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Mais ou menos estacionado nos dois últimos anos, o Chevrolet Cruze acaba de ganhar um novo fôlego – ou melhor, dois. A configuração sedã, que tem de mais pródigo no momento servir de base para o visual do Stock Car representante da marca na categoria do automobilismo brasileiro, estreia a versão Midnight, com preço de R$ 139.350, enquanto o hatch, o conhecido Sport6, recebe a variante RS, a R$ 154.500. Embora a Midnight tenha o seu apelo “dark” inconfundível, a RS é bem mais estilosa por fora. O Cruze sedã passou o ano de 2021 figurando do “meio do pelotão” de vendas para trás, fechando com 7.090 unidades emplacadas. Na Sport6, foram 1.733, que bastaram para render a primeira posição entre os hatches médios, até por não ter um concorrente nacional com as mesmas especificações. As versões RS e Midnight do Cruze desembarcaram de Alvear, na província de Santa Fé, na Argentina – atualmente, a única fábrica a produzir o modelo no mundo –, de onde serão distribuídas para todas as concessionárias no Brasil em seguida.

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Tanto o Cruze RS quanto o Cruze Midnight são equipados com o motor 1.4 turbo de quatro cilindros, que desenvolve até 153 cavalos de potência de 5.600 a 6 mil rotações por minuto e 24,5 kgfm de torque no longo intervalo de 1.500 a 5 mil giros. Segundo a engenharia da Chevrolet, tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas quanto em manobras de ultrapassagem. A transmissão automática de 6 marchas se caracteriza pela suavidade e precisão nas trocas. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de entender as preferências do motorista e se adaptar ao seu modo de condução. Tem ainda sistema Active Select, que permite fazer mudanças manuais por meio da alavanca do câmbio com o comando do motorista.

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O Cruze RS é uma das quatro novidades anunciadas pela General Motors no final do ano passado. Na verdade, o modelo ganhou quase uma customização para acentuar um caráter mais arrojado. Outra mudança está na nova calibração do conjunto mecânico, aprimorando a qualidade de dirigibilidade em situações cotidianas. Ela herda o acerto específico de suspensão e direção própria da configuração Sport6. Na parte frontal, houve uma sutil mudança de personalidade, proporcionada pelo conjunto mais imponente formado pela grade com detalhes em cromo escurecido, a “gravatinha” da Chevrolet com fundo preto e os faróis com leds e máscara negra. Os designers usaram de criatividade para integrar os elementos por meio da combinação de formas, dimensões, materiais e cores. O logo “RS” em vermelho junto às entradas de ar é uma das marcas da versão.

Na lateral, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido para reforçar a ideia de unidade e, assim, evidenciar as proporções atléticas do hatch, como na linha de cintura. Já as rodas personalizadas (de 17 polegadas) contribuem para deixar o visual do carro mais esportivo. Novo também é o conceito de capota preta metálica, que parece ampliar a área do teto-solar. A versão RS está disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, esta exclusiva da variante. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção da carroceria ser toda em Preto Ouro Negro. Na traseira, o aerofólio foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de leds tridimensionais.

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Para o interior do Cruze RS, o propósito foi reforçar a sensação de interação humana com a tecnologia sem abrir mão da sofisticação. O pacote de conectividade oferece projeção para Apple CarPlay e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink com pareamento via Bluetooth simultâneo de até dois smartphones, Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos ao mesmo tempo, aplicativo MyChevrolet para smartphone e smartwatch, sistema de telemética OnStar com assistência vinte e quatro horas e sete dias por semana para serviços de emergência e segurança e o OTA (over the air), tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota.A outra novidade da família Cruze já é mais conhecida dos clientes da Chevtolet no Brasil. Já presente em outros modelos da fabricante no Brasil, a versão Midnight chega para ampliar o leque de opções do sedã. Apesar de ser mais acessível que as versões topo de linha LTZ e Premier, a Midnight carrega a essência de um veículo premium em relação ao estilo, à tecnologia e ao prestígio. O Cruze estreia um novo conceito para a versão: além do tradicional Preto Ouro Negro, o cliente terá mais opções de cores metálicas para a carroceria: o Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel. A ideia de estender o leque de opções de cores escuras para a carroceria veio de consumidores. Aliás, a própria série Midnight nasceu inspirada em tendências de customizações feitas por clientes. Na cabine, os acabamentos desde os do forro do teto até os revestimentos “soft touch” de portas e painel ganham tons predominantemente escurecidos. Em conectividade, o Cruze Midnight conta com o MyLink com Apple CarPlay e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar, MyChevrolet app para comandar funções do carro a distância e o OTA.

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Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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