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Tombo confirmado

A venda de carros de passeio e comerciais leves despencou no primeiro mês do ano. Algo que já era esperado, pela baixa produção de veículos por falta de equipamentos, especialmente de semicondutores, e pela longa fila de espera dos clientes. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 116.601 unidades dos dois segmentos em janeiro, representando baixa de 39,7% ante dezembro de 2021 e de 28,2% sobre o mesmo mês do ano passado. A Fiat Strada – líder de vendas em 2021 – manteve mesmo o primeiro lugar em janeiro, com 6.716 emplacamentos. Durante o ano passado, ela teve média mensal de 9.092 unidades vendidas. A picape compacta foi seguida pelo Hyundai HB20, com 5.634 vendas, pelo Chevrolet Onix (5.205), pelos Jeep Renegade, que teve mais um imagem divulgada de sua nova geração com lançamento previsto para esta semana, com 4.999, e Compass (4.905), pelo Hyundai Creta (4.175), pelos Volkswagen T-Cross (3.761) e Gol (3.435), pelo Onix Plus sedã (3.431) e pela Fiat Toro (3.293). Mantendo a tendência, quatro modelos entre os dez primeiros foram de SUVs, três de hatches compactos, duas picapes e um sedã compacto. Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou que a produção em janeiro, de 145,4 mil unidades, foi 27,4% inferior à do mesmo mês de 2021. Em comparação a dezembro, a queda foi de 31,1%.

Novo integrante

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No primeiro mês de vendas do novo ano, o “top ten” entre as fabricantes teve uma nova integrante, ausente do ranking há muito tempo. Trata-se da Peugeot, pertencente à Stellantis, com a nona colocação, tendo vendido 4.083 veículos nos segmentos de carros de passeio e comerciais leves e garantindo uma participação de mercado de 3,5%. Com isso, a Caoa Chery caiu para décimo primeiro. A Fiat continuou em primeiro nos dois segmentos em janeiro, com 23.299 emplacamentos e 19,9% de “market share”, à frente da General Motors (13.104 e 11,24%), praticamente empatada com a Volkswagen (13.082 e 11,22%), da Hyundai (12.581 e 10,7%), da Jeep (11.352 e 9,7%), da Toyota (9.980 e 8,5%) – a marca oriental não tem representante entre os dez primeiros mas vende muito bem sua picape média Hilux e os Corolla sedã e Cross –, da Renault (8.528 e 7,3%), da Honda (4.728 e 3,5%) e da Nissan na décima posição, com 3.469 emplacamentos e 2,9% de “share”. A Caoa Chery teve 3.131 vendas e 2,6% de participação.

Tirando o lixo dos mares

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A Ford é a primeira montadora a usar plástico 100% reciclado vindo dos oceanos na produção de peças automotivas. O material está sendo empregado nos clipes de fixação do chicote elétrico do Bronco Sport, já comercializado no Brasil, vindo do México. O náilon obtido dessa forma, segundo a Ford, têm a mesma resistência e durabilidade do que é feito a partir do petróleo, mas com um preço 10% menor, além de consumir menos energia na produção. “Essas pequenas peças representam o primeiro grande passo para o uso de plásticos reciclados dos oceanos. É um forte exemplo de economia circular e da liderança da Ford na busca da sustentabilidade”, afirma Jim Buczkowski, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. A marca norte-americana estuda produzir outras peças, como suportes de transmissão, protetores de cabos e trilhos laterais de assoalho, que podem ser atendidas pelas características de resistência e durabilidade do material. De acordo com a ONG Pew Charitable Trusts, cerca de 13 milhões de toneladas de plástico são despejadas anualmente nos oceanos, ameaçando a vida marinha e poluindo as costas.

