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No dia 2 de julho, a Scania estará festejando 65 anos de Brasil. Apesar de já estar no clima de preparação das comemorações, as projeções da marca sueca para o mercado nacional em 2022 não são exageradamente festivas. Nas projeções para este ano, a Scania acompanha a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que prevê crescimento de 10% no mercado total (incluindo caminhões e ônibus), de até 9% só nos caminhões e de 20% para os ônibus. No ano passado, a Scania iniciou um novo ciclo de investimentos no Brasil, de R$ 1,4 bilhão até 2024. A evolução da agenda da sustentabilidade no setor de transportes segue em foco para a empresa, que superou os 600 caminhões a GNV (gás natural veicular) comercializados e acaba de anunciar a venda dos cinco primeiros veículos movidos 100% a GNL (gás natural liquefeito) para a Morada Logística.

No Brasil, o ano de 2022 será marcado pela apresentação dos veículos com tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, que entrará em vigor em 1o de janeiro de 2023. Na avaliação da Scania, o mercado de caminhões ainda enfrentará alguns reflexos da pandemia, e a cadeia de fornecedores busca alternativas para se normalizar globalmente. O fato de ser um ano eleitoral também deve influenciar as vendas. “Um cenário é de grandes desafios, mas também de oportunidades e surpresas. O agro continuará o maior comprador de caminhões pesados, embora haja desafios com a seca no Sul/Sudeste e chuvas excessivas na Bahia, que podem afetar o desempenho total da safra neste ano. Outros segmentos aquecidos serão o e-commerce, as cargas refrigeradas, a cana-de-açúcar, mineração e madeira. Continuamos com metas ousadas nos caminhões a gás. Já vendemos mais de 600 unidades”, projeta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. 

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Na semana passada, a Scania e a Morada Logística comunicaram a primeira venda nacional de caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL). O uso do gás natural em estado líquido torna possível o armazenamento de maior quantidade em menor espaço, dessa maneira, viabilizando sua distribuição para longas distâncias. A Morada é uma operadora logística com 60 anos de atuação, ampla experiência em transporte de cargas dedicadas – cujas operações precisam de uma logística diferenciada –, e focada em ter uma frota mais sustentável. Foram cinco unidades compradas da Scania com programação de entrega ao longo de 2022. O início das atividades já começou, em uma rota no interior de São Paulo. A Morada reforça a sustentabilidade em seu modelo de negócios com a aquisição de outros 25 caminhões Scania movidos a gás (natural e/ou biometano). No início de 2019, a Morada foi a primeira empresa a testar os caminhões Scania movidos a gás. O modelo escolhido para compor a nova frota de 30 unidades é o R 410 6×2, com carreta de três eixos espaçados. 

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Para o setor de ônibus, os dois anos de pandemia foram especialmente cruéis. Contudo, segundo a Anfavea, haverá alta próxima de 20% nas vendas da indústria em comparação ao período anterior, com cerca de 17 mil unidades no total. A Scania acredita em um ano de leve otimismo, especialmente no segmento rodoviário. “Cremos que a retomada gradual de vendas continuará ao longo de 2022. Vislumbramos um mercado mais comprador nos rodoviários, que continuará seu processo de disrupção com novas formas de vendas de passagens, aplicativos e digitalização. As empresas do setor ainda levarão pelo menos mais dois anos para se recuperar economicamente. A estabilização da situação sanitária e a diminuição dos casos de Covid-19, com o avanço da vacinação, serão fundamentais para ditar os rumos do mercado”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade e Potência da Scania no Brasil.

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A expectativa positiva da Scania sobre o aumento da demanda de veículos movidos a gás também se estende ao transporte coletivo de passageiros. Em 2021, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP) fechou a venda do primeiro ônibus rodoviário brasileiro para o fretamento contínuo movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano. O modelo K 320 4×2 é operado pela Turis Silva no transporte de empregados da usina de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS). A transportadora já colocou em operação a primeira unidade e receberá mais quatro caminhões ao longo do ano. A Scania dispõe ainda em seu portfólio da linha urbana a gás com três modelos: o K 280 4×2 (de 12,5 a 13,20 metros e capacidade de 86 a cem passageiros), o K 280 6×2 (15 metros, terceiro eixo direcional e capacidade para até 130 passageiros) e o articulado K 320 6×2/2, de 18,6 metros e capacidade para 160 ocupantes. Os motores já são Euro 6 e oferecem autonomia de 300 quilômetros. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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