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Entre o Pacífico e os Andes

Na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021 e 2022, a Volvo será uma das principais fornecedoras de veículos para a capital do Chile. Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade. Considerada um divisor de águas no segmento, a licitação da Red Metropolitana de Movilidad, como é chamado o sistema de ônibus de Santiago, separa provedores e operadores de frota, em um redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte. Os veículos Volvo serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias já presentes na Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente no processo no Chile. “Temos longa experiência em Santiago, com participação desde o início do sistema da cidade. Há anos, os ônibus Volvo contribuem para melhorar a mobilidade urbana na capital chilena, oferecendo conforto e segurança aos passageiros”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os ônibus Volvo serão de propriedade da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas operadoras. “Esse modelo de operação é pioneiro no continente. Estamos preparados para avaliar esse conceito também para as demais metrópoles daregião, sempre em parceria com a Volvo Buses”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul. Os chassis Volvo serão produzidos nas fábricas da marca em Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). As carrocerias do operador RedBus serão fornecidas pela Marcopolo, produzidas em Caxias do Sul (RS) e as carrocerias do operador Metropol serão feitas pela Caio, em Botucatu (SP). 

Nas ruas manauaras

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O 500 R Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, para carrocerias de 14 metros e cerca de cem passageiros. Após mais de dois meses de testes em operações regulares no transporte coletivo urbano de Manaus, capital do Amazonas, empresas locais aprovaram o Mercedes-Benz O 500 R Super Padron 1830 para renovação de frota. Como resultado, a Auto Ônibus Líder adquiriu três unidades, a Expresso Coroado outras três, a Vega Manaus Transporte de Passageiros comprou quatro e a Via Verde Transportes Coletivos ficou com cinco. Em setembro do ano passado, um Super Padron da frota de demonstração da Mercedes-Benz foi apresentado ao prefeito de Manaus, David Almeida, e a empresários da operação urbana da cidade. Em seguida, durante uma semana, o veículo foi levado às garagens das empresas, em um programa de treinamento conduzido por um instrutor da fábrica. Posteriormente, o veículo ficou cerca de 70 dias em operação na cidade. “A demonstração desse ônibus e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras foram de extrema importância para que os clientes locais pudessem constatar, na prática, tudo aquilo que apresentamos como diferenciais do produto”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

No altiplano

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar 41 unidades do VW Constellation 13.190 para a Arca Continental-Lindley, engarrafadora oficial da Coca-Cola e Inca Kola em Lima, no Peru. Os caminhões serão utilizados para a distribuição de bebidas já engarrafadas para mais de 300 mil clientes no país. Todos eles são adaptados às necessidades operacionais da empresa e equipados com sistemas de segurança como freios ABS + EBD e EVB, além da tecnologia Euro 5, um dos diferenciais na escolha dos veículos Volkswagen. “Essa venda é muito relevante para nós, porque a Arca Continental-Lindley foi uma das primeiras empresas a receber nossos veículos exportados para o Peru, há mais de duas décadas. Essa relação duradoura mostra a confiança que a empresa tem na nossa marca, sempre dedicada a oferecer atendimento e produtos de qualidade”, explica Giulianno Nasi, consultor-comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O Volkswagen Constellation 13.190 é equipado com motor MAN D08 de 190 cavalos.

Lote inicial

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A Ford despachou o primeiro lote da van elétrica E-Transit produzida em sua fábrica em Kansas City, nos Estados Unidos, para o lançamento no mercado norte-americano. A nova van é o primeiro de dois modelos elétricos criados pela Ford Pro, divisão global de veículos comerciais da marca, e já recebeu mais de 10 mil pedidos, o que levou a empresa a aumentar a sua produção. A E-Transit faz parte do investimento de mais de US$ 30 bilhões da Ford em eletrificação até 2025. Depois do Mustang Mach-E, ela será o próximo modelo elétrico da marca a ser lançado no mercado norte-americano, seguido da F-150 Lightning, no segundo trimeste. Até o final de 2023, a Ford terá capacidade para produzir 600 mil veículos elétricos por ano globalmente, incluindo mais de 200 mil Mustangs Mach-E e 150 mil picapes F-150 Lightning. Agora, ela trabalha para aumentar a produção da E-Transit, que tem atraído clientes de diferentes portes, desde pequenas construtoras a grandes varejistas, como o Walmart. A E-Transit oferece vários recursos e inovações, como o “Pro Power Onboard”, que transforma o veículo em um gerador móvel com potência de até 2,4 kW. A Ford oferecerá também uma estrutura completa de recarga para os usuários do modelo, com estações públicas, comerciais e domésticas, por meio do Ford Pro Charging. Os clientes poderão usar ainda o serviço de telemática Ford Pro Intelligence, que otimiza a carga da bateria climatizando o veículo quando ele está conectado à rede.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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