O Tiggo 5X, o automóvel mais vendido do portfólio da Caoa Chery no Brasil, recebeu nova atualização e passou a ser comercializado exclusivamente na versão Pro. Com isso, o SUV ganhou mais tecnologia, sofisticação e mudanças no design. No ano passado, o utilitário esportivo da marca sino-brasileira teve 12.555 unidades vendidas no país, ficando na décima terceira posição no segmento mais em evidência em todo o mundo, o que colaborou – em muito – para a marca permanecer entre as dez fabricantes com produção nacional com o maior número de emplacamentos. Para manter a posição (a décima), está previsto o aumento de pontos de vendas para 140 até a segunda metade do ano, com estimativas de comercializar em torno de 60 mil carros em 2022. Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 5X Pro, que tem as opções de cores vermelho e branco perolizadas e prata, preto e cinza metálicas, pretende emplacar de mil a 1,2 mil unidades por mês. A nova configuração do SUV, com preço de R$ 154.990, tem como principais concorrentes os compactos Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Na “live” de lançamento da versão Pro do Tiggo 5X, a Caoa Chery prometeu uma configuração híbrida para o mercado brasileiro ainda neste ano.
Entre as novidades do Tiggo 5X Pro está a transmissão CVT, que, conforme a fabricante, junto com uma recalibrada versão do motor 1.5 Turbo Flex, trouxe ao veículo ganhos em desempenho e uma dirigibilidade mais focada no conforto. As mudanças no conjunto proporcionaram aceleração e retomadas até 5% melhores, sem prejuízo ao consumo em relação à versão anterior. A potência máxima segue sendo de 150 cavalos abastecido com etanol e de 147 cavalos com gasolina, com um torque de 21,4 kgfm disponível de 1.750 rpm a 4 mil rotações por minuto. As alterações do motor envolveram novos sistemas de controle eletrônico, de injeção e aquecimento de combustível, turbina com controle eletrônico da válvula Wastegate e válvula termostática eletrônica, além de uma nova calibração feita pela engenharia brasileira da Caoa Chery para atender à legislação do Proconve L7. O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio CVT de 9 velocidades simuladas e a tração dianteira. A nova transmissão, por não fazer tantas trocas sucessivas de marcha, torna a direção mais confortável, ágil e prazerosa. O Tiggo 5X Pro recebeu ainda a alavanca do tipo Joystick, que permite trocas manuais.
O modelo continua com 4,33 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,63 metros de distância de entre-eixos. Enquanto o porta-malas acomoda 340 litros, os ângulos de ataque (o da frente) e de saída (o de trás) aumentaram devido ao novo design do carro, ficando com 23,4 e 31,5 graus, respectivamente. O Tiggo 5X Pro ganhou mais personalidade na dianteira, trazendo a grade com desenho no formato “Diamond”, característica dos SUVs da linha Pro. As luzes de circulação diurna (DRL) em leds receberam novo estilo e detalhes cromados, unindo-se com o para-choque totalmente repaginado. Nas laterais, as rodas de 18 polegadas com design exclusivo para o mercado brasileiro agregam mais sofisticação ao SUV. O carro manteve a identidade das lanternas, com o design da traseira ficando com ângulos retos, tornando o visual mais robusto, com aerofólio integrado à carroceria na parte de cima.
De acordo com a Caoa Chery, o interior do Tiggo 5X Pro tem visual inspirado na tecnologia. O interior conta com duas telas digitais, a central multimídia sensível ao toque de 10,25 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay e o painel de instrumentos atrás do volante com 7 polegadas. A atmosfera tecnológica está também nas luzes coloridas do painel e das portas, que podem ser configuradas com os modos de direção “Eco” e “Sport” ou com o ritmo da música, com sete opções de cores. O painel do ar-condicionado “touchscreen” é integrado ao console central elevado com comandos instalados ergonomicamente. Porta-objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e vários outros botões ficam sempre acessíveis ao motorista. Os bancos, revestidos com tecido premium, têm novas costuras na cor cinza claro. O volante multifuncional tem regulagem de altura e de profundidade e o ar-condicionado é dual zone digital automático com indicação de temperatura e saídas para os bancos traseiros. Há ainda Comando de Climatização à Distância, acionamento do motor pela chave à distância, teto panorâmico, três entradas USB, compartimento refrigerado no console central, retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador, chave presencial com travamento e abertura das portas por aproximação e botão de partida.
O líder de vendas da Caoa Chery agrega mais tecnologias de segurança. São seis airbags, câmera de 360 graus de alta resolução, que permite uma imagem mais clara para observar obstáculos ao redor do veículo, piloto automático e limitador de velocidade com indicação no painel de instrumentos. O Tiggo 5X Pro ganhou controle de tração e estabilidade de última geração, e os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com o sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Somam-se o EBA – habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência -, o smart pedal – identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e do freio são pressionados ao mesmo tempo –, o sistema de assistência à frenagem – potencializa a atuação do ABS – e o sistema de alerta de frenagem de emergência – pisca as luzes de direção de ambos os lados para sinalizar aos motoristas de atrás que o Tiggo 5X Pro está freando de forma brusca. O sistema de suspensão, independente nas quatro rodas, passou por ajustes visando melhorar a dirigibilidade de acordo com as condições das vias brasileiras. O novo Tiggo 5X conta ainda com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, controle eletrônico de descida e assistente de saída em rampa.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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