Ar puro
Na 67ª edição do IAA Commercial Vehicles, o Salão de Hannover, evento internacional mais importante da indústria de veículos comerciais, que acontece até o dia 27 de setembro, a Iveco apresentou seu portfólio completo de elétricos e movidos a Gás Natural Veicular (GNV). O estande da marca italiana foi apresentado como uma “área de baixa emissão”, 100% livre de diesel. Foi a primeira fabricante na história do IAA a ter um estande sem nenhum motor a diesel. A Iveco chama a atenção para a considerável vantagem ambiental do gás natural, capaz de proporcionar reduções drásticas nas maiores emissões poluentes: redução de 90% para NO2, 99% para material particulado e 10% para CO2 com o gás natural, que chega até 95% com biometano. Esse tipo de combustível pode gerar uma economia circular baseada na geração de energia a partir de resíduos orgânicos ou da agricultura. Os visitantes do estande puderam ver que a economia circular já é uma realidade, com os exemplos da cidade de Lille, na França, que conta com uma frota de ônibus Iveco movidos a GNV, e abastecidos com biometano gerado a partir do resíduo municipal; o projeto liderado pela Pot au Pin, Air Liquide e Carrefour, com base no biometano oriundo de resíduos agrícolas; e o lançamento da Biokraft da maior planta geradora de biogás do mundo, na Noruega. A Iveco apresentou cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, dois Eurocargos em versão movida a GNV e um Stralis NP 400 rígido de 26 toneladas com carroceria refrigerada. Além deles, o exclusivo Stralis X-Way Natural Power, também movido a GNV, estava equipado com um misturador de concreto elétrico. Destaque também para o minibus elétrico Daily, de emissão zero, que oferece uma solução para o transporte de pessoas no tráfego intenso dos centros das cidades. Para o transporte público, a marca exibiu o Crossway Low Entry Natural Power, ganhador do título “Sustainable Bus of the Year 2018”.
Soluções híbridas
Caminhões híbridos versáteis para aplicações urbanas. Essa foi a principal proposta da Scania para o IAA 2018, evento do setor de veículos comerciais realizado em Hannover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro. A marca sueca exibiu simultaneamente os caminhões híbrido elétrico plug-in (PHEV), baseado na nova geração de caminhões da marca, e o caminhão elétrico híbrido (HEV). Ambos já estão em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos de determinadas zonas sensíveis na Europa. “Vamos lançar primeiramente a versão HEV, com encomendas a partir de novembro de 2018 e a PHEV chegará em 2019. Os clientes Scania terão uma solução com um hardware bastante confiável, com carregamento regenerativo, sem a preocupação do veículo não chegar ao seu destino, com emissões zero pelo tubo de escape e sem comprometer sua total economia operacional”, explicou Maria Johansson, diretora de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos da Scania. Os novos caminhões híbridos são equipados com os motores Scania DC09, de cinco cilindros em linha, que poderão utilizar o HVO (óleo vegetal tratado com hidrocarbonetos) ou diesel, trabalhando em paralelo com a máquina elétrica gerando 130kW (177 cavalos) de potência. A janela de energia da bateria recarregável de lítio está definida para 7,4 kWh, garantindo uma longa duração.
Velho e Novo Mundo
A ZF destaca dois mercados de sucesso para o novo eixo portal elétrico AVE AxTrax. O eixo de tração elétrica pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível ou ser alimentado por bateria. Em Londres, 31 dos famosos ônibus vermelhos de dois andares serão equipados com esta tecnologia e se deslocarão à base de energia elétrica, apenas. Como todas as grandes cidades Londres, sofre com uma qualidade baixa do ar. Os ônibus elétricos serão construídos pelo fabricante britânico Optare e cumprirão uma das normas de emissões mais rígidas em todo o mundo. O segundo mercado traz um novo capítulo na parceria entre a ZF e a New Flyer of America, Inc., a maior fabricante de ônibus municipais norte-americana. As associações de transporte de diversas das principais cidades dos Estados Unidos encomendaram cem ônibus do modelo da série Xcelsior Charge com o eixo portal elétrico AVE AxTrax da ZF. Isso inclui a Autoridade de Transporte Metropolitano do Distrito de Los Angeles, o Trânsito Metropolitano do Distrito de King em Seattle, a Autoridade de Transporte da Baía de Massachusetts em Boston e o Trânsito Metropolitano em Minneapolis. “O eixo portal elétrico AVE AxTrax é uma solução ideal para que os fabricantes e municípios desenvolvam seu tráfego intermunicipal com emissões zero, fornecendo ao mesmo uma oferta atrativa”, diz Fredrik Staedtler, diretor da Divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais na ZF.
Rio a caminho
No ano que vem, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia o Rio na América Latina. O Rio é um conjunto de soluções digitais em “nuvem” que pretende ir muito além das atuais ferramentas de conectividade para frotas disponíveis no mercado. Oferecendo a integração entre veículo, frotista, pós-vendas, motorista e cliente final, o Rio fornecerá a tecnologia para qualquer tamanho de frota ou rota. O Brasil será o primeiro mercado atendido antes do Rio desembarcar no México, Argentina e Chile. “Ao longo do próximo ano, os caminhões VW Delivery, VW Constellation e MAN, além dos ônibus Volksbus, destinados ao mercado brasileiro, sairão gradualmente de fábrica prontos para conexão digital por meio da Rio Box, que também será oferecida para instalação a quem já tem veículos da marca com interface aberta FMS. Esperamos atender aos demais mercados latinos em breve, começando pelas operações de transporte em nossas fronteiras”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nos caminhões e ônibus Volkswagen conectados com a Rio Box (equipamento que conecta o veículo às soluções em “nuvem”), o atendimento aos clientes pelo ChameVolks será muito mais eficiente e ágil. Ao receber uma chamada, o consultor prontamente identificará a localização e o histórico dos indicadores que auxiliarão no correto diagnóstico do veículo. Dessa forma, o concessionário acionado estará mais preparado para fazer o atendimento, de forma eficaz, em campo ou em seu espaço, aumentando a produtividade pelo menor tempo de parada do veículo para manutenção. Outros serviços dedicados à logística avançada serão oferecidos pela plataforma, tais como: localização, cercas e alertas; gestão de entregas e troca de mensagens com o motorista e identificação e administração de implementos. Clientes brasileiros já rodam equipados com a Rio Box para testar a novidade.