Tipo videogame

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A Caoa Chery acrescenta mais uma versão ao sedã Arrizo 6, dotada do câmbio com alavanca tipo “joystick”, já presente nos SUVs Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. Com preço de R$ 144.990, o Arrizo 6 com o novo câmbio, produzido em Jacareí (SP), é equipado com o “powertrain” composto pelo motor 1.5 Turbo Flex com 150 cavalos de potência a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 1.750 giros e pela transmissão CVT de 9 marchas simuladas. Entre os diferenciais do modelo estão o design, com grade frontal, traseira e detalhes exclusivos, e os itens de tecnologia de ponta como monitor de ponto cego, câmera de 360 graus em alta definição, novo painel de instrumentos totalmente digital em tela de LCD colorida de 10,25 polegadas e multimídia também de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. O Arrizo 6 Pro conta com o maior porta-malas do segmento (570 litros) e um dos melhores espaços internos da categoria, com o maior comprimento (4,67 metros) e largura (1,81 metro) entre os sedãs médios.

Lá vem ela

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Não tem mais volta. Ou melhor, a volta da velha senhora Kombi está confirmada. Com o nome de ID. Buzz e totalmente elétrico, o novo utilitário da Volkswagen terá apresentação mundial em 3 de setembro. Notando-se o perfil do ID. Buzz, percebe-se que sua silhueta foi inspirada na icônica Kombi Corujinha, da primeira geração. Ainda não foram divulgados dados técnicos sobre o futuro utilitário, que deve ter uma base mecânica semelhante à dos outros modelos da família elétrica ID., com variações nas configurações de baterias e autonomia. O ID. Buzz tem um pequeno bico na frente ao contrário da “cara achatada” da velha Kombi para serem instalados os airbags frontais, o principal “calcanhar de Aquiles” que retirou a velha senhora de circulação, pois nela as bolsas de segurança seriam acionadas para cima e não em direção aos ocupantes. A nova Kombi terá versões para passageiros e para carga e diferentes padrões de acabamento. Não há previsão para a vinda do ID. Buzz para o mercado brasileiro, mas isso é tido como certo. E coerente, pois a Kombi foi o primeiro veículo da Volkswagen produzido no Brasil, em 1957, antes mesmo do Fusca. 

Liderança elétrica

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Pioneira na eletrificação no país, a Volvo Car Brasil liderou o ranking de carros elétricos no início do novo ano com o XC40 Recharge Pure Electric. O veículo, que chegou em setembro de 2021 ao mercado brasileiro, teve mais de cem unidades emplacadas somente em janeiro, o dobro do segundo colocado. “Ter o nosso primeiro lançamento elétrico liderando a venda de veículos elétricos no Brasil é nosso objetivo. Não são apenas números, para nós, o sucesso do XC40 Recharge Pure Electric indica que estamos no caminho certo para um futuro de mobilidade mais sustentável”, comemora João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil. Desde dezembro do ano passado, a marca anunciou seu ambicioso plano de expansão da eletrificação, tornando a linha XC40 somente elétrica e anunciando a instalação de carregadores rápidos em estradas por todo o Brasil. Outro destaque é a liderança entre os plug-in (BEVs e PHEVs). A Volvo detém atualmente 48,62% de participação nesses segmentos, com a diferença em relação à segunda colocada de quase 30 pontos percentuais.

Luz na floresta

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A Audi Environmental Foundation – braço filantrópico da Audi AG –, a Audi do Brasil e a ONG Litro de Luz se uniram para levar iluminação solar para comunidades carentes da Floresta Amazônica. Mais de cem famílias serão beneficiadas com o projeto, que contempla duas ações principais: instalação de postes de energia solar nas áreas comuns de duas comunidades e entrega de lampiões solares para utilização das famílias em suas casas ou para deslocamentos. A instalação e entrega dos equipamentos estão previstas para o segundo trimestre deste ano. Presente nas cinco regiões brasileiras – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, a Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia, trabalhando sempre com materiais simples como garrafas PETs e canos PVC, além de placa solar, bateria e leds. A organização iniciou as operações no Brasil em 2014 e já ajudou mais de 23 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários. Atua em centros urbanos e áreas rurais, incluindo comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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