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A Renault apresentou a linha 2023 do Master. Líder do segmento de furgões grandes no Brasil há oito anos seguidos, o modelo chega com novo design frontal, que incorpora a mais recente identidade visual da marca, e a nova geração de motor 2.3 dCi turbo, além de mais tecnologia para segurança e conforto. A linha Master 2023 é composta por quatro opções de carroceria – Furgão, Chassis, Vitré e Minibus – e com três variantes em relação ao comprimento e duas  quanto à altura do teto do veículo. Segundo a Renault, as combinações das diferentes configurações possibilitam mais de cem possibilidades de transformação, para atender a diversos tipos de necessidade. “Com a Master 2023, o cliente profissional passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como conta com todo o suporte da rede Pro+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil. A Master 2023 está disponível nas versões Chassi Cabine, por R$ 187.600, Furgão (L1 H1), por R$ 207.900, Gran Furgão (L2 H2), por R$ 216.000, Extra Furgão (L3 H2), por R$ 221.000, Vitré, por R$ 225.600, e Minibus Executive, por R$ 281.300 

O novo design frontal da Master 2023 está mais dinâmico com a adoção de uma grade com design vertical. Os faróis, com luzes diurnas de rodagem em leds (DRL), trazem a assinatura C-Shape característica dos modelos Renault e emolduram o novo capô, com uma linha mais alta. O novo para-choque dianteiro, reforçado e envolvente, aumenta o aspecto de robustez. Esse contraste entre o desenho vertical da grade – que traz friso cromado emoldurando a peça – e do traço horizontal do capô trazem à nova Master um visual forte. Soluções do modelo anterior foram mantidas, como as lanternas com formato vertical, placa posicionada ao lado esquerdo em posição elevada e amplas janelas de formato assimétrico, para facilitar a visibilidade para o motorista. 

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No interior, o volante adotou um design mais elegante e incorpora as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio recebeu acabamento em preto brilhante. O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5 polegadas de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor. No centro do painel, é possível equipar o novo Master com uma central multimídia de 7 polegadas com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada. Ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assento do banco do motorista ajudam a aprimorar o conforto. O vão livre da porta lateral da nova Master tem 1,27 metro, permitindo o embarque de um pallet. De acordo com a Renault, a porta lateral apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço.

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Uma das grandes novidades da Master 2023 é a nova geração do motor de quatro cilindros 2.3 dCi turbo de geometria variável com Common Rail e duplo comando de válvulas (DOHC). Entrega 136 cavalos à 3.500 rpm (seis cavalos a mais em relação ao anterior) e 36,7 kgfm à 1.500 rpm, 16% a mais que o modelo anterior. O novo injetor de sete furos, centrado no cilindro permite um spray simétrico na câmara de combustão. O sistema de injeção foi desenvolvido em conjunto com a otimização da cabeça do pistão para obter uma melhor eficiência na combustão. A bomba de injeção de alta pressão de 2 mil bar (400 bar a mais que a geração anterior) permite uma atomização superior da mistura, garantindo uma queima mais eficiente e com menos resíduos. De acordo com a Renault, toda essa evolução permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a marca de 10,4 km/l no ciclo urbano, possibilitando uma economia de, aproximadamente, R$ 6 mil de combustível por ano, considerando um cliente que roda 50 mil quilômetros em 12 meses. A nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação LEV7. A transmissão é manual de 6 marchas, com acionamento por cabo e alavanca no painel.

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A nova Master 2023 recebeu um pacote de segurança ativa que inclui controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS) e passa a adotar o assistente de partida em rampas (HSA). Mas a linha 2023 incorpora outras tecnologias inéditas. O sistema anti-capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento. O assistente de tração de reboque (TSM) detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto, garantindo a segurança nessa condição de rodagem. O assistente de aderência prolongada em partida (EGD) auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS agregam a tecnologia de auxílio à frenagem de urgência, que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira. O controle adaptativo de carga (LAC) detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. O sistema estabilizador de vento lateral (CWS) identifica condições de ventania lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.  A opção Furgão tem três opções de entre-eixos, de 3,18 metros a 4,33 metros, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 quilos e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 metro de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 metros cúbicos (L1H1) até 13 m3 (L3H2). A versão Vitré traz vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6,19 metros e 2,49 metros de altura.  Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos à Master, tendo um veículo prático, que não necessita de habilitação especial para condução e (sem este ‘que não possui’) sem limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 quilos e pode receber implementos de até 18 metros cúbicos. Para quem busca uma solução de transporte de passageiros, a versão Minibus oferece 16 lugares com porta-malas de mil litros, sistema de ar-condicionado com dutos laterais, bancos reclináveis em até 29 graus e iluminação individual. Como opcionais, a Master 2023 oferece multimídia com tela de 7 polegadas “touchscreen”, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto mais TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina. O modelo está disponível nas cores Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.

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Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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