Tecnologias conectadas
O Grupo Stellantis preparou um pacote de produtos para a CES (Consumer Electronics Show) 2022, que ocorrerá de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas. “O futuro da mobilidade é alimentado pela tecnologia. A eletrificação, com os nossos 30 modelos eletrificados já disponíveis – incluindo furgões equipados com pilhas de combustível -, a conectividade e a autonomia são elementos importantes desse futuro, mas nenhum deles pode estar isolado. A nossa criatividade, engenharia e parcerias inovadoras estão a acelerar o nosso esforço para construir a melhor e mais sustentável mobilidade para os nossos clientes”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis. O Grupo levará para Las Vegas o Chrysler Airflow, os Citroën Skate Mobility Concept e AMI, o DS E-Tense FE21, o Fiat 500 elétrico e os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer, Wrangler 4xe e Grand Cherokee 4xe.
Ligados na tomada
O primeiro sedã totalmente elétrico e de alto desempenho da Mercedes-AMG estará disponível em abril na Europa em duas versões, a Night Edition e a Touring, a partir de 154.995 euros (cerca de R$ 995 mil). Ambas têm um trem de força AMG elétrico 4WD com dois motores com um total de 658 cavalos de potência e 95,5 kgfm de torque (761 cavalos e brutais 102,5 kgfm com o pacote AMG Performance), com um alcance de 573 quilômetros de sua bateria de 107,8 kWh. O EQS 53 4Matic acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e pode chegar a 220 km/h. O Night Edition combina o estilo da carroceria AMG focado no desempenho com as rodas de liga leve de 21 polegadas, enquanto o interior apresenta um volante esportivo de base plana, pedais esportivos e estofamento em couro. Esses recursos são aprimorados pelo pacote opcional de desempenho AMG, disponível exclusivamente para essa edição. Os modelos devem desembarcar no Brasil no final do próximo ano.
Oferta final
A Renault do Brasil preparou um kit especial chamado “R.S. Finale” destinado para as cem últimas unidades do Sandero R.S. 2.0. Os clientes receberão itens exclusivos como um pôster no estilo “blueprint” do esportivo, itens da griffe R.S. (boné, chaveiro e carteira) e uma plaqueta de metal numerada, para ser afixada no console central do carro. O nome Finale já foi adotado em uma edição do Megane R.S. 275. Desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. tem motor 2.0 aspirado com 150 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol, associado ao câmbio manual de 6 marchas com relações curtas para maior esportividade. De acordo com a marca francesa, o Sandero R.S. acelera de zero a 100 km/h em oito segundos e pode chegar à velocidade máxima de 202 km/h.
Potência bruta
Um protótipo do novo MC20 com opção de capota retirável saiu dos portões da lendária fábrica de Modena da Maserati. A marca italiana preparou o carro com uma camuflagem especial simulando um jogo de nuvens, em alusão ao modelo ser conversível. A carroceria é constituída de fibra de carbono e materiais compostos, uma solução idêntica para todas as configurações previstas do novo MC20, cupê, conversível e, futuramente, 100% elétrica. O novo superesportivo estreia plataforma e motor, o 3.0 V6 biturbo Nettuno, com 630 cavalos e assustadores 74,5 kgfm de torque, passando a ser o propulsor de seis cilindros de produção em série com a maior potência específica: 210 cavalos por litro. O novo MC20 foi desenvolvido para “bater de frente” com os supercarros feitos pela McLaren Automotive. “Entre os avanços do motor está a pré-câmara, colocada entre as velas de ignição e a câmara principal. Com isso, houve um acréscimo de 120 a 130 cavalos e 13 kgfm”, revela Federico Landini, diretor de Desenvolvimento da Maserati.
Na velocidade do marketing
A McLaren São Paulo apresentou o novo Artura a clientes da marca no circuito de Interlagos, localizado na zona sul da capital paulista. O modelo foi lançado mundialmente este ano e as primeiras entregas no mercado brasileiro estão previstas para o segundo trimestre de 2022. O valor inicial do Artura é de R$ 2,7 milhões, estando sujeito a alterações até a data do lançamento no Brasil devido às variações cambiais. O sistema híbrido do Artura tem motor a combustão 3.0 V6 biturbo montado longitudinalmente em posição central traseira, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas, e um elétrico com bateria de 7,4 kWh de cinco módulos. O conjunto fornece potência combinada de 680 cavalos e torque de 72,5 kgfm. A autonomia no modo puramente elétrico é de 30 quilômetros. O “bólido” acelera de zero a 100 km/h em três segundos, até 200 km/h, em 8,3 segundos e chega aos 300 km/h em apenas 21,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 330 km/h (no modo elétrico, é de 130 km/h).
Golpes na compra e venda
Para tentar ajudar no combate aos golpes aplicados a clientes na compra e venda de veículos no Brasil, a InstaCarro, startup especializada em negócios de usados ou seminovos, elencou algumas dicas:
– Anúncios com preços muito baixos – Produtos muito baratos podem apresentar danos e defeitos ou nem existirem.
– Automóveis “direto da fábrica” – Muitos falsos vendedores utilizam deste estratagema para atrair os consumidores. Mas quando têm o valor da entrada em mãos, não entregam veículo algum. “Para compra online, a dica é verificar a procedência do anúncio e o site no qual está inserido”, explica Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro.
– Veículos apreendidos – Os “vendedores” utilizam anúncios de carros sob controle da polícia, por falta de pagamento ou que estão com excesso de multas. Ou seja, o veículo não está disponível.
– Golpe do test-drive – Caso de alguém interessado em comprar um veículo. Quando sai para verificar o estado do carro, o golpista foge com o automóvel.
– O falso intermediário – Os golpistas acham anúncios que os agradem e retiram várias informações dos vendedores, como se estivessem interessados em comprar. Depois, replicam o anúncio para que possam tomar o lugar do verdadeiro vendedor.
Para não ficar no caminho
Com a chegada das férias de verão, é importante que o viajante tenha atenção com alguns componentes do veículo para não sofrer com imprevistos. A Creditas Auto, plataforma de compra, venda, troca e financiamento de automóveis, e a Minuto Seguros prepararam alguns itens para os viajantes se deslocarem com segurança.
– Período de chuvas intensas – É muito importante se avaliar as condições dos pneus. Um composto gasto pode dificultar a frenagem e, principalmente, facilitar a aquaplanagem, ocasionando a perda de controle do veículo.
– Serras e montanhas – O percurso de subida exige mais dos motores, assim como os freios nas descidas. Por isso, o condutor precisa ter uma atenção especial ao sistema de freios, que ao longo do tempo perde a eficácia.
– Regiões menos centrais – Este item compreende a verificação do estado do macaco, do triângulo, da chave de roda e do estepe.
– Viagens noturnas – As luzes dianteiras e traseiras são responsáveis pela segurança do motorista e de terceiros. Verificar como estão as luzes de ré, os faróis, as setas e o pisca-alerta para caso de emergências.
– Longas viagens – Quando o percurso é mais longo, os motores acabam sofrendo mais. Por isso, é importante se fazer uma checagem no nível de óleo, que precisa estar sempre em quantidade e textura adequadas. A troca regular do óleo aumenta ainda a vida útil do motor.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: