Como uma faísca
Pilotando uma Voxan Wattman no Centro Espacial Kennedy, no Estado norte-americano da Flórida, o piloto italiano Max Biaggi atingiu 455,737 km/h e bateu o recorde de velocidade em motocicletas elétricas. O campeão mundial de Superbike e das 250 cc colaborou com a fabricante Voxan, com sede no Principado de Mônaco, para desenvolver um modelo especificamente para mostrar a capacidade esportiva das motocicletas elétricas. De acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo, a medição da velocidade foi feita a partir de um arranque em movimento e ao longo de um quilômetro, em direções opostas, e com um intervalo de duas horas para cumprir os dois trajetos. O resultado final é a velocidade média dos dois trajetos.
Uma e outra
A Yamaha lançará duas scooters elétricas em 2022, ambas reveladas como conceitos no Salão de Tóquio em 2019. A E01 primeiro brigará com as motos de 125cc. Já a E02 terá como alvo os ciclomotores de 50 cc. A E01 deverá entregar potência de até 11 kW (14 cavalos) e velocidade máxima em torno dos 90 km/h, enquanto a E02 deve gerar potência de até 4 kW (5,4 cavalos), com velocidade final entre 40 e 50 km/h. A Yamaha comercializa atualmente duas scooters elétricas. Uma é a retrô e-Vino, com autonomia de 58 quilômetros, a outra, é a EC-05, com estilo moderno e autonomia de até 110 quilômetros com uma carga.
Café para poucos
A Yamaha lançou na Tailândia uma série de cem unidades da edição Café Racer da XSR155 Café Racer, uma versão em estilo retrô da XSR15 desenvolvida em conjunto com a oficina de personalização tailandesa Zeus Customs. O banco passa a ser em couro marrom e o tanque de combustível também foi customizado e agora apresenta dois painéis laterais em preto, sem perder a cor prateada. O clássico logotipo dos três diapasões dá lugar à marca da Zeus Customs. Escapamento, para-lamas e o farol circular foram reestilizados, mas o motor permanece o monocilíndrico da MT-15 e da esportiva YZF-R15. É um SOHC de 155 cm³ com sistema VVA de abertura variável de válvula, injeção eletrônica e refrigeração líquida, que gera 19,3 cavalos a 10 mil giros e 1,4 kgfm a 8.500 rpm. A caixa de 6 marchas é auxiliada por uma embreagem anti-rebote. O chassi é do tipo diamante, e a XSR155 é montada com pneus de dupla função com rodas de liga leve de 17 polegadas, equipadas com freios a disco dianteiro e traseiro. A XSR155 Café Racer Edition custa US$ 2.750 na Tailândia, que equivalem a aproximadamente R$ 15.600.
Nas trilhas da eletricidade
A frustração de ver encerradas cada vez mais pistas de Motocross na Europa por questões ambientais, seja pelas elevadas emissões de poluentes ou pelo grande ruído que caracteriza esse tipo de moto, levou a empresa de origem sueca Stark Future a apresentar a Varg, a moto de cross elétrica mais potente do mundo. Com a proposta de ser o modelo de Motocross mais versátil e avançado do planeta, a Varg trará o aplicativo Stark Varg App, uma ferramenta intuitiva e abrangente disponível no painel de instrumentos da moto, ou por meio de um dispositivo com sistema Apple ou Android, que permitirá a criação de até cem modos de pilotagem, ajustando a curva de potência, intensidade do efeito travão-motor, intervenção do controle de tração e inércia do volante de motor virtual. A nova lameira elétrica entrega uma potência máxima de 80 cavalos, 30% mais do que um típico motor de combustão interna a quatro tempos com 450 cc. Com 6 kWh de capacidade, a bateria pesa menos de 32 quilos, incluindo a caixa estanque completa, o sistema de gestão da bateria e todos os outros componentes internos. Segundo a Stark, a Varg tem 110 quilos de peso em ordem de marcha e poderá rodar até seis horas de percurso em todo o tipo de terreno com uma única carga. E recarrega completamente em uma ou duas horas, dependendo do dispositivo. O motor elétrico pesa apenas nove quilos e funciona com uma tensão de 360 volts. A Varg tem um preço base de 11.900 euros, o equivalente a R$ 76.200.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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