Divulgação

No apagar das luzes de 2021, a British Auto Motors Association elegeu o “Carro do Ano” do Reino Unido. O Kia EV6 e o Hyundai Ioniq 5 terminaram empatados na primeira posição, à frente do Audi e-Tron GT, do Toyota Yaris GR, do Ford Mustang Mach-E, do Fiat 500 E, do Porche Taycan, do Citroën Ami, do Mitsubishi Outlander PHEV e do Volkswagen Polo versão atualizada 2021/2022, todos eletrificados, confirmando o caminho que acabará com os veículos com motor a combustão em 2030 no Reino Unido e nos principais mercados europeus – uma “corrida” de menos de sete anos, portanto. Em outubro de 2021, a Kia, em meio ao anúncio de sua nova filosofia e novos nome e logotipo, prometeu trazer para o Brasil em 2022 o EV6 – para assumir a condição de “ponta de lança” na eletrificação veicular do Grupo Hyundai no mercado brasileiro.

Divulgação

O EV6 estreou na Inglaterra em novembro, atingindo um nível de procura tido como surpreendente pela própria Kia. O 100% elétrico parte da versão Air com um motor unido à tração traseira de 230 cavalos de potência e 35,5 kgfm de torque, naturalmente, instantâneo, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade final de 183 km/h. A bateria, de 77,4 kWh, garante uma autonomia de 480 quilômetros, pode ser recarregada em uma tomada doméstica em sete horas e 20 minutos ou até 80% de sua capacidade em uma hora e 13 minutos em um carregador de 50 kW. É exatamente essa configuração que chegará ao Brasil. No Reino Unido, a Air tem também uma versão com dois motores, um acoplado em cada eixo, com um total de 325 cavalos e torque de 61 kgfm. No final deste ano, está prevista para se juntar à família a versão GT, com 577 cavalos e 74,5 kgfm.

Divulgação

O EV6 é o primeiro modelo da Kia a utilizar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e constitui a parte inicial da transição da marca sul-coreana para a nova era de eletrificação sob seu novo slogan – “Movimento que Inspira”. A Kia pretende aumentar suas vendas globais de BEVs para 880 mil unidades anuais até 2030 e se tornar líder mundial na eletrificação. O EV6 é o primeiro de 11 novos BEVs da Kia até 2026, sete dos quais serão construídos na arquitetura E-GMP e quatro serão derivados de modelos já existentes. “O EV6 é a personificação da nova Kia. Nasce para inspirar cada jornada, por meio de design arrojado, engenharia progressiva, tecnologias inovadoras e desempenho elétrico empolgante”, afirma Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Divulgação

O design externo do EV6 é uma representação da filosofia “Power to Progress”, proposta pela nova Kia. Na frente, as luzes diurnas exibem uma aparência elegante e moderna e fazem parte do “Digital Tiger Face” do carro – “cara digital de tigre” –, uma progressão de design que evoca o espírito do felino na eletrificação veicular. O design das lâmpadas inclui ainda um padrão de luzes dinâmico sequencial. Abaixo disso, uma proeminente entrada de ar alarga a frente do carro. Parte do fluxo de ar é canalizado por meio e sob o piso plano do carro para uma aerodinâmica aprimorada. O perfil exibe uma estética inspirada nos crossovers, elegante e aerodinâmica. Um para-brisa voltado para trás insinua dinamismo, enquanto as “ancas” traseiras sugestionam volume. Uma linha corre ao longo da parte inferior das portas, curvando-se para cima em direção aos arcos das rodas traseiras, alongando, assim, o perfil do EV6. Projetada para garantir o desempenho aerodinâmico máximo, a traseira tem as colunas “C” bem inclinadas com uma inserção brilhante preta integrada. Acima, fica um spoiler de teto que canaliza o ar para baixo em direção a um spoiler inferior localizado no topo do conjunto de luzes traseiras.“As pessoas são atraídas primeiro pelo exterior dos carros, mas acabam se apaixonando mesmo pelo interior, onde passam a maior parte do tempo. Portanto, projetar uma cabine para o EV6 foi a coisa mais importante para nós”, comemora Jochen Paesen, vice-presidente de Design de Interiores da Kia. Um dos elementos mais marcantes do interior é uma tela de áudio visual e de navegação curva de alta tecnologia (AVN) e definição contínua. A linguagem simples da tela grande e o painel estreito dão ao espaço uma sensação de abertura. Estendendo-se do volante até o centro do carro, exibe um painel de instrumentos todo voltado para o motorista, com infoentretenimento e navegação acima do console central. Abaixo da tela do AVN está o novo display multifuncional, algo que será disseminado nos futuros modelos da Kia, substituindo os botões físicos por uma tela “touschscreen”.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA