais nos itens do pacote M Sport, rodas de liga leve de 19 polegadas Double-Spoke e bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e de memória. Traz de série o BMW Live Cockpit Professional, com informações e monitoramento da condução por meio de duas telas (display digital de 12,3 polegadas e iDrive de 10,25 polegadas), Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, novo aplicativo My BMW, preparação para Apple CarPlay e Android Auto e concierge. O 420i Cabrio M Sport está disponível nas cores Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Laranja Sunset, Bluestone, Azul Portimao, Verde Sanremo, Arctic Racing Blue e Cinza Brooklyn.
Vai ao Salão
Poucos dias após iniciar as vendas do 100% elétrico Tan EV – SUV de sete lugares –, primeiro automóvel de passeio comercializado pela BYD no país, a marca chinesa confirmou sua participação no Salão de São Paulo, que volta este ano depois de ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia da Covid-19. O evento está previsto para ocorrer de 6 e 14 de agosto no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul. O evento este ano será chamado de São Paulo Motor Experience. A Reed Exhibitions, com experiência de mais de 60 anos na organização do Salão do Automóvel, apresentou o conceito de seu novo evento para o segmento alguns meses atrás. Além do Tan EV, a BYD planeja apresentar outros modelos ao mercado brasileiro durante o evento. Até o final deste ano, a BYD pretende ampliar sua rede de concessionárias com presença nas 45 principais cidades brasileiras. A Eurobike será a primeira concessionária da marca chinesa no Brasil, localizada na cidade de São Paulo. Porém, a empresa já está comercializando o Tan EV em um estande no Shopping JK, na capital paulista. O lote inicial do veículo será entregue com carregador portátil Wallbox, sem custos adicionais.
Ambição “fashion”
O novo Jeep Renegade foi lançado recentemente no Brasil, produzido em Goiana (PE). Agora, a marca norte-americana traz mais uma novidade para aqueles que querem vestir – literalmente – a camisa do novo Renegade, o SUV mais vendido do mercado brasileiro. A Jeep Gear, loja de “lifestyle” da marca, apresentou uma coleção inspirada no modelo. Os primeiros itens estão disponíveis na loja virtual (jeep-gear.com.br/renegade). Canecas e bonés já podem ser comprados no site. A coleção contemplará ainda moletons, camisetas, bermudas, bolsas, carteiras, mochilas e chaveiros que serão lançados em breve. Todos os cerca de 40 itens trazem elementos que remetem ao novo Renegade, como os nomes de suas versões, motorização (exclusivamente o T270 Turbo Flex, de até 185 cavalos) e cores. O tom laranja está em muitos detalhes dos produtos, em uma clara referência a uma das novas cores do modelo, a Punk’N Orange, presente apenas na versão “top” Trailhawk.
Rodando e aprendendo
Os proprietários do Nissan Leaf, o 100% elétrico mais vendido no mercado brasileiro no ano passado, passam a contar com o serviço de concierge. Trata-se de um pacote de facilidades e serviços para o motorista, com destaque para o atendimento especializado para tirar dúvidas sobre o funcionamento e uso do Leaf, com explicações sobre particularidades de equipamentos e da bateria. O contato pode ser feito pelo 0800 011 10 90 ou pelo Whatsapp +55 (11) 97182-1852. “No nosso projeto de eletrificação no Brasil, queremos assegurar aos clientes uma experiência impecável, e foi com esse objetivo que criamos o Leaf Concierge”, salienta Tiago Castro, diretor-sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil. O Leaf está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas, como e-Pedal, que permite ao condutor utilizar somente o pedal do acelerador para todas as ações, inclusive a de frear o carro. O “e-powertrain” oferece eficiência energética por meio de baterias de íons de lítio de 40 kWh, com autonomia de 389 quilômetros (ciclo WLTP). O conjunto oferece 149 cavalos (110 kW) de potência e torque de 32,6 kgfm.
“Gangorra” nos seguros
A drástica redução de automóveis em circulação devido ao efeitos da Covid-19, especialmente no primeiro ano da pandemia, resultou na diminuição da sinistralidade. Menos carro na rua significava menor índice de roubos, furtos e colisões. Com isso, no segundo semestre de 2020, uma queda nas contratações de seguro começou a ser percebida. A partir de março de 2021, outra mudança acometeu o mercado: a alta nos preços dos veículos usados, algo que não acontecia nos últimos 15 anos. Conforme a Marsh Brasil, consultoria de risco e corretagem de seguros, dois fatores principais são responsáveis pela “gangorra” de preços do seguro auto:
1) As indenizações são calculadas com base no valor de mercado do veículo. Com a alta dos preços dos carros, os seguros consequentemente ficaram mais caros, tanto na contratação quanto na renovação. Exemplo: um veículo que custava R$ 50 mil, com uma taxa de 5%, tinha um prêmio de R$ 2.500. Atualmente, o mesmo carro passou a custar R$ 62.500 (acréscimo de 25%). Mantendo a taxa de 5%, o valor do prêmio seria de R$ 3.125.
2) O sinistro médio alavancou nos últimos meses com o retorno das atividades, mesmo que ainda de forma gradativa. A taxa de sinistralidade estava baixa, pois a circulação de carros era menor com as pessoas trabalhando e permanecendo isoladas em casa. Essa descompensação entre o valor do prêmio contratado na apólice e o preço atual dos carros está sendo ajustada agora.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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