Divulgação

Esforço coletivo

A Volvo celebra produção de 50 mil chassis de ônibus em sua fábrica no Brasil. A produção começou em 1979 com o B58, primeiro chassi da unidade industrial brasileira. Desde então, a fábrica da Volvo em Curitiba (PR) mostrou que gosta de inovar e propôs ideias ousadas como o biarticulado, o primeiro ônibus híbrido do Brasil e o Sistema de Segurança Ativa em chassis rodoviários. Em 2021, a Volvo lançou no Brasil os chassis rodoviários B420R+ e B450R+, modelos que agregam uma nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, que os tornam ainda mais econômicos. Atualmente, a unidade de Curitiba é referência global em eficiência e qualidade dentro do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de indústria 4.0. “A revolução que começou com o B58 inspirou a Volvo a lançar vários modelos rodoviários e urbanos, cada vez mais avançados em tecnologia e sempre com foco em segurança, qualidade e respeito ao ambiente, valores fundamentais da nossa marca”, comemora Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Viés de alta

Divulgação

Fevereiro chegou, mas a DAF ainda não cansou de comemorar o seu ótimo ano de 2021 em todo o mundo. A produção global de caminhões da marca atingiu 60 mil unidades, reflexo claro da alta demanda por transporte em função da forte recuperação da economia na maioria dos países. O destaque indiscutível foi a introdução na Europa da Nova Geração DAF XF, XG e XG⁺, modelos para transporte de longa distância que resultaram em uma carteira de pedidos completa para a fabricante de caminhões com sede na cidade holandesa de Eindhoven. O XF, XG e XG⁺ da Nova Geração receberam o prêmio de ‘Caminhão Internacional do Ano 2022’ e o conceito XF H2 com motor a hidrogênio ganhou o cobiçado “Truck Innovation Award 2022”.  Tal como nos anos anteriores, a DAF foi líder de mercado no segmento de pesados em 2021 na Holanda (28,5%), no Reino Unido (29,4%), na Polônia (24,3%), Hungria (24,8%), Bulgária (23,8%) e em Portugal (19,0%). A marca holandesa também vendeu 8.600 caminhões fora da União Europeia em 2021, em comparação com 5.900 em 2020, embalada pelo bom desempenho em países como Austrália e Brasil.

Lógica biológica

Divulgação

A Cruz Vermelha Italiana escolheu o ônibus Crossway da Iveco Bus como base do seu novo veículo de elevada contenção biológica. O veículo é o primeiro no mundo com capacidade de transportar até um máximo de 41 pessoas potencialmente infetadas, a que se somam seis tripulantes, em total segurança, em áreas restritas como aeroportos e para alojamentos, hospitais e instalações de cuidados médicos. O Crossway foi eleito para a frota da organização, tendo já sido utilizado em missões de transporte urgente na região italiana da Calábria. O veículo de 12 metros de comprimento conta com um motor Cursor 9 da FPT Industrial, outra marca de âmbito global do Iveco Group, especializada em sistemas de propulsão. A proposta de configuração única integra uma câmara de pressão negativa, uma estrutura transparente envolvente do compartimento de passageiros, sendo que a diferença de pressão do exterior impede que o ar escape, a menos que o mesmo seja filtrado. A tripulação pode monitorizar a pressão na câmara, a saturação de dióxido de carbono, a temperatura e o estado dos filtros utilizando uma interface digital integrada. Decorada com as cores da Cruz Vermelha Italiana, a unidade está equipada com um elevador de cadeira de rodas eletrohidráulico e tem elevados padrões de conforto: ar-condicionado, iluminação noturna, difusão de áudio, vidros fumados e uma área sanitária dentro da câmara de contenção biológica. Os estofos e o interior foram cobertos com materiais facilmente laváveis para garantir uma eficaz sanitização.

Na fila da tomada

Divulgação


O segmento de vans elétricas no Brasil já conta com os modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, BYD eT3 e JAC iEV750. Agora é a Renault que confirma a chegada da Master E-Tech 100% elétrica ao Brasil, com entregas se iniciando no segundo semestre de 2022. A Renault oferece no Brasil, desde 2013, modelos elétricos para empresas e projetos de mobilidade como o Zoe, o Twizy e o Kangoo. O Zoe E-Tech Electric é comercializado ao cliente final desde 2018 e já são mais de 500 unidades de elétricos Renault em circulação no Brasil. Na Europa, a Master E-Tech é oferecida em variantes chassi-cabine, furgão ou van de passageiros, com três opções de tamanho da carroceria. A autonomia pode chegar a 185 quilômetros com uma carga.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA